Notícias

Em Santo António a Saúde Oral é um C.A.S.O sério

A Freguesia de Santo António e a “Mundo A Sorrir”, uma Organização Não Governamental (ONG), sem fins lucrativos, inaugurou no dia 23 de abril, o projeto C.A.S.O. (Centro de Apoio à Saúde Oral) no Centro Social Laura Alves, com o objetivo de melhorar a saúde oral da população.

Um espaço que agradou a Mário Pinto, Assessor do Presidente da República para a área da Saúde que, no dia da inauguração salientou a necessidade de “multiplicar o número de cadeiras, neste lindo local de saúde oral e abranger todas as faixas etárias”. No final, as palavras de agradecimento foram para Vasco Morgado por abraçar a chegada do primeiro Projeto C.A.S.O ao coração da cidade de Lisboa, existindo apenas ainda no Porto e em Braga. “Quero agradecer ao Presidente da Freguesia por ter aceite esta proposta do Mundo a Sorrir porque fica com uma ferramenta que pode ser caso de estudo e uma experiência piloto que pode ser espalhada por outras áreas de Lisboa. Por isso, Vasco Morgado, parabéns e obrigado”, conclui.

Um “projeto meritório” porque “aqui o que está acontecer é que se está a dar acesso à saúde”, mencionou Nuno Veludo, Assessor do Vereador de Ricardo Robles, que também marcou presença na inauguração.

As instalações, a funcionarem na Calçada do Moinho de Vento nº1, foram preparadas com obras de readaptação para instalar um consultório com cadeira médico-dentária, um gabinete de esterilização e um gabinete psicossocial. O que se pretende é promover a reinserção das populações em situação de vulnerabilidade socioeconómica através da prestação de cuidados de saúde oral e do acompanhamento psicossocial, com um custo simbólico.

Vão ser, ainda, desenvolvidas ações de promoção e prevenção, integradas na temática da saúde oral e do incentivo a hábitos de vida saudável nas Escolas Básicas da freguesia. É o caso do Dr. Dentinhos que chega às escolas no sentido de prevenir e adquirir práticas de higiene oral. O que se espera, segundo o Presidente da Freguesia de Santo António, é que se consiga “combater a formação da pessoa logo desde o início e que este seja o ponto de partida para esta mudança”.

Com uma série de protocolos estabelecidos com associações/instituições presentes no território, o C.A.S.O. Lisboa iniciou as consultas em 21 de maio, encontrando-se a atender utentes sinalizados, de segunda a sexta, das 9 às 18horas.

SOBRE A INICIATIVA C.A.S.O.
O Centro de Apoio à Saúde Oral (C.A.S.O.) é uma iniciativa da Mundo A Sorrir, atualmente cofinanciada pelo PO ISE, no âmbito da Tipologia de Operação “Programa de Parcerias para o Impacto (T.0 3.33) do organismo intermédio “Portugal Inovação Social”, em parceria com a Câmara Municipal de Braga, a Câmara Municipal do Porto e a Santa Casa da Misericórdia do Porto. A Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) tem a duração de dois anos (2017-2019) e está presente no Porto, através do C.A.S.O. Porto e em Braga, com o C.A.S.O. Braga.

SOBRE A MUNDO A SORRIR
A “Mundo A Sorrir” é uma ONG presente em todo o território nacional, assim como em países lusófonos com necessidades de cuidados de saúde, atuando em áreas como a Assistência Médica, a Reinserção Social e Laboral e a Cooperação para o Desenvolvimento. Entre os grupos de intervenção estão crianças e jovens, pessoas em situação de carência social e idosos. A “Mundo A Sorrir” foi fundada por Miguel Pavão, em 2005, após uma experiência de voluntariado em Cabo Verde, e conta já com mais de 80 parceiros em todo o Mundo.

Instalações a funcionarem na Calçada do Moinho de Vento nº1.
Mário Pinto, Miguel Pavão, Vasco Morgado.
Presidente da Freguesia de Santo António, Presidente da Direção Mundo a Sorrir e Assessor do Presidente da República para área da Saúde.
Inauguração da primeira Clínica C.A.S.O Lisboa.
Cadeira médico-dentária.
Segunda a sexta das 9h-18h.
Instituições parceiras e amigos presentes na inauguração.
Gabinete de esterilização e um gabinete psicossocial.