Centro Social Laura Alves

centro_social_laura_alves– O que é?
O Centro Social Laura Alves foi inaugurado em Julho de 2011 e é gerido pela Cruz Vermelha. O nome presta homenagem à actriz Laura Alves, avó do actual presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado. Este é um centro polivalente que se destina a prestar apoio à população da freguesia de Santo António, mas não só.
A maior parte dos utentes trabalhou no Parque Mayer (entre estes encontram-se desde técnicos de palco a assistentes de camarim e costureiras).
Esta instituição disponibiliza aos seus utentes diversos serviços diários (refeitório, lavandaria e instalações sanitárias), para além dos mais variados programas lúdicos (expressão dramática, plástica, corporal, alfabetização, iniciação à informática, entre outros). O centro cede ainda espaço a algumas empresas do Núcleo Criativo de Santo António e departamentos da Freguesia.

– Como funciona?

Refeitório
O Centro Social Laura Alves tem capacidade para servir 40 refeições diárias e mais 35 em regime de apoio domiciliário. Todas as refeições são preparadas diariamente na cozinha do centro por Célia Anjos. Todo o serviço é articulado de forma que seja possível servir refeições no centro e em casa.
As refeições são pagas ou gratuitas conforme as condições socio-económicas dos utentes. É feita uma caracterização de cada idoso, para definir o tipo de apoio alimentar de que necessitam. É essencial saber quem quer ou pode receber as refeições no centro ou em casa, e quem pode ou não pagar por elas. O serviço de refeições gratuitas é temporário, mas até agora nenhum pedido ficou sem resposta.
As refeições servidas no centro social têm o custo de 3€. Parte desse valor reverte para a cozinheira de serviço, outra parte abate para a Freguesia.

Lavandaria
Qualquer pessoa pode usufruir do serviço de limpeza de roupa da lavandaria do centro social. Existe uma tabela de preços definida. No entanto, se em causa estiver uma população carenciada, essas pessoas podem usufruir deste serviço gratuitamente. As roupas podem mesmo ser recolhidas e entregues de volta nas habitações dos utentes, através do Vassouras&Companhia.

Casas de banho adaptadas
O centro social possui duas casas de banho adaptadas, nas quais os idosos podem fazer a sua higiene pessoal, com o apoio dos membros do Vassouras&Companhia. Estas instalações são essencialmente dirigidas a pessoas que não têm equipamentos sanitários em casa.

Núcleo Criativo
O centro social alberga duas das empresas que fazem parte do Núcleo Criativo de Santo António, nomeadamente a Chekin e o Pelouro dos Números.

Salão de eventos
A Freguesia cede o salão do Centro Social Laura Alves para lá se realizarem reuniões de condomínios, formações, entre outros eventos.

– O que fazer para ter acesso aos serviços do Centro Social Laura Alves?
Os pretendentes devem marcar um atendimento no Departamento de Acção Social para que seja feita uma avaliação de caso e um diagnóstico.
O atendimento com as assistentes sociais é feito por marcação às quartas-feiras, das 10h às 13h, no pólo de S. Mamede e nos restantes dias, das 10h às 18h, em S. José, na sede de freguesia, podendo o atendimento ser reencaminhado pelo pólo de Coração de Jesus.


 

Sede de Freguesia
Calçada do Moinho de Vento, n.º 3
1169-114 Lisboa
Telefone: 218 855 230 – Fax: 218 855 239
Horário: 2.ª a 6.ª feira, das 9h às 18h

Pólo Coração de Jesus
Rua Luciano Cordeiro, n.º 16 r/c Esq.
1150-215 Lisboa
Telefone: 933 060 929
Horário: 2.ª a 6.ª feira, das 9h30 às 18h

Pólo São Mamede
Largo São Mamede, n.º7
1250-236 Lisboa
Telefone: 213 928 090 – Fax: 213 928 099
Horário: 2.ª a 6.ª feira, das 10h às 18h