Notícias

Fundo Ambiental: mais e melhor ambiente e limpeza urbana

O impacte ambiental e a tentativa de descarbonizarão é uma realidade, cada vez mais, encorajada através de politicas que promovem o uso de equipamentos movidos a energias renováveis. Neste sentido, a Freguesia de Santo António volta a dar o exemplo e adquiriu dois aspiradores e uma viatura de transporte de carga 100% elétricos, usufruindo do projeto Fundo Ambiental do Governo.

As viaturas, que representam um investimento de pouco menos de 40 mil euros, estão ao serviço do Departamento de Limpeza Urbana e vão representar, em termos médios uma poupança de 96% em termos de emissões de CO2.
“Queremos assegurar, no âmbito das nossas atividades, sobretudo no que à Limpeza Urbana diz respeito, que conseguimos contribuir de forma eficaz e permanente para a melhoria do ambiente na freguesia e na cidade”.

Para Vasco Morgado, presidente da Freguesia de Santo António, “esta é uma forma de contribuirmos para o minorar das causas que estão subjacentes a uma questão muito séria que hipoteca o futuro das gerações: as alterações climáticas”.

Com esta substituição, a Freguesia garante como vantagens:

– menor custo com a energia utilizada para a realização de atividades de serviços urbanos ambientais,
– menor custo de manutenção e operação para a realização das atividades de serviços urbanos ambientais,
– redução das emissões atmosféricas associadas à atividade.