Já ouviu falar do projeto LISBOA A COMPOSTAR? Visa a oferta de um compostor doméstico aos munícipes que têm espaço para o instalar que, através de inscrição, manifestem o interesse em reduzir os seus resíduos domésticos, produzindo fertilizante que virá a ser utilizado no seu logradouro, quintal ou jardim. Caso não tenha espaço com terra para instalar o seu compostor, poderá ainda assim inscrever-se e demonstrar interesse pela compostagem comunitária. Em vez de rejeitarmos no contentor do lixo os resíduos que sobram da preparação das refeições, especificamente das frutas e legumes, podemos colocá-los no compostor. Cobrimo-los com pequenos ramos, ervas e folhas e deixamos a Natureza agir. É muito simples e natural.

O Composto é o resultado do processo de transformação biológica, a que chamamos compostagem. Neste processo obtemos um fertilizante ou adubo que no solo funciona como corretor agrícola, nutrindo o solo, melhorando as suas propriedades físicas, químicas e a sua estrutura, evitando o consumo oneroso e poluidor dos fertilizantes químicos.

A Câmara Municipal de Lisboa vai realizar ações de esclarecimento na Freguesia de Santo António para tal deve inscrever-se e posteriormente será contactado/a para assistir a uma ação de formação e receber o compostor.

As inscrições estão abertas através do site https://lisboaacompostar.cm-lisboa.pt/pls/OKUL/f?p=178:1:11259866977723