Notícias

Freguesia de Santo António recebida por Sua Santidade o Papa Francisco

vaticano_TOPO

Sua Santidade, o Papa Francisco recebeu na Praça de São Pedro a comitiva da Freguesia de Santo António, que se deslocou ao Vaticano e a Roma numa viagem de três dias.

Na Audiência Geral Papal, hoje (15 de março), Vasco Morgado, presidente da Freguesia de Santo António acompanhado por uma comitiva de 50 fregueses, ofertou ao líder da Igreja Católica a pintura “Santo António”, da autoria de Carlos Barahona Possollo. A comitiva levou ainda uma imagem de Santo António do séc. XVII, que foi abençoada por Sua Santidade.

“Queremos, desta forma, também, dar um contributo na recuperação e (re)valorização do património cultural da freguesia”, afirmou Vasco Morgado.

Na zona das ofertas, figurava o quadro “Santo António” assinada pelo pintor Carlos Barahona Possollo – que, entre outras obras de relevo e que representam bem o seu cunho pictórico, é o autor do retrato oficial do 19º Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Foi uma emoção enorme e uma oportunidade única podermos estar com o Santo Padre e quisemos assinalar este momento com um gesto que cimenta a identidade da nossa Freguesia”, referiu o autarca que teve a hipótese de saudar pessoalmente Sua Santidade e explicar o que motivou esta ida ao Vaticano da comitiva de Santo António.

Da parte de Sua Santidade, a mensagem de saudação “cordial aos peregrinos de língua portuguesa, em particular aos cidadãos lisboetas de Santo António, guiados pelo Presidente da Junta de Freguesia”, foi de esperança e alegria. “O Senhor vos abençoe e encha de alegria, e o Espírito Santo ilumine as decisões da vossa vida, para realizardes fielmente a vontade do Pai celeste. Sobre todos vós e sobre as vossas famílias e comunidades, vele a Virgem Mãe de Deus e da Igreja”, foram as palavras dirigidas por Sua Eminência, o Papa Francisco, ao grupo de Santo António.

A viagem da Freguesia de Santo António, a Roma e ao Vaticano, termina a 16 de março.

(* Créditos das fotografias com Sua Santidade, o Papa Francisco: © L'Osservatore Romano)