+351 218 855 230     info@jfsantoantonio.pt
Lisboa:

Notícias

A 18 de outubro, às 11h00, teremos a decorrer na nossa Freguesia a "Oficina Fotografar Cassiano", um itinerário cultural onde os participantes poderão percorrer e fotografar alguns dos edifícios do arquiteto Cassiano Branco.

Para os interessados nesta atividade, lembramos que o ponto de encontro é na Travessa das Sedas 7A e que o percurso de dois quilómetros, realizado a pé, terá a duração de 1h30. Para além da máquina fotográfica, ou telemóvel, aconselhamos a que vista roupa e calçado confortável, adequado a passeios ao ar livre.

As visitas serão acompanhadas por técnicos do Serviço Educativo do Arquivo Municipal de Lisboa, seguindo todas as normas definidas pela Direção-Geral da Saúde. As inscrições são limitadas e deverão ser feitas para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Previous Next

Esta sexta-feira, 18 de setembro, a Freguesia de Santo António inaugurou um novo Espaço Bússola.

Situado na , este novo espaço tem uma sala de estudo, um espaço de refeições, um espaço de convívio, duas casas de banho e bastante espaço exterior. Aliás, aquando a apresentação dos monitores às crianças, as únicas dúvidas são se podem jogar à bola e quando é que o campo de futebol situado ao lado do Espaço Bússola estará terminado.

Gonçalo, de 11 anos, afirma com muita segurança que "adora" o novo espaço e que está ansioso por poder jogar jogos de tabuleiro como o Cluedo e o Monopólio. Já Rodrigo, de 9 anos, é fanático por futebol e, para ele, as brincadeiras giram todas à volta deste desporto.

"O outro espaço era muito abafado, não tínhamos esta zona ao ar livre. Este espaço é muito maior, tem muito mais luz, mais espaço para eles estudarem e para brincarem", afirma Hugo Cardoso, monitor no Espaço Bússola.

Explica-nos que, quanto às regras de segurança, não tiveram problemas de adaptação, uma vez que já estavam habituados a aplicá-las nas Férias Grandes e Férias Bússola organizadas pela Freguesia de Santo António. Neste espaço as entradas são controladas, há vários dispensadores de álcool gel e todas as cadeiras, sofás e mesas já têm a distância adequada. Do plano de atividades, para além dos trabalhos de casa, há tempo para jogos de tabuleiros, de futebol, playstation 4 e até singstar. No entanto, tudo com moderação.

"Estipulamos sempre 45 minutos a uma hora para eles fazerem os trabalhos de casa e temos dias específicos para eles estarem no computador e na playstation. No fundo, não queremos que eles estejam sempre agarrados aos ecrãs", explica Hugo Cardoso.

Por enquanto, as atividades do Espaço Bússola arrancaram com 15 crianças, do 5.º ao 9.º anos.

A partir desta segunda-feira, e até 30 de setembro, poderá visitar a exposição "Peixes Explicados pelo Desenho", de Pedro Salgado.

Esta encontra-se patente na Biblioteca Cosmelli Sant'Anna e a entrada é gratuita.

Relembramos que a BACS regressou ao seu horário regular, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00.


A Ciência na BACS Júnior está de volta, desta vez com a atividade "Pela Folha Sei a Árvore".

Não perca a 17 de setembro, às 18h00, no Jardim das Amoreiras.

O evento para os nossos cientistas dos 6 aos 12 anos é gratuito, mas é necessária inscrição através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Uma atividade com a colaboração do Instituto Bento da Rocha Cabral.

O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução que estabelece medidas especiais, que entram em vigor a 15 de setembro, na próxima terça-feira.

Para Portugal Continental:

  • Ajuntamentos limitados a dez pessoas;
  • Estabelecimentos comerciais não podem abrir antes das 10h00 (com exceções);
  • Horário de encerramento dos estabelecimentos entre as 20h00 e as 23h00, por decisão municipal;
  • Em áreas de restauração de centros comerciais, limite máximo de quatro pessoas por grupo;
  • Proibição de venda de bebidas alcoólicas nas estações de serviço e, a partir das 20h00, em todos os estabelecimentos (salvo refeições);
  • Proibição de consumo de bebidas alcoólicas na via pública;
  • Regresso às aulas em regime presencial, entre 14 e 17 de setembro: readaptação das escolas à nova realidade sanitária; planos de contingência em todas as escolas; distribuição de equipamento de proteção individual e referencial de atuação perante casos suspeito, positivo ou surtos.

Para as Áreas Metropolitanas:

  • Equipas em espelho;
  • Escalas de rotatividade entre teletrabalho e trabalho presencial;
  • Desfasamento de horários obrigatório: horários diferenciados de entrada e saída e horários diferenciados de pausas e refeições;
  • Redução de movimentos pendulares.
Previous Next

A Escola JI/EB1 Luísa Ducla Soares, na Rua do Passadiço, foi inaugurada esta quinta-feira pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Fernando Medina, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado.

No local estiveram ainda presentes a escritora Luísa Ducla Soares, que dá o nome à escola, e o vereador Manuel Grilo.

Depois de ter passado por obras de remodelação, a escola ganhou uma nova imagem, tendo-se reconstruído todos os espaços interiores e exteriores. Adaptaram-se espaços – como foi o caso da cantina, onde anteriormente funcionava um ginásio – e criaram-se novas áreas, do qual é exemplo o anfiteatro.

Aliás, a coordenadora do projeto de arquitetura, Ana Barbosa, explicou que este edifício teve várias utilizações: já albergou a primeira delegação da Alemanha em Portugal, a sede do Sporting, a Frente Nacional Socialista e, finalmente, a escola Luísa Ducla Soares.

Vasco Morgado não deixa de frisar “a importância pedagógica de termos finalmente um espaço a que [as crianças] se habituem e que considerem uma segunda casa. No fundo, isto permite-lhes estarem mais calmos a estudar e a aprender”.

Isto porque, até à data, as turmas do pré-escolar e dos 1º e 2º anos tiveram aulas provisoriamente na Escola EB1 das Gaivotas, e as turmas dos 3º e 4º anos na Escola EB1 Maria Barroso. Os cerca de 90 alunos desta escola podem agora regressar a um espaço conjunto.

Durante a visita de inauguração ao espaço, Fernando Medina referiu a qualidade e gosto da reconstrução, que considera “honrar e prestigiar a escola pública portuguesa”

“Estou muito orgulhoso desta obra. Não deixo de saudar também os arquitetos na solução particularmente feliz na recuperação de um edifício antigo que é transformado numas valências modernas, confortáveis, qualificantes da escola pública, com salas bem iluminadas, bem ventiladas e equipamentos modernos”, afirma o presidente da CML.

Já no final da visita, Luísa Ducla Soares afirmou ter ficado com imensas ideias para escrever uma estória sobre o edifício, dada a história do local: “Depois desta visita fiquei com vontade de ir aos arquivos da Câmara de Lisboa reunir documentação sobre isso. Se [as crianças] estudam a história de Portugal, da sua cidade, porque não estudar a história da sua escola?”, questiona.

A Universidade Sénior de Santo António de Lisboa (USSAL) nasceu da vontade e do empenho do Executivo da Freguesia de Santo António, com o objetivo de ser mais uma resposta social, capaz de responder aos interesses e às expectativas da população sénior e de contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.

Como é do conhecimento de todos, a situação pandémica devido à infeção por Covid-19 que o país enfrenta tem obrigado a inúmeras adaptações nos procedimentos e no funcionamento dos diversos serviços dirigidos à população.

De igual forma, a USSAL merece a nossa total atenção. Acreditamos na importância da mesma no dia a dia dos seniores que dela fazem parte e usufruem. Contudo, é da nossa inteira responsabilidade proteger a saúde e a vida de todos.

Confrontados com as exigências apresentadas pela Direção-Geral da Saúde, necessárias para a salvaguarda da saúde pública, decidiu o Executivo da Freguesia de Santo António adiar a abertura da Universidade Sénior até ao final do presente ano civil.

Acreditamos na compreensão de todos, pois apenas unidos por um bem comum conseguiremos ultrapassar esta fase, garantindo a saúde e bem-estar de todos.

Em setembro, a Freguesia de Santo António, em Lisboa, retoma o Programa Cultural “Confiança e Diversidade”, que tem como principal objetivo apostar e apoiar os agentes culturais.

O programa organizado pela Freguesia inclui sessões de jazz do Hot Clube de Portugal, uma sessão de fado em homenagem ao centenário do nascimento de Amália Rodrigues, com fados interpretados pela fadista Mel, e ainda uma atuação de cabaret do grupo “Suzie and the Boys”. Todos os espetáculos irão cumprir com regras de contingência, para que se possa estabelecer a confiança com o público. A entrada é gratuita e limitada aos lugares existentes, não sendo possível fazer reservas de lugar.

Para o presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, o mais importante é que “os fregueses tenham acesso à cultura de forma segura, sempre tendo em atenção as normas da Direção-Geral da Saúde. E que a confiança seja restabelecida tanto nos nossos fregueses como nos nossos artistas, porque a cultura não quer viver de esmolas, quer viver de trabalho”.

Consulte abaixo a programação e as medidas de prevenção e controlo do evento.

 

Jazz na Praça

Jardim Alfredo Keil, Praça da Alegria, a 6, 13, 20 e 27 de setembro, às 18h00.

6 de setembro, às 18h00:

Marta Garrett: Voz e ukelele;

João Pedro Coelho: Teclado;

António Quintino: Contrabaixo;

Luís Candeias: Bateria.

 

13 de setembro, às 18h00:

Pedro Felgar: Bateria;

Francisco Brito: Contrabaixo;

Óscar Graça: Teclado;

Luís Cunha: Trompete.

 

20 de setembro, às 18h00:

Nuno Costa: Guitarra;

André Rosinha: Contrabaixo;

Feodor Bivol: Guitarra;

Bruno Pedroso: Bateria.

 

27 de setembro, às 18h00:

Margarida Campelo: Teclado e voz;

Bruno Pernadas: Guitarra;

João Fragoso: Contrabaixo;

João Pereira: Bateria.

 

Jardins de Fado

Jardim Marcelino Mesquita, Praça das Amoreiras, a 19 de setembro, às 17h00.

Espetáculo de homenagem a Amália Rodrigues no centenário do seu nascimento, com fados interpretados pela fadista Mel.

 

Cabaret sonoro com “Suzie and the Boys”

Jardim Alfredo Keil, Praça da Alegria, a 27 de setembro, às 19h30.

O cabaret sonoro de “Suzie and the Boys”, que inclui blues e ritmos latinos típicos das décadas de 50 e 60 do século XX, promete-nos transportar para a boémia de outros tempos. O grupo é composto por oito músicos, com Miss Suzie na voz, Tiago Santos na guitarra, Nuno Sarafa na bateria, Monfrancesco no baixo, Fausto Ferreira no piano, Hugo Menezes na percursão, Nuno Reis no trompete e Zé Andrade no saxofone.

 

Medidas de prevenção e controlo do evento

Do conjunto de medidas de contingência preparados para os eventos organizados pela Freguesia de Santo António, referimos que: todas as atuações serão ao ar livre, com espaços delimitados em locais específicos; as entradas e saídas têm circuitos próprios, sendo feitas com a ajuda de um colaborador da organização, que controla o acesso aos recintos; a saída da plateia é efetuada fila por fila, e o período de entradas e saídas é alargado, para que possa ser desfasado e cumpra com as regras de distanciamento; o palco garante uma distância mínima de pelo menos dois metros entre a boca de cena e a primeira fila de espetadores, sendo que os lugares estão previamente identificados e com o respetivo distanciamento; todo o material de plateia e divisões de segurança são higienizados e os intervalos serão evitados ou reduzidos ao mínimo indispensável. Acrescentamos ainda que os recintos onde decorrem os espetáculos são desinfetados no final dos mesmos.

Mais uma vez, a Freguesia de Santo António irá oferecer material escolar a todos os alunos de 1.º ciclo das Escolas Básicas Luísa Ducla Soares e São José.

“O objetivo é ajudar todos os pais nas despesas de colocarem os alunos na escola, principalmente nesta altura tão complicada”, explica Raquel Almeida, do gabinete de Educação da Freguesia de Santo António.

A oferta irá abranger aproximadamente 320 alunos e os kits são distintos para os 1.º e 2.º anos e os 3.º e 4.º anos.

O kit para os 1.º e 2.º anos inclui: dois cadernos de linhas de capa preta; afia com depósito; borracha; canetas azul, verde, preta e vermelha; cola batom; lápis de cor; canetas de feltro; lápis de carvão; tesoura; uma régua de 20 cm e um frasco de álcool gel.

Já o kit para os 3.º e 4.º anos inclui: caderno de linhas de capa preta; caderno quadriculado de capa preta; compasso; esquadro; régua de 20 cm; transferidor; afia com depósito; borracha; canetas azul, verde, preta e vermelha; cola batom; lápis de cor; canetas de feltro; lápis de carvão, uma tesoura e um frasco de álcool gel.

As inscrições para o PEDIBUS já estão abertas e têm vagas limitadas.

Este projeto premiado da Freguesia de Santo António leva o seu filho a pé, em segurança, até à Escola Passos Manuel, num percurso que tem início na Rua do Conde Redondo com a Rua Luciano Cordeiro (junto à pastelaria Camacha).

A ficha de inscrição está disponível através do link, e deve ser entregue no Polo de Atendimento da Freguesia na Rua Alexandre Herculano, 46, R/C ESQ.

As inscrições para o Projeto Bússola já estão abertas e têm vagas limitadas. O projeto destina-se a alunos do 5.º ao 9.º ano. Para além de se acompanhar os alunos nos trabalhos de casa, há ainda espaço para atividades de convívio e é oferecido um lanche.

As inscrições decorrem em duas fases: uma primeira fase para filhos de eleitores – de 24 de agosto a 4 de setembro –, e uma segunda fase que decorre de 7 a 11 de setembro. Este ano, as atividades decorrerão na Calçada de Santo António, n.º 3, no Polidesportivo do Passadiço.

A ficha de inscrição está disponível através do link e deve ser entregue no Polo de Atendimento na Rua Alexandre Herculano, 46, r/c esquerdo.

A figura de Santo António e as Festas de Lisboa passaram à próxima fase do concurso e são agora finalistas nas 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Por essa razão, iremos marcar presença na Gala da Declaração Final, que terá lugar em Bragança a 5 de setembro e será emitida pela RTP.

Não deixe de votar moderadamente, a partir de 1 de setembro às 11h30, no Santo António e nas Festas de Lisboa para as 7 Maravilhas da Cultura Popular, através do 760 207 833, uma chamada que terá o custo de 0,60€ mais IVA. A votação termina a 5 de setembro, durante a emissão do programa, à voz dos apresentadores.

É sobre as suas origens. Participe com o seu voto.

Previous Next

Na passada segunda-feira decorreu a missa de bênção de capacetes e animais de estimação na Igreja de São Mamede, ministrada pelo padre Ismael Teixeira e com o apoio da Freguesia de Santo António.

Ao largo acorreram pessoas com cães, gatos e até um cágado. Houve ainda quem trouxesse capacetes de familiares. Na primeira fila encontramos Salvador Pimenta e a mulher. Ao seu colo, Pablo, um pequeno cão branco, espera pacientemente para ser benzido.

“O Pablo tem seis anos. Tem problemas na tiróide, epilepsia… Ninguém o queria, mas nós quisemo-lo. Viemos comemorar os dois anos da adoção dele”, diz com um sorriso Salvador Pimenta.

Esta é a terceira bênção do género organizada na igreja, uma tentativa do padre Ismael Teixeira de dinamizar o culto ao santo padroeiro deste local, São Mamede.

“Lembrei-me de ressuscitar uma prática antiga que se fazia no largo de São Mamede: a bênção de animais como cavalos, burros e bois, que antes eram usados como meio de transporte. Agora os animais da nossa cidade são de companhia, mas pensei em fazer esta ligação, uma vez que uma das marcas de São Mamede é o seu amor e relação permanente com os animais”, explica o pároco.

A inclusão dos capacetes nesta cerimónia surge do facto de as pessoas terem substituído os animais de transporte pelas motas e bicicletas, que requerem o uso do capacete. Vem também de uma questão pessoal do padre Ismael Teixeira: sendo praticante assíduo nas provas de Iron Man, e usando mota e bicicleta diariamente, o uso de capacete é-lhe essencial. Aliás, o capacete chegou mesmo a salvar-lhe a vida, num acidente que teve de bicicleta.

“Fui o primeiro padre a fazer a prova do Iron Man, sou conhecido como o Iron Priest. Há uns tempos tive um acidente e o que me salvou foi o capacete. Partiu-se ao meio, mas cumpriu a sua função, que era a de me proteger”, conta.

A iniciativa, que teve o apoio da Freguesia de Santo António, cumpriu com o distanciamento social na colocação de cadeiras, teve as entradas e saídas sinalizadas e álcool gel à entrada.

A Freguesia de Santo António está a oferecer vouchers para o IndieJúnior, uma secção do Festival IndieLisboa (Festival Internacional de Cinema Independente) dedicada aos mais novos entre os dias 25 de agosto e 5 de setembro.

Os vouchers contemplam a programação de 30 de agosto, no domingo, com as sessões Perder e Ganhar (11h15), Com os Pés na Natureza (15h30), e Crescer a Brincar (17h00), no Cinema São Jorge. Estas sessões apresentam várias curtas e são recomendadas para crianças com mais de nove, cinco e três anos, respetivamente. A duração média de cada sessão é de 47 minutos.

Levante o seu voucher na Rua Alexandre Herculano, n.º 46, r/c esq. entre as 9h00 e as 18h00, de segunda a sexta-feira. 

O Santo António e as Festas de Lisboa passaram à próxima fase das 7 Maravilhas da Cultura Popular, sendo agora pré-finalistas no concurso. O resultado foi anunciado no domingo, 16 de agosto, no programa de repescagem realizado em Porto de Mós.

Desta forma, o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, e o coordenador do Museu de Lisboa – Santo António, Pedro Teotónio Pereira, estarão presentes este domingo, 23 de agosto, no próximo programa das 7 Maravilhas da Cultura Popular, que terá lugar em Salir, Loulé.

A partir desta terça-feira, 18 de agosto, poderá votar moderadamente no Santo António e nas Festas de Lisboa para as 7 Maravilhas da Cultura Popular através do 760 207 833, uma chamada que terá o custo de 0,60€ mais IVA. A votação termina a 23 de agosto.

Ajude a eleger o santo de todo o mundo e as Festas de Lisboa.

O Santo António e as Festas de Lisboa passaram à fase seguinte do concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Siga a emissão do programa 7 Maravilhas da Cultura Popular na RTP, este domingo, 16 de agosto, a partir das 11h30. O presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, e o coordenador do Museu de Lisboa de Santo António, Pedro Teotónio Pereira, estarão presentes no programa.

As linhas de votação reabrem com o programa, portanto, não deixe de votar moderadamente no Santo António e nas Festas de Lisboa através do 760 207 833, uma chamada com o custo de 0,60€ mais IVA.

É sobre as suas origens. Participe com o seu voto.

 

Este sábado e domingo (15 e 16 de agosto), a FeiraAlegria regressa à Praça da Alegria, no Jardim Alfredo Keil.

A feira abre às 9h00 e encerra às 19h00, pedindo-se a todos os visitantes que cumpram com as regras de segurança: utilização de máscara; lavagem das mãos com frequência; manter uma distância de 2 metros das outras pessoas; cumprir com as regras de etiqueta respiratória e não mexer nos produtos expostos, pedindo ajuda ao respetivo feirante.

As inscrições para as férias do Complemento de Apoio à Família (CAF) e do AAF para setembro de 2020 já estão abertas!

Não se esqueça de fazer a sua inscrição até 21 de agosto na Escola EB1/JI S. José.

Previous Next

A requalificação do Jardim Camilo Castelo Branco já se encontra na fase final e em testes de rega.

Termina, assim, um ciclo de requalificações que devolveu os jardins das Amoreiras, da Praça da Alegria, do Torel e os espaços verdes da Braacamp à Freguesia de Santo António e aos seus fregueses. À semelhança dos outros jardins requalificados da Freguesia, o Jardim Camilo Castelo Branco também possui rede wi-fi gratuita.

"As promessas que fizemos aos nossos fregueses são para cumprir: devolvemos, requalificados, todos os jardins à Freguesia. Convido-os a sentarem-se num banco de jardim e desfrutarem destes novos espaços verdes", declara o presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado.

A intervenção no Jardim Camilo Castelo Branco foi financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia de Santo António.

A Freguesia de Santo António, em Lisboa, recebeu o Prémio Autarquia do Ano nas categorias de Apoio Social e Mobilidade, esta quinta-feira. Em causa estiveram os projetos Vassouras & Companhia e PEDIBUS.

Criado em 2012, o projeto Vassouras & Companhia pretende diminuir o isolamento dos séniores, apoiando-os nas tarefas diárias: seja na entrega de refeições, na higiene pessoal e habitacional ou nas deslocações à farmácia, supermercado, médico ou outras, uma equipa de 15 colaboradores da freguesia assegura que os idosos com mais de 65 anos tenham sempre apoio e companhia.

Este projeto comporta ainda uma outra vertente – os colaboradores que prestam estes cuidados são beneficiários do Rendimento Social de Inserção, pelo que o Vassouras & Companhia serve para lhes transmitir competências de português, técnicas geriátricas e gestão de stress, para que fiquem mais capacitados para o regresso ao mercado de trabalho.

Já o projeto PEDIBUS surgiu como forma de diminuir a pegada ecológica nas deslocações de automóvel, mas também para dotar os mais jovens de um maior conhecimento sobre a Freguesia de Santo António. Desta forma, todas as segundas e sextas-feiras, os filhos dos fregueses passaram a ser acompanhados a pé por um monitor até à Escola Básica e Secundária Passos Manuel, evitando a concentração de carros à porta do edifício. O programa é gratuito e aberto a todas as crianças e jovens que frequentem esta escola.

O Prémio Autarquia do Ano pretendeu homenagear os municípios e freguesias que se destacaram pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público. Os projetos a concurso foram premiados nas áreas de: Apoio Social; Cultura e Património; Democracia; Igualdade e Participação Cívica; Desporto e Vida Saudável; Ecologia e Cuidado dos Animais; Economia; Educação; Mobilidade; Segurança; Saúde e Proteção Civil; Turismo e Urbanismo e Espaços Verdes.

MAGAZINE SANTO ANTÓNIO

APP DE SANTO ANTÓNIO

A aplicação para dispositivos móveis da Freguesia de Santo António permite que aceda, de forma simples e gratuita,  à informação, agenda, noticias e serviços da sua freguesia e reportar "problemas na minha rua" que eventualmente surjam. Basta que se registe na nossa plataforma.

 

Para mais informações comunicacao@jfsantoantonio.pt

Descarregue aqui a APP

Disponível em iOS e Android

Search