Notícias

Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna em casa nova

Este, agora sim, é um espaço condigno de receber o espólio do Arquitecto Cosmelli Sant’Anna e todos os livros e atividades, no âmbito do livro e da promoção da leitura, nas suas diversas classes etárias”. Vasco Morgado, presidente da Freguesia de Santo António, referia-se à inauguração do novo espaço da Biblioteca Cosmelli Sant’Anna que passou das instalações de São Mamede para a Rua Alexandre Herculano, 46 r/c direito.

Durante mais de sete anos, o antigo edifício da Junta de Freguesia de São Mamede albergou o espólio literário do Arquiteto Eduardo Cosmelli Sant’Anna – que viria a dar nome à Biblioteca. Conta-se, neste acervo, mais de quatro mil obras nacionais e estrangeiras que cruzam campos tão diversos como a História, a Arte, Ficção, Poesia, Teatro, entre outros. Nas prateleiras, figuram inúmeras primeiras edições de autores como Eça de Queiroz, Fialho de Almeida e José Rodrigues Miguéis, aos quais se somam vários volumes, em excelente estado de conservação e com encadernações de luxo.

Toda esta inestimável riqueza literária – à qual foram, posteriormente, sendo acrescentados outros títulos – ficou disponível para o público após doação, por parte do Arquiteto, em 1987.

A BACS era (e é) um projeto vencedor, repleto de bons resultados e que já agregava um público fiel e que, por isso, quisemos manter”, recorda Vasco Morgado, presidente da Freguesia de Santo António. “Chegou o tempo do espólio conhecer um local mais moderno e adaptado às necessidades crescentes de uma população, também ela mais exigente, mais sedenta de cultura e de um espaço onde pode beber de forma mais cómoda da riqueza que aqui temos para partilhar”, remata.

Para a presidente da UACS (União de Associações de Comércio e Serviços, Carla Salsinha, que marcou presença na inauguração, “tudo o que seja requalificação de espaços e poder trazer gente mais nova para a freguesia, é sempre uma mais valia”. Sobretudo quando, “falamos de espaços como este: muito fresco e onde dá vontade de estar”. Para Carla Salsinha este é “mais um passo exemplar dado pelo Presidente Vasco Morgado, que tem sido incansável e extraordinário”. E aproveitou a ocasião para reforçar o seu apoio à continuidade política do autarca, “seja qual for o partido que o apoie, o Vasco Morgado tem de ser o próximo Presidente da Junta de Freguesia de Santo António”.