A Freguesia de Santo António, em Lisboa, recebeu o Prémio Autarquia do Ano nas categorias de Apoio Social e Mobilidade, esta quinta-feira. Em causa estiveram os projetos Vassouras & Companhia e PEDIBUS.

Criado em 2012, o projeto Vassouras & Companhia pretende diminuir o isolamento dos séniores, apoiando-os nas tarefas diárias: seja na entrega de refeições, na higiene pessoal e habitacional ou nas deslocações à farmácia, supermercado, médico ou outras, uma equipa de 15 colaboradores da freguesia assegura que os idosos com mais de 65 anos tenham sempre apoio e companhia.

Este projeto comporta ainda uma outra vertente – os colaboradores que prestam estes cuidados são beneficiários do Rendimento Social de Inserção, pelo que o Vassouras & Companhia serve para lhes transmitir competências de português, técnicas geriátricas e gestão de stress, para que fiquem mais capacitados para o regresso ao mercado de trabalho.

Já o projeto PEDIBUS surgiu como forma de diminuir a pegada ecológica nas deslocações de automóvel, mas também para dotar os mais jovens de um maior conhecimento sobre a Freguesia de Santo António. Desta forma, todas as segundas e sextas-feiras, os filhos dos fregueses passaram a ser acompanhados a pé por um monitor até à Escola Básica e Secundária Passos Manuel, evitando a concentração de carros à porta do edifício. O programa é gratuito e aberto a todas as crianças e jovens que frequentem esta escola.

O Prémio Autarquia do Ano pretendeu homenagear os municípios e freguesias que se destacaram pelas suas práticas inovadoras e de gestão rigorosa do interesse público. Os projetos a concurso foram premiados nas áreas de: Apoio Social; Cultura e Património; Democracia; Igualdade e Participação Cívica; Desporto e Vida Saudável; Ecologia e Cuidado dos Animais; Economia; Educação; Mobilidade; Segurança; Saúde e Proteção Civil; Turismo e Urbanismo e Espaços Verdes.