Notícias

PSP em ação conjunta com Freguesias para assinalar Dia da Mulher

dia_mulher_psp_720x330

 

A Freguesia de Santo António associou-se à 1ª Divisão da PSP de Lisboa para assinalar o Dia Internacional da Mulher, dando enfoque ao papel da mulher no seio das forças policiais.

“Este Evento é organizado pela 1ª Divisão da PSP de Lisboa, a pedido do Comando Metropolitano, em articulação com a Freguesia de Santo António e outras entidades parceiras da cidade, nomeadamente, as Escolas que trabalham diretamente com a Escola Segura e os Centros de Dia que articulam com os Agentes dos Policiamento de Proximidade e surge no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher e tem também como enfoque o papel da mulher na polícia”, começa por esclarecer a Comissária Dantier.

A iniciativa – de forte cariz intergeracional – contou com espetáculos de dança, teatro, ginástica, exposições de fotografia, momentos musicais, contadores de histórias e entrega de lembranças em vários espaços da cidade.

Ser Mulher e Polícia

Sob o lema “ A tua Identidade”, esta iniciativa conjunta teve subjacente preocupações reais para as mulheres que decidem enveredar por uma carreira nas forças policiais e militarizadas.

A Comissária Dantier leva já 30 anos de profissão. “O que vi mudar neste tempo foi a ascensão na carreira, sobretudo, e que já nos permite ver mulheres em lugares de topo”.

O estigma de ser mulher e polícia “já não está tão acentuado” como há anos atrás, garante. Ainda assim, “gostava de ver serem encetadas mais medidas concretas para irmos esbatendo ainda mais as assimetrias que ainda existem”.

Para a jovem Agente Fabiana Tomás, que há quatro anos abraçou a PSP, “discriminação ainda há e, muitas vezes, por parte mais de colegas do que propriamente do cidadão comum”.

“Uma luta” que justifica o assinalar deste dia, embora também concorde que “as coisas estão muito melhores”. Ainda assim, “o acesso a todas as secções da Polícia – que ainda não acontece”, é o que gostaria de ver alterado de forma igualitária nos próximos tempos.