Dia do Teatro

A Freguesia de Santo António celebrou o Dia Mundial do Teatro no “Passeio da Fama”, com a inscrição de mais 33 nomes de artistas na calçada portuguesa.

No dia 6 de abril, a Praça da Alegria, foi palco da quarta edição do evento "Brinde ao Teatro", organizado pela Freguesia de Santo António.


A cerimónia, em celebração do Dia do Teatro, inaugurou a inscrição em calçada portuguesa de 33 personalidades ligadas a esta arte milenar, no “Passeio da Fama”. Entre os homenageados deste ano estão: Afonso Pimentel, Albano Jerónimo, Alda Gomes, Ana Brito e Cunha, Ana Nave, António Capelo, Carmen Santos, Catarina Avelar, César Mourão, Diogo Morgado, Flávio Gil, Florbela Queiroz, Heitor Lourenço, Helena Isabel, Helena Reis, Henrique Feist, Henrique Viana, Henriqueta Maya, Inês Herédia, João Lourenço, João Mota, João Reis, Joaquim Monchique, José de Castro, Lourdes Norberto, Luís Esparteiro, Luís Lourenço, Márcia Breia, Natalina José, Rita Salema, Rui Mendes, Sofia Grillo e Virgílio Castelo.

Cada um deles teve o seu nome gravado na calçada portuguesa, da Praça da Alegria.

Sofia Grillo, atriz, expressou a sua gratidão pela homenagem prestada, sublinhando a importância do teatro para a cultura de cada país. “O teatro é vida é cultura. É o que dá identidade a cada país. Esta iniciativa é de louvar. Para mim é um honra gigantesca, ter o privilégio de estar aqui na calçada”, contou.


Já o ator Luís Lourenço referiu que “não consegue encontrar palavras para a alegria que é estar no Passeio da Fama”, pois, “ainda não assimilou o que isso significa”.

A ocasião contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o Presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa e muitos dos homenageados.

Vasco Morgado, Presidente da Freguesia de Santo António afirmou que “é sempre um grande prazer e orgulho todos os anos fazer crescer o «Passeio da Fama» com mais nomes de gentes ligadas ao Teatro português como forma de celebrar, agradecer e eternizar os nomes daqueles que, em cima de um palco, nos fazem sonhar.”


No final da cerimónia, cada artista foi presenteado com uma garrafa de vinho, um certificado e uma oferta - uma pedra da calçada laminada com os seus nome cravado. Tudo culminou num brinde, ao teatro, claro. Agradecemos à Casa Agrícola Pinto do Amaral, pela oferta das garrafas de vinho oferecidas aos artistas, para o Brinde ao Teatro.


Com esta iniciativa, a Freguesia de Santo António oferece à cidade de Lisboa um espaço de homenagem aos nossos artistas. Em nome da cultura. Viva ao Teatro!