Em Destaque

Na Freguesia de Santo António a Saúde Oral é C.A.S.O sério

A Freguesia de Santo António e a “Mundo A Sorrir”, uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, inaugurou no dia 23 de abril, às 10h, o projeto C.A.S.O. (Centro de Apoio à Saúde Oral) no Centro Social Laura Alves, com o objetivo de melhorar a saúde oral dos nossos fregueses.

Neste projeto estão incluídas as pessoas em fase de vida ativa bem como as cerca de quatro centenas de crianças que frequentam as duas escolas da Freguesia. Para os mais novos o Dr. Dentinhos chega às escolas no sentido de prevenir e adquirir práticas de higiene oral. Aqui as escolas vão ser envolvidas através de promoção de hábitos de saúde oral, nutrição, bem como hábitos de escovagem diários. Se necessário será feita a intervenção na nossa clínica às crianças que apresentarem necessidade de tratamento. Uma forma de quebrar o ciclo social nas faixas etárias mais novas, evitando graves problemas no futuro.

Esta parceria com a Freguesia de Santo António, cofinanciado pela Câmara Municipal de Lisboa, marca a chegada do primeiro Projeto C.A.S.O ao coração da cidade de Lisboa, existindo apenas ainda no Porto e em Braga.

As instalações do Centro Social Laura Alves, foram preparadas com obras de readaptação para instalar um consultório com cadeira médico-dentária, um gabinete de esterilização e um gabinete psicossocial. O que se pretende é, através de uma componente, como a saúde oral, ter uma dimensão e intervenção com um fim social.

À semelhança do C.A.S.O. Porto e do C.A.S.O. Braga, o C.A.S.O. Santo António promove a reinserção das populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica através da prestação de cuidados de saúde oral e do acompanhamento psicossocial, com um custo simbólico.

Os utentes serão encaminhados pela Freguesia de Santo António e por Instituições de Solidariedade Social do concelho que pretendam ser parcerias do projeto.

O Centro de Apoio à Saúde Oral foi criado em 2009, em parceria com a Santa Casa Misericórdia do Porto e, desde então já realizou cerca de 25.000 tratamentos médico-dentários e doou 458 próteses. Em 2015, em parceria com o Município de Braga, a Mundo A Sorrir abriu o segundo Centro de Apoio à Saúde Oral do país, tendo já realizado mais de 14.800 tratamentos. Agora, em 2018, abre o terceiro Centro de Apoio à Saúde Oral do país, desta vez na Freguesia de Santo António, em Lisboa.

SOBRE A INICIATIVA C.A.S.O.
O Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.) é uma iniciativa da Mundo A Sorrir, atualmente co-financiada pelo PO ISE, no âmbito da Tipologia de Operação “Programa de Parcerias para o Impacto (T.0 3.33) do organismo intermédio “Portugal Inovação Social”, em parceria com a Câmara Municipal de Braga, a Câmara Municipal do Porto e a Santa Casa da Misericórdia do Porto. A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) tem a duração de dois anos (2017-2019) e está presente no Porto, através do C.A.S.O. Porto e em Braga, com o C.A.S.O. Braga.

SOBRE A MUNDO A SORRIR
A “Mundo A Sorrir” é uma ONG presente em todo o território nacional, assim como em países lusófonos com necessidades de cuidados de saúde, atuando em áreas como a Assistência Médica, a Reinserção Social e Laboral e a Cooperação para o Desenvolvimento. Entre os grupos de intervenção estão crianças e jovens, pessoas em situação de carência social e idosos. A “Mundo A Sorrir” foi fundada por Miguel Pavão, em 2005, após uma experiência de voluntariado em Cabo Verde, e conta já com mais de 80 parceiros em todo o Mundo.