A Festa da Francofonia regressa à Freguesia

A Freguesia de Santo António voltou a ser parceira do evento sinónimo do mês de março – A Festa da Francofonia.

Uma iniciativa dedicada ao mundo francófono, em parceria com os países membros ou observadores da Organização Internacional da Francofonia (OIF) com expressão diplomática em Portugal.


A exposição “Entre Sone et Lumière”, de Igor Sterpin, marcou o início das festividades na Freguesia. Organizada em conjunto com a Embaixada da Bélgica em Portugal, na Biblioteca Arquiteto Cosmelli Sant’Anna (dia 29 de fevereiro).


No dia 16 de março, o evento estendeu-se à Tenda do Parque Mayer, com a “Aldeia Francófona”, ponto de encontro para quem quis descobrir as diferentes facetas da língua francesa e da cultura francófona, através de atividades para todos os gostos e idades. A iniciativa, aberta ao público, teve início às 14h30. Aqui, os visitantes foram recebidos por duas exposições: “Retour sur le sommet de Djerba” e “Affiche ton français- destination Côte d ́Ivoire”.

Além destas exposições, os mais competitivos puderam participar em jogos, que ofereciam a possibilidade de ganhar prêmios, como vouchers de restaurantes e garrafas de vinho.
Um dos destaques da tarde foi a apresentação do coletivo de músicos e bailarinos senegaleses, Ballet Jammu. Este espetáculo preencheu a Tenda do Parque Mayer com músicas e danças tradicionais, trazendo um pedaço do Senegal para o coração de Lisboa.

O espetáculo, preparou os visitantes para o ponto alto da festividade – a degustação gastronómica, pelas 19h00. A viagem culinária, permitiu aos presentes saborear pratos típicos dos países francófonos.
Foi uma tarde inesquecível, que sublinhou a importância do encontro entre culturas. Viva a Francofonia!