VALOR HUMANO – Solidariedade = Dignidade

Valor Humano-5

A cidade de Lisboa apresenta o seu primeiro mercado social com direito a moeda própria.

Valor Humano é uma iniciativa da Freguesia de Santo António e insere-se num projeto único e diferente como forma de dar resposta a um universo de 360 famílias que necessitam de ajuda suplementar.

Esta iniciativa, desenhada pelo projeto Valor Humano da Freguesia de Santo António, enquadra-se no programa Lojas Sol, desenvolvido com o apoio entre a Fundação PT e a Social Mind com o objetivo de apoiar as comunidades na sustentabilidade e dinamização de projetos sociais.

Nesta Mercearia Social, exclusivamente dirigida aos cidadãos da freguesia com condições socioeconómicas sensíveis, identificados pelo Departamento de Ação Social da Freguesia, é possível escolher bens alimentares, vestuário, produtos de higiene pessoal, artigos puericultura, entre outros.

A aquisição dos bens é efetuada através de créditos especiais, “santo antónio” (moeda virtual criada para este mercado) e não euros, atribuídos aos cidadãos de acordo com o agregado e as condições da cada família.

A sustentabilidade da loja é garantida pelos acordos de parceria estabelecidos pela freguesia com comerciantes locais. Esta iniciativa segue as melhores práticas e permite evitar o desperdício alimentar, aumentar a autoestima de cada beneficiário, procurando dignificar o apoio social.

O projeto Valor Humano é uma forma de ir mais além do que a regular oferta de cabazes e adaptada às necessidades de cada família da Freguesia de Santo António para que a dignidade rime com solidariedade.

 

Localização: Calçada do Moinho de Vento, 3 (junto ao Jardim do Torel)

Horário: Segunda a Sexta, das 10h às 18h (encerra para almoço das 13h-14h)

Telf: 210 144 440

Email: valorhumano@jfsantoantonio.pt