Notícias

Exposição de escultura com Espuma Pu e Jacto de Tinta

Espuma_PU

João Viotti e Alexandre Piçarra organizaram a sua primeira exposição conjunta e o espaço eleito foi a BACS – Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna. Espuma Pu e Jato de Tinta é uma exposição de escultura expansiva e instalação virtual, inaugurada a 9 de março, e que vai estar patente no espaço da Freguesia de Santo António até dia 23 de março.

São jovens, artistas e manifestam-se pela sua arte.

Ao entrar na exposição, deparamo-nos com um gigante que parece ocupar a maioria do espaço da exposição. Está de copo numa mão e de cigarro noutra. O corpo esculpido em espuma, observa inerte as fotos manipuladas que circundam a sala

“Queremos mostrar a realidade das galerias de arte e tornar estas peças como crítica da chamada boa arte”,explica Alexandre Piçarra. “Aqui acabamos por querer mostrar o papel do espectador e a postura das galerias neste espaço que se chama de arte: as pessoas procuram as galerias, porque até apreciam arte, mas ali ficam, bebem um copo, fumam um cigarro, mas em si mesmas são de plástico”.

João Viotti concorda com o colega e aproveita para acrescentar que “as próprias imagens que são da minha autoria, são screen shots das instalações a que procurei associar a alguns nomes de grandes galerias – já estabelecidas – no sentido de as infetar com o espaço já instituído, procurando apelar à transgressão das normas”.

Embora queiram fugir às normas, quando interrogados sobre planos para o futuro, rapidamente assumem que “gostávamos de ter uma exposição no Museu Berardo ou na Calouste Gulbenkian”.

Para já, os projetos passam por, individual e coletivamente, manterem o atelier no espaço Banco – um novo espaço dedicado às artes e cultura, que funciona como um núcleo de alojamento de diversos artistas e onde se execre várias artes, desde pintura, escultura, performance, teatro e música, entre outras.