Freguesia de Santo António celebra o Dia Mundial do Teatro com nova toponímia

Freguesia de Santo António celebra o Dia Mundial do Teatro com nova toponímia

Para celebrar o Dia Mundial do Teatro, a 27 de março, a Freguesia de Santo António, em Lisboa, irá renomear as suas ruas com nomes de vários artistas portugueses ligados a esta arte. A Avenida da Liberdade, por exemplo, será renomeada como “Casa do Artista – Apoiarte”, por forma a dar visibilidade a esta causa.

“Honra-nos muito este gesto da Freguesia de Santo António nos nomear na avenida mais nobre da cidade. Mostra um enorme respeito e homenagem não só à Apoiarte e aos seus artistas, como também a todos os artistas portugueses” afirma Luís Aleluia, membro da direção da Casa do Artista – Apoiarte.

Ao todo serão renomeadas 130 ruas da freguesia, com uma toponímia especial colocada abaixo das placas já existentes. Os novos nomes não substituem os atuais, pretendendo ser apenas uma forma de homenagear os nossos artistas durante uma semana. O trabalho será realizado na noite de 26 de março, para que esta freguesia bem no coração de Lisboa acorde no dia seguinte em espírito de celebração.

Em anos anteriores, a cerimónia “Um Brinde ao Teatro” enchia o Passeio da Fama, na Praça da Alegria, – a calçada com vários nomes de artistas portugueses – com as figuras mais ilustres do teatro nacional. Dada a situação da pandemia por Covid-19, o evento será realizado numa outra altura, assim que for possível.

“A Freguesia de Santo António é a Freguesia dos Teatros – aliás foi precisamente nestes teatros que cresci, aprendi e convivi durante vários anos. Apesar da pandemia, não podíamos deixar de prestar homenagem a esta arte que, mais do que nunca, precisa de todo o nosso apoio”, afirma Vasco Morgado, presidente da Junta de Freguesia de Santo António.

Consulte as ruas que serão renomeadas e os artistas que lhes darão vida através do documento que deixamos no link.

Para mais informações, não hesite em contactar com:

Pedro Martins
Responsável pelo gabinete de Comunicação da Freguesia de Santo António

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.