+351 218 855 230     info@jfsantoantonio.pt
Lisboa:

Comunicados

A Freguesia de Santo António, em Lisboa, recebeu o Prémio Autarquia do Ano nas categorias de Apoio Social e Mobilidade, esta quinta-feira. Em causa estiveram os projetos Vassouras & Companhia e PEDIBUS, vencedores nas subcategorias de Combate à Exclusão Social e Mobilidade dos Mais Jovens, respetivamente.

Criado em 2012, o projeto Vassouras & Companhia pretende diminuir o isolamento dos séniores, apoiando-os nas tarefas diárias: seja na entrega de refeições, na higiene pessoal e habitacional ou nas deslocações à farmácia, supermercado, médico ou outras, uma equipa de 15 colaboradores assegura que os idosos tenham sempre apoio e companhia.

Este projeto comporta ainda uma outra vertente – os colaboradores que prestam estes cuidados são beneficiários do Rendimento Social de Inserção, pelo que o Vassouras & Companhia serve para lhes transmitir competências de português, técnicas geriátricas e gestão de stress, para que fiquem mais capacitados para o regresso ao mercado de trabalho.

O projeto PEDIBUS surgiu como forma de diminuir a pegada ecológica nas deslocações de automóvel, mas também para dotar os mais jovens de um maior conhecimento sobre a freguesia. Desta forma, todas as segundas e sextas-feiras, os filhos dos fregueses passaram a ser acompanhados por um monitor da freguesia, a pé, até à Escola Básica e Secundária Passos Manuel, evitando a concentração de carros à porta do edifício. O programa é gratuito e aberto a todas as crianças e jovens que frequentem esta escola.

O Prémio Autarquia do Ano pretendeu homenagear os municípios e freguesias que se destacaram pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público. Devido ao contexto de pandemia de COVID-19, o anúncio dos prémios foi feito online, através do Facebook.

Os projetos a concurso foram premiados nas áreas de: Apoio Social; Cultura e Património; Democracia, Igualdade e Participação Cívica; Desporto e Vida Saudável; Ecologia e Cuidado dos Animais; Economia; Educação; Mobilidade; Segurança, Saúde e Proteção Civil; Turismo e Urbanismo e Espaços Verdes.

A Freguesia de Santo António tem vindo a dar o seu apoio a toda a comunidade neste momento complexo de pandemia, com especial atenção, agora nesta fase de reabertura, aos proprietários do comércio tradicional da Freguesia.

Assim e com o objetivo de encontrar soluções que consigam responder aos enormes desafios da hotelaria, restauração e similares, a Freguesia de Santo António adquiriu um conjunto de licenças SAFEMENU – EMENTAS DIGITAIS para oferecer a todos os restaurantes e similares da Freguesia, durante 6 meses.

Esta plataforma permite que todos os restaurantes e similares da Freguesia de Santo António tenham ao seu dispor, uma solução digital que, de forma simples e rápida lhes permite ter uma versão online sempre atualizada das suas ementas, disponível para seus clientes através de um código QR.

A simplicidade desta solução permite que o cliente, simplesmente por apontar a câmara do seu telemóvel para esse código, aceda de imediato à ementa do restaurante, sem instalar nada no seu telemóvel, diminuindo assim o contacto e partilha de objetos, de acordo com as boas práticas do sector.

“É um pequeno esforço para a Freguesia, mas, acredito que possa vir a ser uma boa ajuda para os restaurantes da Freguesia, que lutam neste momento com questões de sobrevivência” – refere Vasco Morgado, presidente da Freguesia de Santo António, acrescentando que “um pequeno investimento que pode ajudar a ganhar a confiança e segurança de cada um, nesta fase tão importante de retoma económica"

Também esta semana, a Freguesia de Santo António tinha já estreado nas redes sociais, um vídeo onde o principal actor é o comércio tradicional desta zona de Lisboa, como forma de incentivo ao retorno da população a estas superfícies comerciais, para além de ter distribuído, também gratuitamente, viseiras de proteção a todos os comerciantes.


Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A Freguesia de Santo António de Lisboa adquiriu pórticos de higienização para reduzir o risco de contágio ao COVID-19.

Um pórtico foi instalado hoje, 29 de maio, na entrada da Escola de São José para a reabertura do Ensino Pré-Escolar e das Atividades de Apoio a Família (AAAF) no dia 1 de junho. Outro pórtico será instalado na Escola Luisa Ducla Soares, quando esta reabrir.

Ao chegar à escola, alunos e funcionários passam no pórtico, colocam o gel nas mãos e avançam para o tapete, onde são pulverizados nos sapatos e ao nível do corpo. À saída da escola, o processo repete-se.

 

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, “Queremos que os pais que nos confiam os seus filhos se sintam o mais seguros possíveis, pelo que decidimos investir nestas máquinas".
 

A Junta de Freguesia de Santo António investiu sete mil euros em cada máquina, mas, como sublinha o Presidente, "vale a pena porque estamos a falar da redução ao mínimo dos riscos e essa é a nossa prioridade nesta altura".


A Freguesia irá instalar equipamentos idênticos nos Postos do Serviço de Ambiente Urbano, Centro Social Laura Alves e outros locais.

IMAGEM DO PÓRTICO (1) | IMAGEM DO PÓRTICO (2)

 
Mais informações:
Pedro Martins
Responsável pelo Serviço de Comunicação da Freguesia de Santo António
964 591 253
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A Freguesia de Santo António de Lisboa, apesar deste contexto de pandemia, continua a apostar e a apoiar os agentes culturais. Uma prova disso mesmo é o novo programa cultural, com Fado, Música Erudita, Jazz, Teatro de Revista à Portuguesa, Cinema e Livros, nos espaços mais emblemáticos na nossa Freguesia, com entrada gratuita, e durante os meses de junho, julho e agosto.

Para o Presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, “pretendemos que os fregueses tenham acesso à cultura de forma segura, sempre tendo em atenção as normas da Direção Geral da Saúde. E que a confiança seja restabelecida tanto nos nossos fregueses como nos nossos artistas, porque a Cultura não quer viver de esmolas, quer viver de trabalho... Por isso encontrámos em conjunto com os agentes culturais de Santo António esta “Vacina Cultural”.

A palavra de ordem é confiança e diversidade para com os nossos fregueses como também para com os nossos agentes culturais da Freguesia.

 
A programação para os próximos meses segue em anexo.
 
FUNDAÇÃO ARPAD SZENES-VIEIRA DA SILVA
Já a partir do dia 1 de junho a entrada no Museu e na Casa-Atelier é gratuita para todos os fregueses, que apresentem comprovativo de morada. 
 
 
JARDINS DE FADO
Espetáculo de homenagem a Amália Rodrigues no âmbito do Centenário do seu nascimento.
 
É conhecida a paixão de Amália, quase obsessiva, por flores. Não conseguia resistir ao seu encanto “assaltanto” de vez quando e à noite, os canteiros dos jardins de Lisboa.
Reza a história que numa dessas vezes, foi apanhada em flagrante por um polícia enquanto apanhava petúnias de um jardim. Desde então, recebia em casa semanalmente, por parte da Câmara Municipal de Lisboa, um ramo com flores dos vários jardins da cidade.
 
Nesse sentido, um jardim de Lisboa é o palco ideal para festejar e homenagear Amália Rodrigues.
 
13 junho – Jardim do Torel (17h)
20 junho – Jardim Alfredo Keil - Praça da Alegria (17h)
27 junho – Jardim Marcelino Mesquita – Amoreiras (17h)
 
SONS NA RUA
Na Avenida da Liberdade junto ao emblemático Teatro Tivoli, iremos fazer uma série de concertos. Sempre às 16h, apresentamos diferentes estilos de música para o público que passa na Avenida. Nos dias 29 e 30 de junho. E 1, 2 e 3 de julho.

Trio:
Violino, viola, violoncelo (repertório erudito)
Piano, violino, violoncelo (erudito) 
Piano, voz, sax (jazz, musicais, pop)
Guitarra, voz, contrabaixo (jazz)

JAZZ NA PRAÇA
A escola de Jazz, HotClub de Portugal faz parte da Praça da Alegria, a sua história e talento vai agora encher, pelas 17h, a Praça da Alegria de sons e harmonia com músicos ligados a esta escola.
28 junho
5 julho
11 e 12 julho
 
REVISTA AO JARDIM
Em tempos de confinamento, a Praça da Alegria recebe uma tarde de Alegria com um espetáculo de revista do Teatro Maria Vitória. Dia 26 de julho pelas 17h.
 
CINEMA AO AR LIVRE
Voltamos com o Cinema ao Ar Livre para as famílias na nossa Freguesia. O Parque Mayer é o cenário escolhido este ano, um dos locais mais culturais da cidade de Lisboa, durante as sextas e os sábados, às 21h, nos meses de julho e agosto. 
 
LIVROS COM ALEGRIA
No fim de semana de 11 e 12 de julho a Praça da Alegria recebe a Feira do Livro. Aqui vão estar presentes as livrarias da Freguesia, das 11h às 18h.
 
 
Mais informações:
Filipa Veiga
Responsável pelo Serviço de Cultura da Freguesia de Santo António
919 306 312
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
Pedro Martins
Responsável pelo Serviço de Comunicação da Freguesia de Santo António
964 591 253
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Os Hospitais Portugueses necessitam, diariamente, de 1000 unidades de sangue para fazer face às necessidades dos doentes. Nesta fase, o Instituto Português de Sangue e da Transplantação (IPST) tem visto diminuir drasticamente as suas dádivas e precisa de sangue para tratar os seus doentes e apela a todas as pessoas saudáveis que possam dar sangue para continuarem a fazê-lo.

Em nome dos doentes que dependem de componentes sanguíneos para viver, no dia 25 de abril, a partir das 9h, a Associação Boa Vizinhança, com o apoio da Freguesia de Santo António e da Paróquia de São Mamede, recebe o IPST, na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna, BACS (Rua Alexandre Herculano, nº46, R/C Drt) o IPST, para uma recolha no dia 25 de abril, a partir das 9h.
Nesse dia a EMEL irá abrir o parque de estacionamento do Rato (entrada pela Rua Rodrigo da Fonseca) para que as pessoas possam doar sangue.

Apelamos aos dadores o envio de email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., indicando o nome e o contacto, para gerir as inscrições com o máximo rigor e segurança, evitando esperas.

Um pequeno contributo de todos fará certamente com que ultrapassemos com sucesso esta difícil situação que nos despertou para uma realidade em que as medidas de proteção pessoal da saúde são um contributo inestimável para o bem-estar de todos, sublinhando o dever de cidadania para com os que estão mais vulneráveis. 

Dê Sangue, Salve Vidas!

Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (Covid-19) e das orientações da DGS para diminuir a evolução epidemiológica, a Freguesia de Santo António (Lisboa) tomou as seguintes medidas temporárias, no âmbito do seu Plano de Contingência, com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio, com o objetivo de garantir os serviços à população que serve.

População essa que não pode ser esquecida ou deixada em pausa, uma vez que na sua maioria são pessoas de risco (+60 anos e doentes crónicos), e que dependem de muitos dos nossos programas de apoio social. Temos equipas da Freguesia de Santo António a trabalhar sete dias por semana, nas mais diversas áreas, para dar resposta a quem aqui vive.

O primeiro supermercado social, VALOR HUMANO, inaugurado no coração de Lisboa, pela primeira vez fechou as suas portas ao atendimento presencial. Mas continuamos a garantir que os bens alimentares são entregues em casa dos fregueses à hora marcada. 
 
Diariamente continuamos a visitar a casa de quem mais precisa nas tarefas domésticas. Seja para limpar o pó, fazer a cama ou limpar o chão, esta ajuda continua a ser garantida pelo nosso programa VASSOURAS & COMPANHIA.
 
Perante esta nova realidade que vivemos, criámos novos programas de apoio. NÃO SAIA DE CASA, NÓS FAZEMOS AS COMPRAS POR SI, que pretende reduzir o risco de exposição e contágio dos mais vulneráveis. Sejam medicamentos, compras de supermercado, todos estes produtos chegam a casa dos nossos fregueses, de segunda a sexta. 
 
E se pretendemos que as pessoas evitem saídas desnecessárias à rua, estamos a promover a divulgação dos estabelecimentos que, estando autorizados a permanecer abertos em condições específicas de atendimento, continuam a trabalhar. Para tal, contamos com os nossos comerciantes para juntos construirmos uma lista atual que é carregada no site da Freguesia como na plataforma criada pela Câmara Municipal de Lisboa para o efeito. 
 
As redes sociais têm sido, neste momento de privação, uma forma de aproximação e de aprendizagem. Por isso todos os dias desafiamos a nossa comunidade a contribuir com ideias, receitas, contos, jogos para fazermos em casa. Em Casa com Todos surge diariamente na página Facebook da Freguesia de Santo António para as semanas não parecerem tão longas, não só para as crianças, mas para todos. E como forma de aproveitar o fim de semana, aos sábados sugerimos livros que podem ser lidos online – Biblioteca online e ao domingo passeamos pelos vários Museus do Mundo – Museu em casa. Uma breve sensação de "ir para fora cá dentro".
 
Na próxima semana muitas vão ser as crianças e os jovens que entram nas tão esperadas Férias da Páscoa. E como forma de dar resposta a este período, a nossa Freguesia criou o programa Em Santo António as Férias não tiram Férias. No qual pretendemos nas próximas duas semanas desafiar os mais novos com um plano de atividades que possam realizar em casa.
 
Seja através de novos programas ou de apoios já antes realizados, estando nesta fase a Freguesia a dar resposta a duas centenas de pessoas em casa, este é sem dúvida um período incerto e difícil para todos. Mas tem sido com o apoio dos nossos, entre a nossa equipa, empresas e hotéis, que tem sido possível continuar este trabalho que não pode ficar de quarentena.

Para mais informações Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Material de Apoio:
fotografia limpeza rua_1
fotografia limpeza rua_2
fotografia ação social
fotografia Não Saia de Casa
fotografia desinfestação

A Freguesia de Santo António está muito orgulhosa por ver um dos seus projetos a ser replicado. Ainda este mês o Campus de Justiça de Lisboa abre um espaço de Resposta Integrada de Apoio à Vítima como o Espaço Júlia, a funcionar há 5 anos na nossa Freguesia. Segundo a notícia avançada pela RTP. Veja a notícia em: https://www.rtp.pt/noticias/pais/violencia-domestica-espaco-de-resposta-integrada-abre-no-campus-de-justica-de-lisboa_a1209412

O Presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, recebeu esta notícia com muita alegria. “Há muito que desejávamos ver este projeto noutras zonas do país. Para nós não nos interessa quem faz, o importante é que se faça”.

O Espaço Júlia nasce, em julho de 2015, de um protocolo tripartido - Freguesia de Santo António, o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública e o Centro Hospitalar Lisboa Central - e não fecha as suas portas.

São 365 dias por ano24 horas por dia com um atendimento especializado, feito por técnicos de apoio à vítima da Freguesia de Santo António, com formação específica na área da violência doméstica, conjuntamente com agentes da PSP. 

O espaço caracteriza-se essencialmente pela diferenciação no tratamento das vítimas, sendo que o atendimento não se centra apenas na violência doméstica, mas também às pessoas particularmente vulneráveis, como é o caso de idosos, crianças e jovens.
 
A funcionar na rua Luciano Cordeiro, em instalações junto à entrada do Hospital Santo António dos Capuchos, o Espaço Júlia tem uma entrada independente, estando asseguradas a privacidade, o conforto e a segurança devida às vítimas deste tipo de crime.
 
O nome deste equipamento - ESPAÇO JÚLIA - é uma homenagem a Júlia, idosa que vivia nesta mesma Rua e que no dia 25 de setembro de 2011, aos 77 anos, num ato de violência doméstica, foi assassinada pelo marido, com quem estava casada há mais de 30 anos.

A Freguesia de Santo António inicia um ciclo de conferências sobre o Mundo Islâmico. Na perspetiva de ajudar a desmistificar sobre este tema bem como levar ao debate junto da sociedade civil e das instituições públicas e privadas que estejam interessadas no estudo de tais matérias, estes ciclos arrancam já no mês de marçona Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna (BACS) em parceria com o Observatório do Mundo Islâmico.
 
No dia 4 de março, das 18h30 às 20h, Felipe Pathé Duarte (Professor do Instituto Superior de Ciências e Segurança Interna e membro da Direção do Observatório do Mundo Islâmico) será o primeiro convidado para falar do tema Islamismo: Do movimento social à ação direta.
 
O Islão no século XXI passando pelas interpretações do Alcorão ou a questão atual da Líbia são alguns dos temas que vão ser abordados ao longo destas conferências. Pode consultar o programa abaixo:
 
04 de março de 2020
Palestrante: Felipe Pathé Duarte (Professor do Instituto Superior de Ciências e Segurança Interna e membro da Direção do Observatório do Mundo Islâmico)
Tema: Islamismo: Do movimento social à ação direta
 
18 de março de 2020
Palestrante: Khalid Jamal (formado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, membro da Direção da Comunidade Islâmica de Lisboa, e Secretário da Assembleia-Geral do Observatório do Mundo Islâmico)
Tema: O Islão no século XXI: Quo vadis?
 
01 de abril de 2020
Palestrante: Zabir Edriss (Mestre em Árabe e Cultura Islâmica, Presidente do Centro Cultural Colinas do Cruzeiro e membro do Conselho Consultivo do Observatório do Mundo Islâmico)
Tema: O Alcorão e as suas interpretações
 
15 de abril de 2020
Palestrante: Pedro Gomes Barbosa (Professor da Universidade de Lisboa e Secretário-Geral do Observatório do Mundo Islâmico)
Tema: Líbia e a geopolítica atual
 
29 de abril de 2020
Palestrante: Doutor João Henriques (Investigador do Observatório das Relações Exteriores da Universidade Autónoma de Lisboa e Vice-Presidente do Observatório do Mundo Islâmico)
Tema: Migrações e Segurança
 
06 de maio de 2020
Palestrante: Hermenegildo Fernandes (Professor da Universidade de Lisboa e membro da Direção do Observatório do Mundo Islâmico)
Tema: O Islão e a tolerância: Perspetivas históricas
 
 
ORGANIZAÇÃO: FREGUESIA DE SANTO ANTÓNIO
PARCERIA COM O OBSERVATÓRIO DO MUNDO ISLÂMICO
LOCAL: Rua Alexandre Herculano, 46 - R/C, em Lisboa (Biblioteca ARQUITETO Cosmelli Sant’Anna)
HORÁRIO: 18H30 às 20H00
MAIS INFORMAÇÕES: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O ano de 2020 começa com uma novidade na Freguesia de Santo António. Todas as terceiras quintas-feiras de cada mês, os livros que repousam nas estantes da Biblioteca Arquiteto Cosmelli Sant'Anna (BACS) ganham vida na nossa tela de cinema através da iniciativa DO LIVRO À TELA.
                                                                                  
Uma vez que existem histórias tão marcantes que acabam por sair das páginas dos livros diretamente para o cinema, a Freguesia de Santo António reuniu uma lista de obras que foram adaptadas para filmes como forma de recordar e homenagear grandes escritores e clássicos da sétima arte.

No dia 16 de janeiro iniciamos esta aventura com a expedição KON-TIKI  do norueguês Thor Heyerdahl pelo Oceano Pacífico com o intuito de "demonstrar a possibilidade de que a colonização da Polinésia tinha sido realizada por via marítima por indígenas da América do Sul".

Do Livro à Tela acontece sempre às 21h na BACS, na Rua Alexandre Herculano, nº46, R/C Drt, com entrada gratuita.

Programação:
16 de janeiro: Kon-Tiki, Thor Heyerdahl (2012)
20 de fevereiro: A Fogueira das Vaidades, Tom Wolfe(1990)
19 de março: O Nome da Rosa, Umberto Eco (1986)
16 de abril: Trainspotting, Irvine Welsh(1996)
21 de maio: The Shining, Stephen King (1980)
18 de junho: O Carteiro de Pablo de Neruda, Antonio Skármeta (1994)
16 de julho: O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald (2013)
10 de setembro: O Fiel Jardineiro, John le Carré (2005)

A BACS está situada na Freguesia de Santo António desde outubro de 2009 integrando o espólio do Arquiteto, doado em 1987, que lhe dá o nome. Constituída, originalmente, por mais de quatro mil obras nacionais e estrangeiras, conta nos dias de hoje com inúmeros títulos que abrangem distintas faixas etárias e públicos.

Para mais informações:
Filipa Veiga
Serviço de Cultura da Freguesia de Santo António

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A animação arranca bem no coração de Lisboa no último sábado de novembro. A Vila Alegria abre as portas ao Natal no dia 30 a partir do meio dia, no renovado Jardim Alfredo Keil, onde convidamos todos a cirandar entre as banquinhas de artesanato e iguarias tradicionais, e ganhar fôlego para os sabores que aí vêm. 

Às 18h o Mercado de Natal ganha mais cor com a inauguração oficial das luzes de Natal da Freguesia de Santo António, onde será servido um saboroso chocolate quente a todos.

Para as crianças há ainda a Casa do Pai Natal, aberta sempre aos fins de semana, onde podem tirar selfies e confessar se ao longo do ano se portaram bem.

Os fins de semana na Vila Alegria enchem-se de música ao vivo, sempre ao final da tarde, com música tradicional e fado. Este será um espaço onde não vão faltar animações, comida e artesanato para alegrar o mercado de natal.

No dia 31 de dezembro recebemos um DJ natalício para animar a última noite do ano de 2019. Venha passar o fim de ano connosco.

Até ao dia 5 de janeiro de 2020 venha viver a essência desta quadra de Natal e relembrar os tempos de infância num dos mais antigos jardins da cidade.

A entrada é livre.

Horário: domingo a quinta das 12h às 22h
             sextas, sábados e vésperas de feriado das 12h às 24h

Boas práticas na deposição de resíduos nos ecopontos

A recolha de lixo tem gerado inúmeros incómodos tanto para moradores como para visitantes, sobretudo quando não são respeitadas as regras de deposição, que vão desde horários ao abandono do lixo na via pública. Para fazer face a este problema na área da Freguesia de Santo António, vão decorrer oito campanhas de sensibilização ambiental para o correto uso dos ecopontos e promoção dos comportamentos cívicos de deposição de resíduos nestes equipamentos. A primeira decorre já esta quinta-feira, dia 17 de outubro de 2019.
 
Apelar a população para a adoção de rotinas de deposição seletiva de resíduos, obrigatórias e fundamentais para a defesa do ambiente e garantia do futuro, é o principal objetivo desta campanha de sensibilização ambiental. Para Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António, “os resíduos são um problema de todos e está em cada um de nós a solução para minimizar o seu impacte na qualidade de vida dos nossos fregueses, comerciantes e visitantes. O Espaço Público é de todos, o civismo é seu!”.
 
Os serviços de Limpeza Urbana pretendem assim disponibilizar, durante esta campanha, folhetos do Município de Lisboa com informação genérica, em português e inglês, sobre a deposição e separação de resíduos nos ecopontos, juntamente com um folheto informativo sobre as competências da Limpeza Urbana da freguesia.
 
Para além desta ação de sensibilização ambiental, a Freguesia de Santo António encontra-se a promover com a Polícia Municipal (PM) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) outras ações com o objetivo de sensibilizar comerciantes sobre as regras de deposição de lixo e as principais alterações ao regulamento de resíduos da cidade de Lisboa.
 
O abandono de resíduos ou lixo volumoso na via pública ou junto a ecopontos é uma contraordenação punível com coima. Sendo certo que a recolha de lixo é da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa (CML), à Junta de Freguesia cabe assegurar a limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros. A juntar a estas competências, a Junta assinou em julho de 2019, um contrato de delegação de competências com o Município de Lisboa, para a recolha de resíduos indevidamente depositados junto a ecopontos de superfície, ecopontos subterrâneos e vidrões.
 
Um ecoponto subterrâneo trata-se de um sistema de deposição de resíduos de suporte ao atual sistema já implementado e que permite a separação e acondicionamento dos resíduos de forma cómoda, higiénica e segura.
 
QUEREMOS FAZER DIFERENTE. QUEREMOS FAZER MELHOR.
AJUDE A CUIDAR DA NOSSA FREGUESIA!
 
Data: 17 de outubro de 2019
Hora: 15h às 19h
Locais: Ecoponto subterrâneo da Barata Salgueiro frente nº 1; Ecoponto subterrâneo da Rodrigues Sampaio nº6; Ecoponto da Praça da Alegria; Ecoponto da Sociedade Farmacêutica; Ecoponto Subterrâneo Largo Hintze Ribeiro.

Enfermeiros e Junta de Freguesia de Santo António colocam DAE na rua

Pela primeira vez, a Freguesia de Santo António vai ter na rua um desfibrilhador automático (DAE).  O objetivo é salvar vidas a vítimas de paragem cardiorrespiratória.

A iniciativa é da Secção Regional do Sul (SRSul) da Ordem dos Enfermeiros em parceria com a Junta de Freguesia de Santo António através do protocolo a celebrar amanhã, 1 de outubro, pelas 11h30, nas instalações da autarquia.

Neste acordo bipartido caberá à Junta de Freguesia assegurar todo e qualquer meio logístico para o bom funcionamento do referido equipamento.

Vasco Morgado, Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, realça que “esta é mais uma forma de irmos ao encontro das necessidades reais dos nossos fregueses, trabalhadores na área da freguesia e visitantes. Este equipamento pode fazer toda a diferença na cadeia de sobrevivência, composta por quatro aspetos: ligar o 112, reanimar, desfibrilhar e estabilizar”.

A Rua Castilho nº59 foi o local escolhido pela freguesia para a colocação do primeiro DAE, sendo esta a localização da sede da Secção Regional do Sul.  À SRSul, caberá formar pessoas aptas a aplicar o SBV com DAE, nomeadamente trabalhadores de empresas no geral e os vários hotéis em particular, situados na mesma rua. O objetivo é que haja sempre alguém disponível 24h para socorrer. 

Anualmente, mais de 700 mil adultos na Europa morrem de doença cardiovascular, fazendo desta a primeira causa de morte no Ocidente. Registam-se mais 25 mil mortes por ano em Portugal, abrangendo todas as faixas etárias. Por tudo isto, a SRSul e a Freguesia de Santo António unem esforços sabendo que muitas vidas podem ser salvas se, quem estiver com a vítima, ligar o 112 e iniciar de imediato o suporte básico de vida (SBV); e, se devidamente formado/treinado, aplicar a desfibrilhação em escassos minutos. A rapidez dos procedimentos fará toda a diferença.

Atualmente, apenas 5% de vítimas de morte súbita sobrevivem em locais onde não existe um DAE. Pelo contrário, onde existem esses aparelhos, e se aplica o primeiro choque nos três minutos após o colapso cardíaco, a taxa de sobrevivência para fibrilhação ventricular por morte súbita é superior a 74%.

Data: 1 outubro 2019

Hora: 11h30

Local: Rua Alexandre Herculano, nº46, 3º andar, Lisboa

Bem no Coração de Lisboa

No dia 28 de setembrodas 18h às 23h, a Freguesia de Santo António organiza num dos lugares mais emblemáticos da sua freguesia - Jardim do Torel - uma festa silenciosa, SILENT PARTY, com muita música e dança à mistura!
 
Numa verdadeira batalha musical, dois Dj's e duas frequências vão proporcionar muitas horas de animação aos participantes. Através dos auscultadores cada pessoa pode escolher o que quer ouvir. É já no último sábado do mês de setembro, Bem no Coração de Lisboa, que a Freguesia de Santo António irá demonstrar como é possível fazer a festa e dançar em silêncio.

Vasco Morgado, Presidente da Freguesia de Santo António de Lisboa, pretende demonstrar com este evento que “é possível divertirmo-nos sem incomodar quem vive e quer descansar, conseguindo isto através do uso das novas tecnologias. Lisboa não pode deixar de pensar, em primeiro lugar, no descanso das Pessoas que (ainda) cá moram”.

O Torel é o palco escolhido para acolher muitos cantores e celebrar a chegada do outono. O acesso ao evento é gratuito. Mas as entradas vão ser limitadas à lotação do espaço.

Silêncio que a festa vai começar!


MATERIAL DE APOIO:
Cartaz do evento 
Créditos: Freguesia de Santo António


Mais informações:

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A semana arranca na Freguesia de Santo António com a instalação de casas para gatos com três áreas para dormir, proporcionando um abrigo seguro e de proteção para estes animais. A partir do dia 9 de setembro, 9 gatos já têm um sítio adequado para ronronar.

Reconhecendo a existência de colónias de gatos de rua na área da freguesia e, numa lógica de proteção de TODOS os animais, Vasco Morgado, Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, afirma que “não podíamos deixar de atuar de uma forma preventiva e protetora. E, como tal, juntámos ao protocolo existente com a Animalife (apoio na esterilização, vacinação, desbaratização e alimentação), estas casas que agora vamos começar a colocar em áreas já identificadas”.

Estas foram as primeiras de muitas casas a serem distribuídas na área da freguesia, em locais previamente identificados.

O projeto “Gato, Doce Lar” já está na rua pela proteção animal.

Para mais informações Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Material de apoio:
Logo Projeto
Imagem das Casas
Imagem das Casas
créditos: Freguesia de Santo António

A pé, de casa para a escola


A Freguesia de Santo António com o início do ano letivo 2019/2020 ganha novas paragens. Todas as manhãs, de segunda a sexta, levamos os jovens de casa até à Escola Básica e Secundária Passos Manuel acompanhado(a) por um monitor da freguesia. E como forma de ajudar a criar hábitos saudáveis, este percurso será sempre feito a PÉ. Uma forma de contribuir para a diminuição da pegada ecológica, evitando que tantos carros parem à porta da escola e proporcionar aos nossos jovens um maior conhecimento da nossa freguesia.

Para Vasco Morgado, presidente da Freguesia de Santo António, "este projeto permite voltar a fazer o que nós sempre fizemos, enquanto jovens, o de ir a pé para a escola com os amigos e os vizinhos". 

Os diferentes locais vão estar devidamente identificados na Freguesia de Santo António onde o monitor acompanhará os nossos jovens. Tal como qualquer meio de transporte, aqui passamos a horas, por isso o que se pede é que cada um "dê corda aos sapatos e não se atrase".
 
PERCURSO:
Rua do Conde de Redondo com a R. Luciano Cordeiro (junto à pastelaria Camacha)
Rua do Conde de Redondo com a R. de Santa Marta (junto à UAL)
Rua Alexandre Herculano com a Av. da Liberdade (junto à Cartier)
Av. Liberdade (em frente ao Tivoli Fórum)
Av. da Liberdade (passeio central junto à estátua de Simón Bolívar)
Rua da Mãe d'Água (junto ao Hotel Botânico)
Alto do Penalva com a R. D. Pedro V
Escola Básica e Secundária Passos Manuel 
 
O novo PROGRAMA DE MOBILIDADE ESCOLAR – PEDIBUS - da freguesia é gratuito e aberto a todas as crianças e jovens que frequentem a Escola Básica e Secundária Passos Manuel.
 
As inscrições são obrigatórias e devem ser feitas nos polos da freguesia (Calçada de Moinho de Vento nº3 ou Rua Alexandre Herculano, nº46, R/C).

Para mais informações Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Material de apoio:
Identificação Pedibus1
Identificação Pedibus2
Logo Pedibus

A Freguesia de Santo António inaugura no próximo mês de outubro, na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant´Anna (BACS), em Lisboa, o ciclo de exposições IlustraNatura, dedicada à ilustração científica e à pintura naturalista.
 
Este ciclo será iniciado com uma exposição de gravuras e pinturas de João Carvalho intitulada “4CantosDoMundo (i): Mamíferos do Japão – Um Deslumbramento Riscado”.
 
“Ao longo de mais uma década, em que a inspiração se renova em cada uma das 18 viagens de descoberta em solo nipónico, as formas específicas da fauna japonesa acabam por se expressar numa forma solta do desenho. A partir das narrativas cristalizadas nos esboços dos inúmeros diários de viagem, os animais do país do sol nascente, já na calma do solo português, derretem-se por sua vez pelas linhas gravadas em matrizes e pelas pinceladas monocromáticas na tela de linho natural.
O pincel molhado imita as linhas riscadas. A ponta seca da gravura confere materialidade às linhas imaginadas” (João Carvalho, Lisboa, 1 de agosto de 2019).

Com inauguração marcada para o dia 3 de outubro, das 18h às 21h, esta exposição estará patente até ao dia 30 de outubro, de segunda a sexta entre as 10h00 e as 18h00 na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna (BACS), na rua Alexandre Herculano, nº46 R/C Drt., em Lisboa. A entrada é livre.

Material de apoio:
Bibliografia de João Carvalho

Bem no Coração de Lisboa

Porque o mar começa aqui, bem no coração de Lisboa é o mote da campanha de sensibilização ambiental para pontas de cigarros da Freguesia de Santo António, com lançamento marcado em plena Avenida da Liberdade, na entrada do Cinema São Jorge, dia 29 de agostoàs 18 horas.
 

Neste dia será colocado o primeiro cinzeiro da campanha que, numa primeira fase, distribuirá 200 cinzeiros de parede a entidades públicas e privadas da Freguesia e desenvolverá diversas ações de sensibilização à população com a distribuição de cinzeiros de bolso.

Os cinzeiros são fabricados manualmente em POLISIN®, matéria prima de patente portuguesa que reutiliza plásticos acumulados em aterros por impossibilidade de reciclagem.
 
Em Portugal, a cada minuto, 7.000 pontas de cigarro são atiradas para o chão, sendo arrastadas pelo vento e chuva para os circuitos de águas pluviais (sarjetas), por onde são transportadas até aos rios, oceanos e praias. As pontas de cigarro, são a forma mais comum de lixo nos oceanos excedendo sacos de plástico, palhinhas e garrafas e podem demorar até 10 anos a decompor-se, libertando neste processo mais de 4 mil substâncias químicas que entram no ambiente e têm efeitos nocivos para animais e humanos. Segundo o Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado "a campanha Porque o mar começa aqui, bem no coração de Lisboa pretende alterar esta realidade e contribuir para mudar comportamentos".
 
A Freguesia de Santo António desenvolve esta campanha de sensibilização ambiental, através dos serviços de Limpeza Urbana e Licenciamento e enquadrada nas atribuições da freguesia de salvaguarda dos interesses da sua população nos domínios de ambiente e salubridade.

Protegemos o ambiente e melhoramos as condições de limpeza do espaço urbano da nossa Freguesia.



MATERIAL DE APOIO:
Imagens: Logotipo do projeto | Cinzeiro de parede | Cinzeiros de Bolso
Créditos: Freguesia de Santo António


Mais informações:

Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A Freguesia de Santo António - Lisboa disponibiliza a partir de amanhã, dia 17 de julho, acesso gratuito à internet via Wi-Fi em todos os jardins desta Freguesia bem no coração de Lisboa.

Desta forma o JARDIM CAMILO CASTELO BRANCO (Avenida Duque de Loulé), JARDIM DO TOREL (Rua Júlio de Andrade), JARDIM ALFREDO KEIL (Praça da Alegria) e o JARDIM MARCELINO MESQUITA (Praça das Amoreiras), dispõem de acesso de banda larga à internet, permitindo aos fregueses e visitantes navegar na rede, trabalhar, divertir-se nas redes sociais, ver filmes ou jogos rodeados pela natureza ou por fantásticas vistas sobre a cidade, bastando para tal aceder à rede jardins-santo-antonio.

Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António refere que esta iniciativa vai de encontro à sua aposta na democratização do acesso à Internet e até “estava prevista no programa eleitoral com que nos candidatámos em 2017”. “A cidadania digital passa também pela facilidade de acesso à rede e é nosso papel dar as condições aos nossos fregueses e visitantes, para poderem fazer parte do mundo digital. Mas este é um trabalho que, como muitos outros, não é só para a nossa geração usufruir em pleno, é um trabalho para o futuro.” refere ainda o presidente da Freguesia, acrescentando um convite a todos para visitarem os jardins da freguesia e desfrutarem destes novos serviços gratuitos.

Freguesia de Santo António, 16 de julho de 2019

MATERIAL DE APOIO:
Vídeo do projeto
Imagem do projeto

 

Mais informações:

Pedro Martins | Comunicação Freguesia de Santo António | Tel: 964 591 253 Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A Freguesia de Santo António aposta na formação da 7ª arte

Realizadores, técnicos de som, operadores de câmara, atores e atrizes de Palmo e Meio que, entre os dias 22 e 23 de junho, revelam-se verdadeiros profissionais no Centro Social Laura Alves (Calçada Moinho de Vento, nº2).

Pelo terceiro ano consecutivo o Workshop de Cinema de Palmo e Meio, organizado pela Freguesia de Santo António, pretende que as crianças e os jovens dos 9 aos 15 anos aprendam o papel e a função de cada elemento necessário para produzir um filme bem como as técnicas necessárias para a criação de efeitos visuais. Tudo para que o resultado final seja a criação de uma curta-metragem, posteriormente exibida na iniciativa da freguesia “Cinema no Verão”.

Em edições anteriores os nossos jovens já construíram um taumatrópio, aprenderam os planos que existem e em que situações devem ser usados, escreveram o guião de cada filme com cabeçalho, ação e diálogos, como operar com o equipamento de som e imagem e, no final, para maravilha de todos, o exercício da caracterização: onde todos saíram com diversos cortes pintados nas mãos, na cara e nos braços. 

Um workshop gratuito para que todos aprendam os verdadeiros segredos da Sétima Arte abrindo desta forma o leque de profissões que existem no mercado e que muitas vezes não são conhecidas.

Freguesia de Santo António, 18 de junho de 2019

 

Mais informações:

Pedro Martins | Comunicação Freguesia de Santo António | Tel: 964 591 253 | Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

Esquadra da PSP do Rato vai fechar da meia noite às oito da manhã
A Freguesia de Santo António lembra que a segurança das pessoas não tem hora

O Governo decidiu encerrar o atendimento das zero horas às oito da manhã da única esquadra da PSP localizada na Freguesia de Santo António. Decisão essa que repudiamos veementemente.
 
Ao longo dos tempos temos assistido nesta freguesia ao encerramento de diversas esquadras policiais. Rua das Taipas, Praça da Alegria, Santa Marta e agora a 22ª Esquadra do Rato aproxima-se do mesmo fim.
 
Não encontrando nós uma razão séria e fundamentada nesta decisão para a Esquadra da PSP do Rato, somos a pensar que esta errada e irresponsável medida, prende-se única e exclusivamente com uma decisão de índole ideológica-financeira.
 
A esquadra da PSP do Rato permite um maior policiamento de proximidade e um sentimento de maior segurança nos cidadãos, o encerramento ao público no período noturno representa um retrocesso naquela que deveria ser uma política de segurança pública. Já para não falar no sentimento de insegurança que representa para os cidadãos, comerciantes que trabalham na freguesia e para os turistas que todos os dias nos visitam.
 
De referir que a esquadra tem no seu corpo ativo 56 Agentes e apenas 1 carro de patrulha, as instalações bastantes degradadas e não existe nenhuma outra esquadra no território da nossa freguesia. Assim, e na sequência deste comunicado, propomos ao Senhor Ministro da Administração Interna, antes que o encerramento da esquadra se torne definitivo, o seguinte:
 
1º - Oiça as populações e as suas necessidades antes de fazer cortes a régua e esquadro na segurança das pessoas. Lembramos que, apesar desta freguesia ter cerca de 12 000 mil moradores, recebemos diariamente mais de 200 0000 pessoas, a todas as horas do dia. E somos das freguesias de Lisboa com mais comércio e mais turismo e com uma população idosa significativa;
 
2º - Ao invés deste encerramento de atendimento ao público da esquadra do Rato, reforce o território da freguesia com mais agentes e mais carros de patrulhamento;
 
3º - Elabore e execute um projeto de melhoria das instalações da referida esquadra para que os agentes possam desempenhar as suas funções com a merecida e devida dignidade.
 
Por fim, darmos nota da nossa total disponibilidade para ajudarmos a encontrar uma solução de manter uma ou mais esquadras da PSP na Freguesia de Santo António. Tendo já percorrido com o Comando da PSP locais na freguesia disponíveis para os receber, como é o caso da Praça da Alegria e a Rua Luciano Cordeiro, onde existem espaço livres, a freguesia está disponível para ajudar.
 
Por um serviço de policiamento de proximidade. Exigimos que a Esquadra da PSP do Rato continue ao serviço dos nossos cidadãos.
 
Freguesia de Santo António, 05 de junho de 2019

 
Mais informações:

Comunicação Freguesia de Santo António | Tel: 964 591 253 | Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

MAGAZINE SANTO ANTÓNIO

APP DE SANTO ANTÓNIO

A aplicação para dispositivos móveis da Freguesia de Santo António permite que aceda, de forma simples e gratuita,  à informação, agenda, noticias e serviços da sua freguesia e reportar "problemas na minha rua" que eventualmente surjam. Basta que se registe na nossa plataforma.

 

Para mais informações comunicacao@jfsantoantonio.pt

Descarregue aqui a APP

Disponível em iOS e Android

Search