Notícias

Diversão garantida em férias de Carnaval na neve

noticia_app_720x330

Durante três dias, de 27 de fevereiro a 1 de março, cerca de 50 crianças e jovens da Freguesia de Santo António puderam usufruir de umas férias de Carnaval passadas de forma diferente e muito divertida, entre a neve e os desportos de inverno na Serra da Estrela. Esta foi a primeira vez que a Freguesia organizou umas férias externas (com pernoitamento) e a experiência parece ser para repetir.

Pouco passava das 20h00 quando as cerca de 50 crianças da Freguesia de Santo António chegavam de “umas férias de sonho”, como descreveu Sara Teixeira, de 8 anos.

A ansiedade inicial, de irem passar três dias longe de casa e sem pais, deu lugar à excitação de umas férias que se queriam mais longas. “Correu tudo lindamente, apesar das idades díspares e de alguns serem muito novos”, descreveu Pedro Morais, do Departamento de Cultura e Desporto da Freguesia de Santo António.

O divertimento foi muito, tanto que o grupo não se queria vir embora e perguntavam se podiam ficar mais algumas noites e se a atividade iria ser repetida em breve”, adiantou-nos o coordenador da atividade.

Durante os três dias de viagem, as crianças e jovens tomaram, em muitos casos, o primeiro contacto com a neve e com as atividades associada, como a prática do Ski.

As condições climatéricas dos dois primeiros dias não foram as melhores para a prática de desportos na serra, mas Pedro Morais garantiu que “foi encontrada uma alternativa que foi excelente também, que foi a pista de Ski de Manteigas – um local muito bonito”, onde decorreu a primeira aula da modalidade em neve artificial. No terceiro dia, as condições meteorológicas já foram melhores, permitindo que o grupo visitasse a Serra e colocasse em prática o que tinham aprendido, deste vez, na neve natural.

Foi muito giro”, garantiu a pequena Sara Teixeira que confessou “ser mais fácil esquiar na neve artificial que na verdadeira”.

Esta foi a primeira vez que a Freguesia de Santo António organizou uma férias em que dava a hipótese das crianças pernoitarem fora do seu ambiente familiar. Para o presidente da Freguesia de Santo António, “foi uma decisão ponderada, e embora acarretasse alguns riscos, foi tomada com a consciência plena que as crianças e jovens iriam responder de forma positiva. Primeiro porque alguns já são presença habitual nas férias organizadas pela Freguesia, logo já sabíamos de certa forma o que esperar; e segundo, porque está aqui inerente uma atitude pedagógica que é necessário ter com as nossas crianças: que é a de capacitar a criança para estar fora do seu ambiente familiar e assim também a munir de senso de responsabilidade”.

Por isso, o presidente acredita que “foi uma aposta ganha até porque tudo correu muito bem”, voltando-se a “dar resposta a uma premissa importante quando organizamos este tipo de atividade que é a de dar oportunidade a todos – sobretudo a quem não tem tanta disponibilidade financeira – de usufruírem de férias de qualidade”.

O bom funcionamento da atividade foi, igualmente, garantido graças ao acompanhamento da mesma por parte de cinco monitores e três colaboradores da Freguesia. Assim, como da “hospitalidade e espírito incansável que encontrámos junto dos funcionários da Pousada da Juventude e da Estância de Ski da Serra da Estrela”, referiu Pedro Morais.