Notícias

Aberta época balnear na Praia do Torel

O mês de agosto (de 1 a 31) fica ainda mais querido com a abertura oficial da época balnear da Praia do Torel, no jardim que lhe dá nome.

O lago – que, de forma não oficial, costuma servir para refrescar os pés dos visitantes em dias de maior calor, transforma-se na piscina oficial dos veraneantes que escolhem o Torel para ganhar uma côrzinha de verão.

Desde 2014 que assim é.

Uma das mais belas colinas de Lisboa ganha sabor a praia, e convida todos a colocarem a toalha sobre os cerca de 400 metros quadrados de areia fluvial, irem a banhos e usufruírem da imensa vista sobre Lisboa e o Tejo.

Acho uma ideia ótima, sobretudo para quem tem crianças”. Quem o afiança é Maria Almeida, moradora da Penha de França que encontra neste espaço de Santo António “um local magnifico para passar um dia maravilhoso e com a vantagem de se chegar aqui de forma rápida de transportes”.

Vigiada por dois nadadores salvadores certificados a Praia do Torel tem tudo o que uma praia comum tem: água, areia, sol e bolas de Berlim! Além dos croissants especialmente criados para a ocasião.

Está super legal!”, ouve-se em português com sabor a Brasil. Sidney veio do Brasil, em trabalho, e vai ficar com a família por cerca de dois anos. “Ouvi na Globo News e fiquei curioso, como tenho a menina de férias, resolvi hoje acordar cedo e vim cá ver e estou maravilhado”. Quanto sobre o que mais lhe despertou a atenção, Sidney é rápido na resposta: “o super controlo que têm da água e da areia, já vi fazendo duas vezes as análises e isso, enquanto pai, me dá uma tranquilidade e segurança muito boa”.

Para Vasco Morgado, presidente da Freguesia de Santo António, o recuperar desta tradição das crianças lisboetas da década de 70, “é algo que nos ajuda a dinamizar este espaço magnífico que é o Jardim do Torel e proporcionar a quem não pode um momento de praia de lazer. Se as pessoas não podem vir à praia trazemos a praia a elas”.

A Praia do Torel vai decorrer até dia 31 de agosto e conta ainda com uma série de atividades associadas: aos fins-de-semana, a organização vai disponibilizar atividades físicas para os que não gostam de estar apenas a banhos (de água e sol), como a Escalada, aos sábados e domingos, das 18h00 às 20h00, e aulas de Zumba, todas as terças e quintas, das 10h30 às 11h00. Sendo que, às sextas e sábados, o desafio passa pelos visitantes prologarem a estadia e usufruírem das sessões de cinema ao ar livre. O espaço convida ainda a piqueniques na sombra do restante jardim e a brincadeiras no parque infantil.

A Praia do Torel 2017 conta com o patrocínio da Santa Casa da Misericórida de Lisboa e com o apoio da cerveja Sagres Radler.