Notícias

Animais levam donos a correr na Avenida da Liberdade

corrida_animal

Cerca de 250 cães “inscreveram-se” na primeira edição da Corrida do Animal que, na chuvosa manhã de 26 de março, aconteceu na Avenida da Liberdade e contou com o apoio da Freguesia de Santo António.

A iniciativa, que tem a assinatura da Ritmos Fortes , teve uma forte componente solidária. De acordo com Irene Palma, “pretendeu-se com esta competição saudável, de donos e animais, alertar-se para necessidade de se optar pela adoção animal, para as situações de maus tratos que ainda existem contra os animais, bem como dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas associações parceiras do evento”.

UPA (União para a Proteção dos Animais), Chão dos Animais, CãoViver, AAAAMoita (Associação dos Amigos dos Animais Abandonados da Moita) e a Liga Portuguesa dos Direitos do Animal foram as associações que s euniram a esta iniciativa.

Também algumas figuras públicas deram o nome e a cara por esta causa. Foi o caso de Nuno Markl.

O humorista não esconde a sua empatia por animais sendo, por isso, natural ter “aceite este convite logo sem confirmar antes se tinha outro compromissos para este dia”. “Todas as iniciativas que sirvam para abrir os olhos das pessoas sobre questões como o abandono dos animais e os maus tratos, devem ser promovidas e acontecerem repetidamente”, frisou Nuno Markl.

Também José Carlos Malato conseguiu, entre gravações, marcar presença na Corrida do Animal. “Não consegui trazer as minhas Boxer, mas tinha de dar a cara por esta causa porque os animais dão-nos tanto que apadrinhar uma iniciativa destas é um pouco do que podemos fazer para alertar para situações que ainda carecem de muito trabalho”, disse o apresentador de televisão.

Ao evento, associaram-se ainda outras figuras públicas, como a locutora Ana Isabel Arroja, o apresentador Nuno Eiró, o ator Isaac Alfaiate – que se fez acompanhar do Max Jr., cão que protagoniza a série Inspetor Max – e o ator Diogo Branco.

Além dos donativos em dinheiro, a organização conseguiu recolher ainda 250 quilos de alimentos para os animais.

“O sucesso da iniciativa foi demonstrado pelo forte entusiasmo dos participantes, donos e animais, que foi tão ou mais intenso que a chuva que brindou esta primeira edição”, gracejou Vasco Morgado. Para o Presidente da Freguesia de Santo António está é um “evento que será para repetir e com o nosso apoio, seguramente”.