Notícias

Exposição “A Preto & Branco”

A Fundação PLMJ (Sociedade de Advogados) apresentou, durante o mês de março, a exposição “A Preto & Branco na Coleção da Fundação PLMJ” na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA). Uma forma de dar continuidade à edição do livro publicado no último ano para celebrar os 50 anos da sociedade de advogados.

A exposição integra várias décadas da produção artística nacional e dos países de língua portuguesa, refletindo a importância que o desenho, a produção fotográfica e o vídeo têm constituído na prática artística e documental, tendo como denominador comum o preto e branco.

No total, 41 artistas estiveram representados na exposição que cobriu um leque temporal alargado desde o pós-guerra até à atualidade. Foram eles: Albano da Silva Pereira, Ana Telhado, Andreia Inocêncio, André Cepeda, André Romão, António Júlio Duarte, António Pedro Ferreira, António Sena da Silva, Augusto Brázio, Brígida Mendes, Bruno Sequeira, Carlos Guarita, Dalila Gonçalves, Daniel Barroca, Daniel Blaufuks, David Infante, Domingos Rego, Eurico Lino do Vale, Gérard Castello-Lopes, Graça Sarsfield, Inês Gonçalves, João Nora, João Penalva, Jorge Molder, José António Quintanilha, José Cabral, José Chambel, José Pedro Cortes, Julião Sarmento, Mafalda Marques Correia, Moira Forjaz, Noé Sendas, Paulo Catrica, Paulo Pascoal, Pedro Baptista, Rui Toscano, Susana Gaudêncio, Tito Mouraz, Valter Vinagre, Vasco Araújo, Vasco Barata.

Visita Presidente da República à SNBA
No dia 22 de março o Presidente da República visitou a Sociedade Nacional de Belas Artes, na Freguesia de Santo António.

Para Marcelo Rebelo de Sousa a visita teve “duas razões de júbilo”. Por um lado “agradecer o contributo da Sociedade Nacional de Belas Artes para a cultura portuguesa” e, por outro “recordar o mestre que foi meu professor de desenho Alfredo Betâmio de Almeida durante cinco anos. Uma personalidade fascinante, discreta. Um artista, um professor, um criador e um talento pedagógico raríssimo”. Após estas palavras, percorreu a exposição de pintura de um educador através da arte, tendo tempo ainda para as tradicionais selfies e ver ainda a exposição “A Preto & Branco na Coleção da Fundação PLMJ”.

O Presidente da Freguesia de Santo António esteve também presente nesta visita de Marcelo Rebelo de Sousa.