Notícias

À descoberta de Santo António

“Está a ser um passeio muito interessante porque muitas vezes passamos pelo mesmo sítio, dezenas de vezes, e não temos a noção da dimensão do que vemos”, foi esta a impressão mais marcante retirada, por João Machado, no decorrer do primeiro passeio cultural promovido pela Freguesia de Santo António em parceria com o Centro Nacional de Cultura.

“À Descoberta de Santo António”, promete – numa base mensal – percursos culturais para toda a família onde se pretende desvendar vários segredos (uns bem guardados à vida de todos) que a Freguesia de Santo António encerra.

O primeiro de todos, aconteceu a 28 de maio e debruçou-se sobre o tema dos Bairros Oitocentistas. Cerca de duas dezenas de pessoas responderam positivamente e, entre os bairros Barata Salgueiro e Camões, ficaram a conhecer uma parte da história e estórias de Lisboa, dos seus bairros menos populares e das impressões cronológicas de vivências da cidade que estão encerradas nas fachadas dos edifícios que marcam épocas elitistas da zona.

O segundo passeio, desafiou os participantes a visitar os lugares da memória, num percurso entre o Passeio Público e a Avenida da Liberdade, a 24 de junho.

“Estou a aprender imensas coisas novas e que estou fascinada”, dizia Dulce Santos que garantiu “que temos coisas maravilhosas e que, tanto quem aqui mora como quem nos visita deveria aprender, porque são de uma riqueza extraordinária e vou com vontade de pesquisar mais e vir mais a estes passeios”.

Os passeios “À descoberta de Santo António” são acompanhados por guias do Centro Nacional de Cultura e estão abertos a toda a a família.