Notícias

Ciência na BACS

Não se deixe enganar é o título do primeiro livro da COMCEPT – Comunidade Céptica Portuguesa, editado pela Contraponto Editores, com o prefácio de Carlos Fiolhais e David Marçal.

Um guia de sobrevivência no mundo moderno com dicas para pensar como um cientista, desenvolver postura céptica e pensamento crítico. Tudo isto organizado em seis capítulos, por quatro autores, Diana Barbosa, Leonor Abrantes, João Monteiro e Marco Filipe. Tal como nos explicam no primeiro encontro “Um Livro, Um Cientista”, organizado pela Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna (BACS), no dia 16 de fevereiro de 2018.

“Este livro é uma espécie de manual de introdução ao que é o cepticismo e de que forma a ciência nos pode ajudar a tomar decisões mais informadas no dia-a-dia. A nossa intenção não foi escrever algo muito académico, o que pretendemos com o livro é dar algumas ferramentas para que qualquer pessoa, de qualquer área, e com espirito crítico e curiosidade sobre os temas, possa ter essas ferramentas ao seu alcance”.

Os químicos que nos rodeiam, os movimentos anti-vacinação, os organismos geneticamente modificados, os alimentos sem glúten ou os produtos detox. As terapias alternativas, a comunicação social pós-facto, os factos alternativos ou notícias falsas, são alguns dos temas que podem ser encontrados neste livro, através de exemplos práticos, que pretendem contribuir para o debate informado e esclarecido sobre a atualidade.