Esta sexta-feira, 18 de setembro, a Freguesia de Santo António inaugurou um novo espaço para o Projeto Bússola.

Situado na Calçada de Santo António, 3 (Polidesportivo do Passadiço), este novo espaço tem uma sala de estudo, um espaço de refeições, um espaço de convívio, duas casas de banho e bastante espaço exterior. Aliás, aquando a apresentação dos monitores às crianças, as únicas dúvidas são se podem jogar à bola e quando é que o campo de futebol situado ao lado do espaço estará terminado.

Gonçalo, de 11 anos, afirma com muita segurança que "adora" o novo espaço e que está ansioso por poder jogar jogos de tabuleiro como o Cluedo e o Monopólio. Já Rodrigo, de 9 anos, é fanático por futebol e, para ele, as brincadeiras giram todas à volta deste desporto.

"O outro espaço era muito abafado, não tínhamos esta zona ao ar livre. Este espaço é muito maior, tem muito mais luz, mais espaço para eles estudarem e para brincarem", afirma Hugo Cardoso, monitor do Projto Bússola.

Explica-nos que, quanto às regras de segurança, não tiveram problemas de adaptação, uma vez que já estavam habituados a aplicá-las nas Férias Grandes e Férias Bússola organizadas pela Freguesia de Santo António. Neste espaço as entradas são controladas, há vários dispensadores de álcool gel e todas as cadeiras, sofás e mesas já têm a distância adequada. Do plano de atividades, para além dos trabalhos de casa, há tempo para jogos de tabuleiros, de futebol, Playstation 4 e até Singstar. No entanto, tudo com moderação.

"Estipulamos sempre 45 minutos a uma hora para eles fazerem os trabalhos de casa e temos dias específicos para eles estarem no computador e na Playstation. No fundo, não queremos que eles estejam sempre agarrados aos ecrãs", explica Hugo Cardoso.

Por enquanto, as atividades do Projeto Bússola arrancaram com 15 crianças, do 5.º ao 9.º anos.