Mensagem do Presidente

Cara/o amiga/o

E assim passaram quatro anos onde muito mais do que tínhamos prometido foi cumprido. O segredo? Ter ao meu lado uma equipa dinâmica e conhecedora das realidades da nossa Freguesia que cumpriu (e vai continuar a cumprir) com total empenho aquilo a que se propôs fazer: trabalhar afincadamente e em prol de Santo António, com os olhos no futuro, respeitando o passado e trabalhando o presente.

Criámos um Espaço Jovem, uma Mercearia Social, um Centro Social, um Espaço de apoio às vítimas de violência doméstica, entre muitas outras coisas. Em suma, criámos alternativas para quem aqui vive, trabalha e nos visita.

Mas temos mais obra feita. Alguma, não pode ter tradução na frieza dos números, mas tem-no nos sorrisos de quem nos aborda diariamente. Porque a minha preocupação, a nossa preocupação, sempre foram as Pessoas. Por isso nos candidatámos, nestas eleições, com o lema que devém do slogan do mandato anterior, “POR SANTO ANTÓNIO, PELAS PESSOAS, SEMPRE” e este será sempre o enfoque da minha política. Porque as Pessoas devem estar sempre no centro da atenção de quem envereda pela vida pública. Porque é para as Pessoas que trabalhamos todos os dias e é para as Pessoas que existimos.

Algo só possível pelo trabalho e esforço de todos os trabalhadores e colaboradores da Junta de Freguesia que me têm acompanhado nesta aventura. A TODOS eles o meu muito obrigado e que continuem com essa energia para os próximos anos.

Mas como somos diferentes, queremos mais. Mais e melhor! Queremos trabalhar para todos, e com todos, sem exceção. Por isso lanço o desafio a todos que me ajudassem a cumprir o mandato e o programa que foi sufragado nas urnas pelo voto dos nossos fregueses, porque acredito que todos os eleitos e todas as forças políticas tem em comum a preocupação pelos moradores, pelos fregueses de Santo António.

O nosso programa, sufragado nas urnas, assenta em três vertentes principais: a Ação Social, a Segurança, e as Infraestruturas.

– A Ação Social com o incremento em dimensão, propósito e alcance de projetos que já vem de trás, como a Mercearia Social, o Espaço Júlia ou o Vassouras e Companhia. Mas também com novos programas como “Reparar a Habitação” para ajudar quem não pode fazer pequenas reparações em casa.

– A Segurança com um programa pioneiro de trazer de volta os guardas-noturnos à nossa Freguesia ou aumentar a iluminação de algumas ruas problemáticas.

– As Infraestruturas com uma aposta clara e reafirmada no cuidado com o espaço público e espaços verdes, limpeza urbana e, por exemplo, com o também pioneiro projeto “Um Jardineiro Residente”, um responsável permanente e residente para cada jardim da nossa Freguesia.

Outros temas do nosso programa passam por outras áreas como a Educação, a Cultura – um assunto que, como sabem, por raízes familiares me é muito caro – o Desporto, Mobilidade, Empreendedorismo ou os nossos amigos da idade de ouro.

Defendemos medidas concretas, factos reais, justiça e verdade para todos. Sabemos das limitações de competência a que as Freguesias estão sujeitas, mas também sabemos o que agora podemos fazer acontecer nesta nova realidade. Nada nos impede de lutar contra o que achamos estar mal, lutar por TODOS e para que TODOS tenham a igualdade desejada.

Obrigado pela confiança para mais quatro anos e juntos fazermos de Santo António uma freguesia cada vez mais e melhor para quem aqui mora, vive, trabalha ou apenas passa.

Por Santo António, Pelas Pessoas Sempre!

Um abraço amigo,

assinatura_presidente101214

(Vasco Morgado)
Presidente da Freguesia de Santo António