A Freguesia de Santo António criou um serviço gratuito de apoio ao cuidador informal.
 
O cuidador informal, a pessoa que cuida de familiares dependentes (idosos, pessoas com demência ou doenças crónicas, crianças com patologias graves) tem na Freguesia de Santo António um serviço gratuito para que possa ter direito a descanso ou a possibilidade de sair. Na prática, há um alargamento do programa Vassouras&Companhia, criado há sete anos para apoio domiciliário à população sénior desta freguesia, que destaca um colaborador para ficar com as pessoas que precisam de assistência, enquanto os familiares vão à rua seja por umas horas ou, simplesmente, para manter algumas das suas atividades.
 
A ideia surge, segundo o Presidente da Freguesia, Vasco Morgado, para “cuidar de quem cuida para evitar que na mesma casa haja mais do que um problema, uma vez que existem casos de pessoas acamadas em que o cônjuge ainda trabalha. E para evitar sentimentos de culpa por parte do cuidador informal por ter que sair, avançamos para o terreno com esta ajuda gratuita".

A figura de apoio ao cuidador informal da Freguesia de Santo António deve ser solicitada nos polos de atendimento (Calçada Moinho de Vento nº3 ou Rua Alexandre Herculano nº46) onde cada caso é avaliado. Após avaliação, esta ajuda é prestada de segunda a sexta-feira.
 
Sabia que: O programa Vassouras&Companhia foi finalista do Prémio Europeu no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Intergeracional.