Porque o mar começa aqui, bem no coração de Lisboa é o mote da campanha de sensibilização ambiental para pontas de cigarros da Freguesia de Santo António, com lançamento marcado em plena Avenida da Liberdade, na entrada do Cinema São Jorge, dia 29 de agosto, às 18 horas.
 
Neste dia será colocado o primeiro cinzeiro da campanha que, numa primeira fase, distribuirá 200 cinzeiros de parede a entidades públicas e privadas da Freguesia e desenvolverá diversas ações de sensibilização à população com a distribuição de cinzeiros de bolso. Os cinzeiros são fabricados manualmente em POLISIN®, matéria prima de patente portuguesa que reutiliza plásticos acumulados em aterros por impossibilidade de reciclagem.
 
Em Portugal, a cada minuto, 7.000 pontas de cigarro são atiradas para o chão, sendo arrastadas pelo vento e chuva para os circuitos de águas pluviais (sarjetas), por onde são transportadas até aos rios, oceanos e praias. As pontas de cigarro, são a forma mais comum de lixo nos oceanos excedendo sacos de plástico, palhinhas e garrafas e podem demorar até 10 anos a decompor-se, libertando neste processo mais de 4 mil substâncias químicas que entram no ambiente e têm efeitos nocivos para animais e humanos. Segundo o Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Vasco Morgado "a campanha Porque o mar começa aqui, bem no coração de Lisboa pretende alterar esta realidade e contribuir para mudar comportamentos".
 
A Freguesia de Santo António desenvolve esta campanha de sensibilização ambiental para pontas de cigarros, através dos serviços de Limpeza Urbana e Licenciamento, porque é urgente para bem do ambiente e da saúde publica. Está ainda enquadrada nas atribuições da freguesia na área de “cuidados primários de saúde”, “ambiente e salubridade” e “proteção da comunidade”. Uma boa parcela dos custos de uma autarquia é canalizada anualmente para a varredura de beatas da via pública, com custos para os contribuintes que poderiam ser canalizados para outras áreas socioculturais ou mesmo ambientais.
 
Porque o mar começa aqui, bem no coração de Lisboa irá ajudar a mudar esta realidade com a distribuição de cinzeiros de bolso bem como cinzeiros de parede a entidades públicas e privadas. Porque protege o ambiente.  Melhora as condições de limpeza do espaço urbano. Cumpre com deveres de legislação e regulamentos vigentes.