Vassouras&Companhia

Vassouras & Companhia

– O que é?
O Vassouras&Companhia é um projecto que procura ajudar idosos que vivam situações de dependência ou isolamento na Freguesia de Santo António. A brigada de apoio é composta por pessoas que recebem o Rendimento Social de Inserção ou desempregados de longa duração com idades entre os 36 e 53 anos.
Desde 2012 que este projecto disponibiliza vários serviços diários dirigidos a pessoas com mais de 65 anos. As ajudas vão desde o auxílio na higiene pessoal e do lar, ao acompanhamento nas deslocações diárias (tais como idas ao médico, supermercado, farmácia, missa, etc.), a pequenas reparações nas habitações e ao próprio convívio, essencial para combater a solidão.

– Como funciona?
O projecto é desenvolvido em articulação com o Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) do Centro Social Coração de Jesus/São José da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o Programa Inserção + do Centro de Emprego do Conde Redondo.
A Freguesia de Santo António conseguiu contractar 30 funcionários. Os membros do Vassouras&Companhia recebem uma bolsa correspondente ao valor do IAS (Indexante dos Apoios Sociais), mais os subsídios de alimentação e transporte. A Freguesia recebe uma verba por parte da Segurança Social, de modo que o encargo fica repartido pelas duas instituições.
Estes colaboradores beneficiam ainda de apoio psicológico dado por um estagiário da Ordem dos Psicólogos, que está a desenvolver um projecto com os mesmos. Este apoio é dado nomeadamente às segundas e quintas-feiras da parte da manhã.
Os membros do Vassouras&Companhia têm um horário das 10h às 17:30h e trabalham em diferentes departamentos, desde o apoio domiciliário à reparação de calçadas, o tratamento de jardins, como motoristas, etc.
Aos idosos, é-lhes feito um diagnóstico social para definir que tipo de ajuda necessitam. Todos os casos e pedidos são avaliados numa perspectiva de inclusão familiar. Este apoio não pretende substituir ou desresponsabilizar as famílias dos utentes. Nesse sentido, a Freguesia promove junto daquelas acções de sensibilização e esclarecimento acerca de temáticas relacionadas com a terceira idade (como o Alzheimer, a segurança em casa, na rua, burlas, entre outras).

– Qual é objectivo?
O objectivo basilar deste projecto é diminuir o isolamento a que os seniores estão vetados, ajudando-os nas tarefas do quotidiano e aproximando-os, através do contacto directo, da Freguesia, que como entidade de primeira linha tem capacidades de resposta específicas para estas situações. Para além de ajudar idosos, este projecto permite que pessoas em idade útil recebam formação e desempenhem um papel relevante, quer para a sua própria inclusão social, quer para o regresso ao mercado de trabalho.
É de destacar que este programa foi nomeado para um prémio europeu no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Inter-gerações. A Dra. Inês Carrolo, mentora e coordenadora do Vassouras&Companhia, foi a Bruxelas apresentar o projecto como uma boa prática social e de solidariedade.

– O que fazer para ter acesso aos serviços do Vassouras&Companhia?
Os pretendentes devem marcar um atendimento no Departamento de Acção Social para que seja feita uma avaliação de caso e um diagnóstico.
O atendimento com as assistentes sociais é feito por marcação às quartas-feiras, das 10h às 13h, no pólo de S. Mamede e nos restantes dias, das 10h às 18h, em S. José, na sede de freguesia, podendo o atendimento ser reencaminhado pelo pólo de Coração de Jesus.


 

Sede de Freguesia
Calçada do Moinho de Vento, n.º 3
1169-114 Lisboa
Telefone: 218 855 230 – Fax: 218 855 239
Horário: 2.ª a 6.ª feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h

Pólo Coração de Jesus
Rua Luciano Cordeiro, n.º 16 r/c Esq.
1150-215 Lisboa
Telefone: 213 563 140 – Fax: 213 555 450
Horário: 2.ª a 6.ª feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h

Pólo São Mamede
Largo São Mamede, n.º7
1250-236 Lisboa
Telefone: 213 928 090 – Fax: 213 928 099
Horário: 2.ª a 6.ª feira, das 10h às 13h e das 14h às 18h