Como o posso enganar hoje? Se Manuel Ferreira lhe fizer esta pergunta não o interprete mal. É uma das muitas piadas que irá ouvir neste cantinho escondido no coração da nossa freguesia.

As portas estreitas da entrada em nada se comparam com a grandeza do atendimento, a simpatia típica das pessoas responsáveis por esta casa, que preparam verdadeiros pratos tradicionais portugueses. 

“A feijoada, o cozido à portuguesa, a mão de vaca, a caldeirada são algumas das nossas especialidades. A nossa base são os pratos tradicionais portugueses. Temos é que ter muita quantidade para os clientes não reclamarem” (risos). Quem o afirma é Manuel Ferreira, que encontramos a servir os clientes. Na zona do balcão temos o “diretor financeiro” Joaquim Rocha, há 52 anos nesta casa, e o “administrador da cozinha” José Gonçalves. 

O “Cantinho de São José” atravessa fronteiras. Desde 1994 que fazem parte do guia francês Le Routard, um guia de viagens que aconselha os melhores locais e restaurantes a visitar numa cidade. E muitos são os estrangeiros que entram na rua de São José, 94.

“A falar francês ainda dou um toque. Agora inglês só sei dizer “fish” (peixe) ou “meat” (carne). Mas a gente entende-se, porque não precisamos de falar a língua deles, precisamos é de os servir bem. Temos que vender aquilo que é nosso, a nossa tradição”. 

Uma tradição que já faz parte da vida desta equipa, composta por estes três homens, que tem procurado levar a bom porto o seu trabalho, mesmo quando a idade já pesa.

“Não sei fazer mais nada e gosto de lidar com as pessoas. Mas agora já pesa, mas quando temos dias bons, naqueles em que os clientes aparecem, a gente esquece tudo e parece que não nos dói nada”, confessa-nos Manuel Ferreira.

Em 2015 o “Cantinho de São José” saiu na publicação "Guia das Tascas de Lisboa - Aliança Velha" de Tiago Cruz e Marco Dias da editora Oficina do Livro como uma das 25 melhores tascas de Lisboa.

Um verdadeiro cantinho a descobrir de domingo a quinta-feira das 08h00 às 21h30. Encerra sexta-feira à tarde e ao sábado o dia inteiro.