Apoio Social

Apoio_social

A Freguesia de Santo António é uma entidade de primeira linha, como tal, apresenta competências para responder aos mais variados pedidos que possam surgir no seio da freguesia e da sua população. Os vários departamentos da trabalham em equipa, coordenando-se para conseguir dar uma resposta adequada e de qualidade às necessidades e problemas das pessoas de Santo António. Essa resposta é dada de diferentes formas:

Apoio domiciliário
– Através do projecto Vassouras&Companhia, que presta apoio principalmente a idosos com mais de 65 anos (mais de 20% da população).

Apoio alimentar
– Através do programa de donativos do Pingo Doce. Três vezes por semana este hipermercado doa produtos que por algum motivo já não podem ou não vão ser vendidos, mas que ainda se encontram em condições próprias para consumo (desde alimentos a produtos de higiene, utensílios de cozinha, etc.);
– Através do programa Fundo de Emergência de Apoio a Carenciados (FEAC), uma parceria feita entre a Freguesia e o Instituto de Apoio Social que celebra a doação de 21 produtos anualmente, os quais são depois distribuídos pela população;
– Através do movimento Zero Desperdício da Associação DariAcordar, a que a Freguesia de Santo António aderiu. Este protocolo permite ter acesso a alimentos e refeições confecciondas de alguns hotéis, cantinas sociais, refeitórios e mini-mercados da área. O Zero Desperdício é o único movimento que tem o selo de garantia da ASAE.
– Através do serviço de refeições do Centro Social Laura Alves (pago ou gratuito, conforme as necessidades do utente);
– Através de donativos de pessoas próprias ou entidades particulares;
– Através de parcerias com as paróquias da área e a Segurança Social.

Apoio na aquisição de medicamentos

Apoio sanitário
– Através das casas de banho adaptadas, existentes no Centro Social Laura Alves, nas quais os idosos podem fazer a sua higiene pessoal, com o apoio dos membros do Vassouras&Companhia;
– Através do serviço de limpeza de roupa da lavandaria do Centro Social Laura Alves (gratuito ou pago, conforme as necessidades do utente);

Apoio habitacional
– Através das habitações municipais.

Apoio na ocupação de tempos-livres
– Através dos projectos Miúdos & Companhia, Verão Sénior e das actividades desenvolvidas no Centro Social Laura Alves.

A Freguesia de Santo António é ainda membro de algumas comissões e funciona em parceria com várias entidades do terreno, sempre com o objectivo de ter um campo de acção mais alargado e diversificado.

Membro da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Lisboa Centro
– A Freguesia realiza avaliações e acompanhamento de casos, como membro da comissão alargada da CPCJ;
– Na área de intervenção da primeira divisão, a Freguesia, através da CPCJ, e equipas da Polícia de Segurança Pública (PSP) fazem fiscalizações nocturnas em estabelecimentos privados e na via pública. Equipas descaracterizadas andam pelas zonas de diversão nocturna para ver se há crianças ou jovens sozinhos ou a ter comportamentos ilegais ou desapropriados (como o consumo de bebidas alcoólicas). Estas acções são feitas num sentido preventivo e ao abrigo do projecto Noite Sem Vícios. São também feitas fiscalizações de títulos de transporte na rede de autocarros da madrugada, em parceria com a CARRIS;
– No final do ano lectivo, é realizada uma actividade lúdico-desportiva que reúne as crianças sinalizadas (retiradas aos pais), a  PSP e os técnicos da CPCJ. Esta actividade serve para desmistificar o papel da polícia e dos técnicos, porque muitas vezes estas crianças apenas os reconhecem de momentos traumáticos.

Membro do Inter-Freguesias
– Neste grupo de trabalho estão inseridas outras freguesia da área de Lisboa e a PSP local. Anualmente este grupo elabora um plano de actividades escolares que passam essencialmente por acções de sensibilização para crianças e encarregados de educação, sobre os mais diversificados temas (tais como os perigos da internet, a segurança rodoviária, em casa, na rua, entre outros).

Parceria com as escolas
– O trabalho com as escolas passa também pelo acompanhamento de crianças de famílias carenciadas. Através das instituições de ensino, os técnicos da Freguesia conseguem acompanhar casos sinalizados e ter informações sobre as condições de vida das crianças.

Parceira com a PSP e os centros de dia da Santa Casa da Misericórdia
– Entre Outubro e Dezembro de 2013 foi feito um recenseamento geriátrico, que permitiu identificar quantos idosos vivem na freguesia de Santo António e em que condições. Desse estudo surgiu um número de casos mais críticos que os assistentes da Freguesia vão acompanhando juntamente com a polícia e a Santa Casa da Misericórdia. A esses idosos são explicados os serviços disponibilizados por estas três entidades dos quais aqueles podem usufruir para aumentar a sua segurança e bem-estar.

– O que fazer para ter acesso ao apoio social?

Para ter acesso a qualquer tipo de apoio social disponibilizado pela Freguesia, os pretendentes devem marcar um atendimento no Departamento de Acção Social. Será feita uma avaliação de caso e um diagnóstico, de modo a deliberar qual o tipo de ajuda mais adequado para resolver os problemas diagnosticados.
O atendimento é feito por marcação às quartas-feiras, das 10h às 13h, no pólo de S. Mamede e nos restantes dias, das 10h às 18h, em S. José, na sede de freguesia, podendo o atendimento ser reencaminhado pelo pólo de Coração de Jesus.


 

Sede
Calçada do Moinho de Vento, n.º 3
1169-114 Lisboa
Telefone: 218 855 230 – Fax: 218 855 239
Horário: 2.ª a 6.ª feira, das 9h às 18h

Pólo Coração de Jesus
Rua Luciano Cordeiro, n.º 16 r/c Esq.
1150-215 Lisboa
Telefone: 933 060 929
Horário: 2.ª a 6.ª feira, das 9h30 às 18h

Pólo São Mamede
Largo São Mamede, n.º7
1250-236 Lisboa
Telefone: 213 928 090 – Fax: 213 928 099
Horário: 2.ª a 6.ª feira, das 10h às 18h