Notícias

Exposição “A criação através da reciclagem”

A partir de copos de plástico que, à partida tinham como destino o lixo, por já terem sido usados, pedaços de tule e rolhas de garrafas ajudam a dar vida e cor à medusa pendurada na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna. Uma das muitas criações que Miriam Biencard trouxe para o espaço BACS Arte, entre os dias 5 a 23 de fevereiro.

“O tema A criação através da reciclagem é muito variado e não se fecha num tipo de técnica ou numa tipologia artística. Como gosto de explorar novas temáticas esta exposição acaba por ter vários segmentos representados, desde os palhaços, o mar que, representa as minhas férias enquanto criança, a serra, os geométricos pintados em acrílico. Mas todos eles surgem a partir da reciclagem de objetos que já ninguém quer ou utiliza”.

Um projeto representativo de uma forte preocupação ambiental no qual pretende “mostrar que aquilo que enviamos para o lixo é possível recriar e tratar de outra forma. Nem tudo é lixo”.

Ao longo desta exposição de pintura, escultura e instalação, é possível perceber que os mais variados objetos ganham outra utilidade, num processo que é espontâneo para esta jovem designer de comunicação.

“Quando olho para um objeto percebo o que posso fazer, sem necessidade de passar para o papel. Por vezes olho para eles e penso: “Para que é que me há-de servir?! Neste momento não sei, mas vou arranjar de certo uma ideia” e guardo-os para um dia lhe voltar a dar uma nova vida, forma e cor”.

Miriam Biencar promete mais novidades para maio.