+351 218 855 230     info@jfsantoantonio.pt
Lisboa:

Notícias

Segunda-feira arrancam as férias da Páscoa e como forma de estarmos junto das nossas crianças/jovens, os monitores dos serviços de Cultura e da Bússola vão lançar diariamente desafios através da página de Facebook da Freguesia. A partir do dia 30 de março, 𝕒̀𝕤 𝟙𝟘𝕙𝟛𝟘 𝕖 𝕒̀𝕤 𝟙𝟝𝕙, fiquem atentos!!!

𝐄𝐦 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨 𝐀𝐧𝐭𝐨́𝐧𝐢𝐨 𝐚𝐬 𝐅𝐞́𝐫𝐢𝐚𝐬 𝐧𝐚̃𝐨 𝐭𝐢𝐫𝐚𝐦 𝐅𝐞́𝐫𝐢𝐚𝐬.

Está sozinho(a) e precisa de ajuda?
Conte com o apoio dos Serviços de Ação Social da Freguesia de Santo António, ligue 936 529 172, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Previous Next

As nossas equipas (aqueles que não podem ficar em casa) continuam no seu trabalho diário.

De um lado, a Ação Social a recolher comida e bens não perecíveis, oferecidos pelos Hotéis e Empresas da Freguesia, para posterior distribuição em casa aos grupos de risco. Estamos apoiar duas centenas de pessoas em casa.

Do outro lado, o Ambiente Urbano mantém a limpeza das ruas na nossa Freguesia.

E a Manutenção e Espaço Público está a fazer desinfestações a todo o mobiliário urbano das nossas ruas.

OBRIGADO Heróis sem capa!

Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (Covid-19) e das orientações da DGS para diminuir a evolução epidemiológica, a Freguesia de Santo António (Lisboa) tomou as seguintes medidas temporárias, no âmbito do seu Plano de Contingência, com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio, com o objetivo de garantir os serviços à população que serve.

População essa que não pode ser esquecida ou deixada em pausa, uma vez que na sua maioria são pessoas de risco (+60 anos e doentes crónicos), e que dependem de muitos dos nossos programas de apoio social. Temos equipas da Freguesia de Santo António a trabalhar sete dias por semana, nas mais diversas áreas, para dar resposta a quem aqui vive.

O primeiro supermercado social, VALOR HUMANO, inaugurado no coração de Lisboa, pela primeira vez fechou as suas portas ao atendimento presencial. Mas continuamos a garantir que os bens alimentares são entregues em casa dos fregueses à hora marcada. 

Diariamente continuamos a visitar a casa de quem mais precisa nas tarefas domésticas. Seja para limpar o pó, fazer a cama ou limpar o chão, esta ajuda continua a ser garantida pelo nosso programa VASSOURAS & COMPANHIA.

As pessoas que se sentem sozinhas podem contar com o apoio da Ação Social e ligar para 936529172, segunda a sexta, das 9h às 18h.

Perante esta nova realidade que vivemos, criámos novos programas de apoio. NÃO SAIA DE CASA, NÓS FAZEMOS AS COMPRAS POR SI, que pretende reduzir o risco de exposição e contágio dos mais vulneráveis. Sejam medicamentos, compras de supermercado, todos estes produtos chegam a casa dos nossos fregueses, de segunda a sexta. 

E se pretendemos que as pessoas evitem saídas desnecessárias à rua, estamos a promover a divulgação dos estabelecimentos que, estando autorizados a permanecer abertos em condições específicas de atendimento, continuam a trabalhar. Para tal, contamos com os nossos comerciantes para juntos construirmos uma lista atual que é carregada no site da Freguesia como na plataforma criada pela Câmara Municipal de Lisboa para o efeito. 

As redes sociais têm sido, neste momento de privação, uma forma de aproximação e de aprendizagem. Por isso todos os dias desafiamos a nossa comunidade a contribuir com ideias, receitas, contos, jogos para fazermos em casa. Em Casa com Todos surge diariamente na página Facebook da Freguesia de Santo António para as semanas não parecerem tão longas, não só para as crianças, mas para todos. E como forma de aproveitar o fim de semana, aos sábados sugerimos livros que podem ser lidos online – Biblioteca online e ao domingo passeamos pelos vários Museus do Mundo – Museu em Casa. Uma breve sensação de "ir para fora cá dentro".

Na próxima semana muitas vão ser as crianças e os jovens que entram nas tão esperadas Férias da Páscoa. E como forma de dar resposta a este período, a nossa Freguesia criou o programa Em Santo António as Férias não tiram Férias. No qual pretendemos nas próximas duas semanas desafiar os mais novos com um plano de atividades que possam realizar em casa.

Seja através de novos programas ou de apoios já antes realizados, estando nesta fase a Freguesia a dar resposta a duas centenas de pessoas em casa, este é sem dúvida um período incerto e difícil para todos. Mas tem sido com o apoio dos nossos, entre a nossa equipa, empresas e hotéis, que tem sido possível continuar este trabalho que não pode ficar de quarentena.

Informamos que foi publicado o Decreto n.º 2-A/2020, de 20 de março, que regulamenta a aplicação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República. Estabelece este diploma legal, com relevância para as Freguesias, que:


Artigo 4.º
Dever de Proteção e Restrições à Circulação

Fixa restrições à circulação dos cidadãos em espaços e vias públicas, ou em espaços e vias equiparadas a vias públicas, a qual apenas se torna possível para  a aquisição de bens e serviços, deslocações por motivos de saúde, deslocações a postos de correio, agências bancárias ou seguradoras, deslocações para atividade física, passeio de animais de companhia e outras atividades de natureza análoga ou por outros motivos de força maior ou necessidade impreterível, desde que devidamente justificados – n.º 2.

Esta restrição não se aplica aos profissionais de saúde e agentes de proteção civil, magistrados, líderes dos parceiros sociais, bem como aos membros dos órgãos executivos das Freguesias, enquanto titulares de cargos políticos – n.º 4.

Artigo 6.º – Teletrabalho

Torna obrigatória a adoção do regime de teletrabalho, sempre que as funções o permitam e independentemente do vínculo laboral.


Artigo 9.º
Suspensão de atividades de prestação de serviços

Ficam suspensas as atividades de prestação de serviços em estabelecimentos abertos ao público, com exceçãodaquelas que prestem serviços de primeira necessidade ou outros serviços considerados essenciaisn.º 1.

Consideram-se serviços públicos essenciais (neles se incluindo a respetiva reparação e manutenção): água, energia elétrica, gás natural e gases de petróleo liquefeitos canalizados, comunicações eletrónicas, serviços postais, serviço de recolha e tratamento de águas residuais, serviços de recolha e tratamento de efluentes, serviços de gestão de resíduos sólidos urbanos e de higiene urbana e serviço de transporte de passageiros – Ponto 14 do Anexo II do diploma.

Artigo 15.º – Serviços Públicos

São encerradas as lojas de cidadãon.º. 1.

Mantém-se o atendimento presencial mediante marcação, na rede de balcões dos diferentes serviços, bem como a prestação desses serviços através dos meios digitais e dos centros de contacto com os cidadãos e as empresas – n.º 1.

Poderá vir a ser determinado o funcionamento de serviços públicos considerados essenciais, nos termos a definir por despacho dos membros do Governo responsáveis pela área do serviço em causa e pela área da Administração Pública – n.º 2.

Estabelece-se a possibilidade do membro do Governo responsável pela área da Administração Pública, com faculdade de delegação, poder vir a determinar orientações específicas sobre o teletrabalho e as situações que impõem a presença dos trabalhadores em funções públicas no seu local de trabalho, constituição e manutenção de situações de mobilidade, bem como a possibilidade de exercício de funções em condições, horários, entidades e locais diferentes dos habituais – n.º 3.

Fica salvaguardada a articulação com as autarquias no que se refere aos serviços públicos locais, em especial os espaços cidadão, e ao regime de prestação de trabalho na administração local – alínea d) do n.º 3.

Artigo 17.ºEventos Religiosos e Culto

Fica proibida a realização de celebrações de cariz religioso e de outros eventos de culto que impliquem uma aglomeração de pessoas – n.º 1.

Na realização de funerais, a Freguesia que se encontre a gerir o cemitério adotará as medidas organizacionaisque garantam a inexistência de aglomerados de pessoas e o controlo das distâncias de segurança, designadamente, a fixação de um limite máximo de presenças – n.º 2.


Artigo 28.º – Proteção Civil

Em matéria de Proteção Civil:

  • São acionadas as estruturas de coordenação política e institucional territorialmente competentes, para avaliação da eventual ativação dos planos de emergência de proteção civil do respetivo nível territorial; 
  • É efetuada a avaliação permanente da situação operacional e a correspondente adequação do Estado de Alerta Especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro.

Artigo 30.ºLicenças e autorizações

Na vigência do presente decreto, as licenças, autorizações ou outro tipo de atos administrativos, mantêm-se válidos independentemente do decurso do respetivo prazo.


Artigo 31.ºRegulamentos e atos de execução

Os regulamentos e atos administrativos de execução do presente decreto dispensam quaisquer formalidadese são eficazes através de mera notificação ao destinatário, por via eletrónica ou outra.

A notificação ao destinatário considera-se feita através da publicação dos regulamentos ou atos no site das entidades competentes para a aprovação dos regulamentos ou a prática dos atos.

 

Artigo 33.ºDever de cooperação

Na vigência do estado de emergência os cidadãos e demais entidades têm o dever de colaboração, nomeadamente, no cumprimento de ordens ou instruções dos órgãos e agentes responsáveis pela segurança, proteção civil e saúde pública na pronta satisfação de solicitações, que justificadamente lhes sejam feitas pelas entidades competentes para a concretização das medidas do presente decreto.

Pretende saber quais os estabelecimentos comerciais abertos na nossa freguesia? Agora já pode saber através da informação disponibilizada pelos comerciantes, EM PERMANENTE ATUALIZAÇÃO, no site da Freguesia de Santo António - https://www.jfsantoantonio.pt/…/covi…/restauracao-e-comercio. Só estão disponíveis estabelecimentos que estejam a operar no cumprimento estrito da legislação aplicável, nomeadamente o Decreto n.º2-A/2020 de 20 de março.

Assim, se possui um estabelecimento, pedimos que nos envie um email para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. com a seguinte informação:
 
- Nome do estabelecimento;
- Morada do estabelecimento;
- Tipo de estabelecimento;
- Tipo de serviço (aberto, take away, com serviço de entrega);
- Horário de funcionamento (dias e horários);
- Meios de pagamento (MB, MBway, transferência bancária, outro).
- Contacto Telefónico;
 
Pedimos igualmente que nos informe pela mesma via caso alguma das informações se altere (p.e. horário, meios de pagamento ou tipo de serviço) ou se entretanto decidir encerrar o estabelecimento. Manter esta informação atualizada pode poupar vidas ao evitar deslocações desnecessárias.

Caso pretenda saber quais os estabelecimentos em toda a cidade de Lisboa, aceda à Plataforma “Estamos Abertos” - https://cml.maps.arcgis.com/apps/webappviewer/index.html…

A Câmara Municipal de Lisboa informa que a recolha de resíduos indiferenciados passa a ser feita, na área da Freguesia de Santo António, na segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.

📌 Suspensa a recolha seletiva em zonas habitacionais.

📌 Suspensos os serviços de recolha a pedido.

📌 Recolha de monstros e resíduos verdes suspensa.

📌Não abandone os seus resíduos na via pública.

Para mais informações: https://www.lisboa.pt/atualidade/noticias/detalhe/gestao-de-residuos-em-situacao-de-pandemia-covid-19

❗ATENDIMENTO PRESENCIAL, SÓ EM CASOS URGENTES, E COM MARCAÇÃO❗

O atendimento presencial realiza-se apenas no nosso Polo da Rua Alexandre Herculano, 46 - Rc. Esq, só em casos urgentes, e com marcação para o telefone
218 855 230.

Os documentos necessários serão enviados para o seu e-mail.

A Freguesia de Santo António adotou um conjunto de procedimentos, de forma a garantir o funcionamento dos serviços e diminuir a exposição ao risco de contágio dos seus trabalhadores e fregueses, pretendendo-se assim garantir pelo máximo de tempo possível o normal funcionamento dos serviços de apoio aos cidadãos.

Deve contactar-nos por e-mail para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou por telefone: 218 855 230.

Pode também utilizar o Messenger para reportar ocorrências no espaço público e contactar com os nossos Serviços. Ligue-se a nós: 
https://m.me/FreguesiaSantoAntonioLisboa

Conte com o apoio dos Serviços de Ação Social da Freguesia de Santo António ligando para 936 529 172 ou 210 154 092.

Para informação sobre o COVID-19 aceda a https://covid19.min-saude.pt/

Face às determinações do Conselho de Ministros sobre as medidas a adotar com vista à contenção do COVID-19, a Freguesia de Santo António pede aos estabelecimentos o cumprimento rigoroso das mesmas, nomeadamente:

- Adequar a lotação dos estabelecimentos, salvaguardando uma distância de segurança entre mesas;

- Reduzir da mesma forma o número de mesas em esplanadas, aumentado a distância de segurança entre elas;

- Consultar regularmente e dar cumprimento às orientações gerais e específicas da Direção Geral de Saúde sobre práticas de higiene, identificação de sintomas e casos em que devem ser encerrados estabelecimentos, através do link https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas.aspx.

A Freguesia de Santo António continuará disponível para prestar toda a colaboração que se revelar necessária. Só com um espírito de colaboração e sentido de responsabilidade conseguiremos minorar as dificuldades do momento.

 

A Junta de Freguesia de Santo António, para proteção de grupos de risco (+60 anos e doentes crónicos), reduzindo o seu risco de exposição e contágio, criou um programa de apoio que funcionará a partir do dia 16 de março.

Fazemos as sua compras (Farmácia e Supermercado) e levamos a sua casa, de segunda a sexta, das 9h às 16h. Faça a sua marcação para 932 432 552.

As semanas que se avizinham vão ser longas e não é só para as crianças, é para todos. Mas este momento de privação também pode ser uma forma de aprendermos ou experimentarmos algo novo e até de conhecermos melhor os nossos vizinhos.

Lançamos um desafio a toda a comunidade, fregueses e vizinhos - venham partilhar uns com os outros ideias, receitas, contos, jogos ou atividades para fazermos em casa e que nos permitam ter uma breve sensação de "ir para fora cá dentro".

Enviem a vossa sugestão com um vídeo, uma fotografia e/ou um breve texto para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e durante os próximos dias vamos divulgar as vossas ideias na página do Facebook da Freguesia de Santo António.

A todos os fregueses que tinham bilhetes para o musical "Chicago" segue a informação por parte da produção:

"A atividade do Teatro da Trindade INATEL fica suspensa até dia 5 de abril. Assim, o musical Chicago foi cancelado. Esta indicação, bem como o período da sua aplicação, será monitorizada e ajustada, caso se justifique.

As diretrizes da Direção-Geral da Saúde apontam para o encerramento de salas com lotação superior a 1000 lugares. Contudo, entendemos que, dadas as circunstâncias, o encerramento do nosso espaço é uma medida preventiva no combate contra a disseminação do vírus.

O musical Chicago regressa para nova temporada em setembro. Todos os espectadores, portadores de bilhetes comprados até ao dia 29 de março, podem trocá-los para qualquer uma das apresentações da temporada de setembro.

Os espectadores podem trocar, ou pedir o reembolso, dos seus bilhetes no local onde foram adquiridos, entre o dia 14 de março e o dia 17 de abril 2020".

Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (Covid-19) e das orientações da DGS para diminuir a evolução epidemiológica, a Freguesia de Santo António (Lisboa), no âmbito do seu Plano de Contingência, decidiu cancelar a FEIRALEGRIA no Jardim Alfredo Keil (Praça da Alegria), com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio.

Medidas preventivas temporárias para reduzir riscos de exposição e contágio

Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (Covid-19), das orientações da DGS e da decisão do Governo em encerrar todos os Estabelecimentos Escolares para diminuir a evolução epidemiológica, a Freguesia de Santo António (Lisboa) tomou as seguintes medidas temporárias, no âmbito do seu Plano de Contingência, com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio e com o objetivo de garantir os serviços mínimos à população que serve:

➡️ Atendimento ao Público:

» Encerramento dos serviços de atendimento na Sede (Calçada Moinho de Vento, 3)

» O Atendimento ao Público passa a ser feito única e exclusivamente no Polo da Rua Alexandre Herculano nº46, R/C Esq.

➡️ CAF (Complemento de Apoio à Família):

» Encerramento das instalações

» Suspensão de todas as atividades incluindo o Programa das Férias da Páscoa

➡️ Estúdio Bússola:

» Encerramento das instalações

» Suspensão de todas as atividades (Ballet, Viola, Dança)

➡️ Férias Páscoa/ Férias Páscoa Bússola:

» Suspensão do Programa das Férias da Páscoa

➡️ Mercearia Social Valor HUMANO:

» Encerramento, provisório, do atendimento presencial. Os bens alimentares passam a ser entregues em casa dos Fregueses com hora marcada através do número de telefone
218 855 230

➡️ Parques Infantis:

» Encerramento das instalações

 

➡️ Projeto Bússola:

» Encerramento das instalações

» Suspensão de todas as atividades


Em todos os serviços que se mantêm em funcionamento, serão reforçados os procedimentos de higienização das instalações e equipamentos para salvaguarda dos nossos funcionários e dos fregueses que procuram os nossos serviços.


Mais informamos, que a Junta de Freguesia de Santo António se encontra a avaliar estas e outras medidas em permanência, de acordo com o desenrolar da situação e com as orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde e pelo Governo, definindo-se para já a sua vigência a partir de segunda-feira, dia 16 de março, até ao dia 9 de abril.

 

O Presidente da Junta de Freguesia de Santo António (Lisboa)

Vasco Morgado

Lisboa, 12 de março de 2020

 

Não abra a porta a estranhos. Nenhum profissional de saúde anda de porta em porta a dar informação ou conselhos sobre o coronavírus.

Qualquer sintoma como febre, tosse e dificuldade respiratória ligue 808 24 24 24 e será atendido por técnicos especializados que o vão aconselhar. 

Conte com o apoio da Freguesia de Santo António (AÇÃO SOCIAL) ligando para 936 529 172 ou 210 154 092.

Medidas preventivas temporárias para reduzir riscos de exposição e contágio

Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (Covid-19) e das orientações da DGS para diminuir a evolução epidemiológica, a Freguesia de Santo António (Lisboa) tomou as seguintes medidas temporárias, no âmbito do seu Plano de Contingência, com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio e com o objetivo de garantir os serviços mínimos à população que serve:

 

➡️ Atividades Desportivas: 

» Suspensão da Hidroginástica  

» Suspensão do Boxe

» Suspensão da Esgrima

 

➡️ Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna:

» Encerramento temporário

» Suspensão do Contos com Memória

» Suspensão do Canto do Conto

» Suspensão da Ciência na BACS Júnior

» Suspensão do Livro à Tela

» Suspensão do Ciclo de Conferências do Mundo Islâmico

 

➡️  Casa de Banho Pública:

» Encerramento da casa de banho pública do Jardim da Praça da Alegria 

 

➡️  Espaços Verdes:

» Encerramento de bebedouros públicos

 

➡️  Fazer Santo António (Voluntariado Jovem):

» Suspensão do Programa

 

➡️  Limpeza Urbana: 

» Instituída a rotatividades dos operacionais para manter os serviços a funcionar

 

➡️  Projeto Farol: 

» Suspensão do Programa

 

➡️  Reuniões: 

» Suspensão de todas as reuniões presenciais com entidades exteriores na Freguesia de Santo António

 

➡️  Sobe e Desce:

» Suspensão

 

➡️  Universidade Sénior:

» Suspensão de todas as aulas, atividades recreativas e desportivas


Em todos os serviços que se mantêm em funcionamento, serão reforçados os procedimentos de higienização das instalações e equipamentos para salvaguarda dos nossos funcionários e dos fregueses que procuram os nossos serviços.

Mais informamos, que a Junta de Freguesia de Santo António se encontra a avaliar estas e outras medidas em permanência, de acordo com o desenrolar da situação e com as orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde e pelo Governo, definindo-se para já a sua vigência a partir de hoje, dia 12 de março, e até aviso em contrário.


O Presidente da Junta de Freguesia de Santo António (Lisboa)

Vasco Morgado

Lisboa, 12 de março de 2020

 

REORGANIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

PLANO DE CONTINGÊNCIA COVID-19

MEDIDAS PREVENTIVAS

 

Com o objetivo de garantir os serviços mínimos, tendo em consideração a evolução da situação em relação ao COVID-19, foram decididas medidas preventivas de propagação entre as quais:

- Identificação de trabalhadores de maior risco para isolamento preventivo;

- Definição de rotatividade de equipas de trabalho para que as mesmas se mantenham em funcionamento;

- Higienização permanente das instalações;

- Criação de espaços de contenção em todas as instalações da Freguesia;

- Todos os trabalhadores foram informados sobre as medidas preventivas e quais os procedimentos a adoptar;

- Contacto permanente com as Autoridades de Saúde Pública.

Estas medidas estão a ser aplicadas como prevenção e visam manter a segurança dos funcionários e todos os fregueses que se dirijam presencialmente aos nossos serviços. Para que consigamos manter todos os serviços a funcionar e ao mesmo tempo garantir a resposta adequada ao dia a dia da Freguesia.

Por estes motivos pedimos a vossa compreensão e colaboração. Estando disponíveis para qualquer informação adicional através do número 218 855 230 ou por email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A Freguesia de Santo António informa que já não tem bilhetes disponíveis para o musical "Chicago".

No dia 18 de março vamos com os nossos fregueses ao Teatro Trindade INATEL.

A Freguesia de Santo António está muito orgulhosa por ver um dos seus projetos a ser replicado. Ainda este mês o Campus de Justiça de Lisboa abre um espaço de Resposta Integrada de Apoio à Vítima como o Espaço Júlia, a funcionar há 5 anos na nossa Freguesia.

Para o Presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, foi com muita alegria que recebeu esta notícia. “Há muito que desejávamos ver este projeto noutras zonas do país. Não interessa quem faz, o importante é que se faça”.

Veja a notícia em: https://www.rtp.pt/noticias/pais/violencia-domestica-espaco-de-resposta-integrada-abre-no-campus-de-justica-de-lisboa_a1209412

MAGAZINE SANTO ANTÓNIO

APP DE SANTO ANTÓNIO

A aplicação para dispositivos móveis da Freguesia de Santo António permite que aceda, de forma simples e gratuita,  à informação, agenda, noticias e serviços da sua freguesia e reportar "problemas na minha rua" que eventualmente surjam. Basta que se registe na nossa plataforma.

 

Para mais informações comunicacao@jfsantoantonio.pt

Descarregue aqui a APP

Disponível em iOS e Android

Search