Research Center

46ª Corrida da Liberdade traz os ideais de abril à Avenida da Liberdade

No dia 25 de abril, decorreu a 46ª Corrida da Liberdade em comemoração dos 51 anos da Revolução dos Cravos, na Avenida da Liberdade

A Praça dos Restauradores foi novamente o ponto de chegada de todas as provas, com partida pelas 10h00.

Assim, acolhemos todos aqueles que mantêm vivos e celebram os ideais de abril.

A iniciativa contou com a organização da CDL - Federação das Colectividades de Cultura Recreio e Desporto do Distrito de Lisboa, ACCL - Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa e  A25A - Associação 25 de Abril.

 

Espaço Júlia recebe Sr. Procurador Diretor da SEIVD

No dia 9 de abril, o Espaço Júlia - RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima) recebeu o  Sr. Procurador Diretor da SEIVD, Dr. João Pires, o Procurador Sérgio Costa e a Procuradora Cristina Arcanjo. 

A visita deu a conhecer o trabalho desenvolvido por este espaço pioneiro de resposta integrada de apoio à vitima de violência doméstica, no ano que marca o seu 10.º aniversário. 

Na ocasião estiveram presentes o presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, a Diretora Técnica do Espaço Júlia, Inês Carrolo, o Comandante da 1.ª Divisão Policial, Subintendente Iuri Rodrigues, o Chefe Sousa Dias, da 1.ª Divisão do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa e a Comissária Justina Amaral.

Nova sede da Ordem dos Farmacêuticos Lisboa

Sabia que, existe um edifício que carrega a memória de mais de 120 anos de história, na Freguesia de Santo António?

No dia 23 de setembro, a Ordem dos Farmacêuticos inaugurou a sua nova sede, na Rua da Sociedade Farmacêutica.

A cerimónia, realizada em honra da profissão farmacêutica, assinalou o início de uma nova etapa para a instituição.

Da Botica do Hospital de São José à Sede Centenária

A história deste edifício começa em 1835, na Botica do Hospital de São José, em que nasceu a Sociedade Farmacêutica Lusitana (SFL) – entidade que, hoje, a Ordem dos Farmacêuticos (OF) reconhece como sua continuadora. Até o final do século XIX, a Sociedade transitou por diversas casas alugadas, culminando no desejo de conquistar uma “casa” própria.

Em janeiro de 1900, o anúncio da instalação da sua primeira sede fez-se ouvir. E foi então que em fevereiro do ano seguinte (1901), a SFL inaugurou a sua sede - um marco que selou o compromisso dos farmacêuticos com a permanência e o progresso.

Localizado numa zona entre o Marquês de Pombal e o Campo dos Mártires da Pátria, o edifício situa-se no gaveto formado pela Rua Bernardim Ribeiro e pela antiga Rua n.o 4 do Bairro Camões, que passou a denominar-se Rua da Sociedade Farmacêutica, em reconhecimento aos serviços prestados pela instituição.
Com o passar dos anos, o edifício mostrou sinais de desgaste.

No início dos anos 80, sob a liderança do bastonário Alfredo Albuquerque, medidas de conservação e de reforço da segurança foram implementadas.

Uma década depois, surgiu a oportunidade de adquirir o prédio contíguo, um imóvel que prometia integrar a nova sede – um projeto que nunca chegou a concretizar-se. Diversos grupos de trabalho, ao longo dos anos, estudaram alternativas sustentáveis para acolher a casa dos farmacêuticos, preservando a sua identidade e história. Os estudos técnicos para a recuperação do edifício na Rua Bernardim Ribeiro iniciaram-se em 2014, marcando o início de uma nova etapa.

Em 2016, os trabalhos alargaram-se, culminando num Concurso Público de Conceção do Projeto de Arquitetura que foi aprovado e concretizado.

No dia 15 de janeiro, o presidente da Freguesia de Santo António Vasco Morgado, visitou a nova sede da OF, com a presença do bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Hélder Mota Filipe, na Rua da Sociedade Farmacêutica.

A casa dos farmacêuticos, permanece então como testemunho vivo de um percurso que se estende por quase dois séculos, homenageando esta profissão e preservando a história e memória dos farmacêuticos lisboetas.


Recordando as palavras do farmacêutico brasileiro Carlos Drummond de Andrade:

“Para o farmacêutico, amar não é apenas o verbo transitivo direto que se aprende a conjugar, nas escolas. Amar é ação. A ação de servir, a qualquer hora de qualquer dia e em qualquer lugar. É cuidar, é promover a saúde, é salvar vidas".

Monstros (de Estimação) invadem a Freguesia de Santo António

Entre os dias 11 de março e 13 de abril, a Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna (BACS) foi palco de uma autêntica invasão... mas sem pânico! A exposição “Monstros de Estimação - Dear Monsters” trouxe um universo (arrepiante) repleto de criaturas fantásticas, concebidas por artistas do mundo do cartoon, caricatura, ilustração e banda desenhada, de diferentes proveniências.

A iniciativa, partiu de um desafio lançado em outubro de 2024 nas redes sociais pelo Diretor do Concurso, Pedro Ribeiro Ferreira, e teve uma adesão surpreendente: um total de 181 monstros, criados por 102 autores de diferentes origens.

A criatividade e diversidade das obras fizeram as delícias do público, que se deparou com monstros para todos os gostos – alguns assustadores, outros divertidos e, claro, todos inesquecíveis.

"Viva os monstros e viva a Freguesia de Santo António! Nesta exposição, estão monstros fruto da criatividade dos seus atores, muito variados. Monstros que estimamos muito.", sublinhou Pedro Ribeiro Ferreira.

Já o presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, destacou a oportunidade única de conhecer estas criaturas de perto e, quem sabe, levar um "monstrinho" para casa.

A exposição – patente de 11 de março a 13 de abril – na BACS, recebeu 300 alunos das nossas escolas EB1/JI São José e JI/ EB1 Luísa Ducla Soares e cerca de 40 crianças do nosso Projeto Bússola. Aqui, para além de visitarem os “monstrinhos”, expressaram a sua criatividade, através de diversas atividades, nas quais tiveram oportunidade de criar os seus próprios Monstros. Um desafio que proporcionou muitos sorrisos (e alguns sustos)!

Com entrada gratuita e uma boa dose de humor, “Monstros de Estimação - Dear Monsters” provou que a arte não tem limites – e tem muitos monstros à solta!

“O que vê além do seu reflexo” – Uma celebração do Dia Internacional da Mulher

Em antecipação do Dia Internacional da Mulher, a Freguesia de Santo António assinalou este dia com uma iniciativa especial, levando mensagens de reconhecimento e carinho às mulheres da comunidade.

As equipas da Freguesia percorreram as ruas, no dia 7 de março, surpreendendo as mulheres com um presente simbólico e palavras de incentivo, destacando a sua força, determinação e resiliência, através de um pendurante com um espelho, um desafio interativo de sopa de letras e o questionamento "O que vê além do seu reflexo?".

Esta iniciativa incentivou as participantes a refletirem sobre a sua própria  singularidade e qualidades, promovendo o autoconhecimento e a valorização pessoal. A interação foi levada também às redes sociais da Freguesia, onde muitas mulheres partilharam as palavras que encontraram e os significados que estas tinham nas suas vidas.

Na sopa de letras, puderam encontrar palavras como:

Corajosa; Competente; Inteligente; Generosa; Bonita; Divertida; Mãe; Amiga; Resiliente; Confiante; Criativa; Especial

Que palavras acrescentaria a esta lista?

A Freguesia de Santo António reforçou, assim, a sua mensagem de reconhecimento e celebração da mulher, lembrando a todos a importância da igualdade e do empoderamento feminino. "Celebre-se, reconheça a sua força e resiliência. Feliz Dia Internacional da Mulher!" — uma mensagem que ressoou ao longo desta jornada de homenagem e reflexão.

Celebração do Dia Mundial do Teatro com Novos Nomes no "Passeio da Fama"

No dia 27 de março, a Freguesia de Santo António voltou a dar palco ao talento e à história do teatro português com a quinta edição da iniciativa "Um Brinde ao Teatro".


O evento decorreu na Praça da Alegria (Jardim Alfredo Keil), reunindo artistas, gentes do teatro e amantes das artes cénicas, para celebrar o Dia Mundial do Teatro e homenagear personalidades marcantes do mundo teatral português.

A cerimónia deste ano ficou marcada pela inscrição de mais 30 nomes no "Passeio da Fama", uma distinção que imortaliza os contributos de grandes artistas em calçada portuguesa.

Para Vasco Morgado, presidente da Freguesia de Santo António, esta iniciativa é um testemunho do valor e da importância dos artistas na cultura nacional. "O Passeio da Fama é uma celebração do talento e do legado dos nossos artistas. Todos os anos, reforçamos este tributo àqueles que, nos palcos, dão vida a sonhos e às histórias que nos emocionam. É uma homenagem da Freguesia ao teatro e ao seu património humano, para que nunca nos esqueçamos da sua riqueza e do impacto nas nossas vidas."

A cerimónia contou com a presença de diversas entidades e personalidades, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, o Embaixador do Paraguai em Portugal, Raúl Silvero, e, claro, muitos dos artistas homenageados.A emoção e o orgulho eram visíveis nos rostos daqueles que viram os seus nomes eternizados na calçada portuguesa.

Como parte do tributo, cada artista recebeu ainda uma pedra laminada com o seu nome, simbolizando a perenidade do seu contributo para o teatro.

Para os atores Pepê Rapazote e Inês Castel-Branco, esta distinção tem um significado especial. “Eu trocava dez estrelas (Calçada da Fama de Hollywood) do outro lado do mundo, por isto que está a acontecer aqui hoje. [...] É um orgulho por ter o Vasco a fazer isto, por ter a Freguesia do Santo António com esta iniciativa, por ter a Calçada Portuguesa que é o maior orgulho nacional. É uma sensação única!”, afirmou Pepê Rapazote.


Inês Castel-Branco destacou que “é daquelas coisas que nós, em pequenos, nunca pensamos que nos vai acontecer. Ter o nome numa calçada, ter o nome numa rua, é um honra gigante, como é óbvio, é uma coisa que os meus filhos, meus netos, espero que um dia possam ver e orgulharem-se de mim, estou muito agradecida à Freguesia do Santo António”.

Entre os homenageados desta edição, encontram-se figuras incontornáveis como Adriano Luz, Estrela Novais, Mário Viegas, Mariana Rey Monteiro, Mário Raínho, Joana Seixas, António Calvário, Laura Soveral, Manuel Cavaco, Margarida Marinho, Pinto de Campos, Maria Tavares, Fernando Gomes, Natália Luiza, José Viana, Carla Vasconcelos, Ary dos Santos, Anabela Moreira, André Gago, Lúcia Moniz, Pepê Rapazote, Inês Castel-Branco, Luís Aleluia, Luísa Cruz, Luís Mascarenhas, São José Correia, Vítor Mendes, Sissi Martins, Ribeirinho e João Villaret.

Ainda durante esta celebração, estiveram presentes quatro caricaturistas, Pedro Ribeiro Ferreira, Ricardo Galvão, Carlos Laranjeira e Rui Duarte, que mostraram, em tempo real, um pouco desta arte. Muitos foram os que tiraram alguns minutos para terem os seus rostos caricaturados. Foi, sem dúvida, uma ação que trouxe muitas gargalhadas!

A Freguesia de Santo António convida todos a celebrarem esta arte milenar e a visitarem o "Passeio da Fama", um espaço que perpetua a história e o talento do teatro português para as futuras gerações.

Concurso de Ilustração celebra Santo António e desafia criatividade dos lisboetas

A Freguesia de Santo António prepara-se para a primeira edição do Concurso de Ilustração Santo António 2025. Promovido pela Arco da Velha, Design e Ilustração, Lda., com o apoio da Freguesia de Santo António – Lisboa, e em parceria com o Museu de Lisboa – Santo António, El Corte Inglés, Associação Avenida, Ponto das Artes, LeYa e Casa Agrícola Pinto do Amaral, o concurso visa homenagear a figura do santo mais popular da capital portuguesa através da arte.

Aberto a ilustradores, artistas e entusiastas das artes visuais, o concurso convida à criação de representações originais de Santo António, seja como pregador entre os peixes, casamenteiro ou intercessor dos objetos perdidos. A criatividade e a alma lisboeta são os únicos requisitos imprescindíveis.

A participação está aberta até ao dia 13 de maio de 2025, sendo os vencedores anunciados a 10 de junho, na Praça da Alegria, em Lisboa. Nesse mesmo dia será inaugurada uma mostra com os trabalhos a concurso no mesmo local, bem como uma exposição na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna.

O concurso distingue artistas em duas categorias – adultos e jovens – com prémios que incluem troféus, diplomas, vales de compras e materiais de arte. Os vencedores e as menções honrosas receberão diversos prémios oferecidos por entidades como o El Corte Inglés, a Associação Avenida, o Ponto das Artes, a Leya e a Casa Agrícola Pinto do Amaral. Os jovens artistas também serão distinguidos com materiais didáticos e criativos, incluindo livros de banda desenhada e packs de pintura.

O Concurso de Ilustração Santo António assume-se, assim, como uma plataforma de valorização da criatividade local e de celebração da identidade cultural lisboeta, promovendo o encontro entre tradição e expressão artística contemporânea.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem consultar a página oficial do concurso.

Padre António Martins: "Acho muito forte e importante a homilia que nos deixa o Papa Francisco (...)"

O Padre António Martins, Capelão da Capela do Rato, desde 2018, representou esta comunidade no Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, promovido pelo Dicastério para a Cultura e Educação, de 15 a 17 de fevereiro, na cidade do Vaticano.
 
D. José Tolentino Mendonça, prefeito do organismo da Cúria Romana, responsável por este encontro, desenvolveu durante muitos anos o diálogo entre a fé e cultura nesta comunidade, no coração da Freguesia.
 
"Acho muito forte e importante a homilia que nos deixa o Papa Francisco: "Queridos artistas, vejo em vós guardiões da beleza que sabem inclinar-se sobre as feridas do mundo"", contou-nos.
 
Este encontro, convidou todos a viver a espiritualidade, que aliada à arte e cultura pode trazer esperança.
 
"Foi significativo compreender a diversidade, complexidade e variedade das possibilidades deste diálogo entre a fé e a cultura, que estão a acontecer com riqueza e pluralismo pelo mundo fora", acrescentou. 

Dádiva de Sangue: Dar sangue, doar vida

Dar sangue é um ato altruísta que pode salvar vidas. No dia 6 de fevereiro, a Freguesia realizou uma recolha de sangue, em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP e a Associação Avenida da Liberdade, na nossa Biblioteca Arquiteto Cosmelli Sant´Anna (BACS).

Aqui, os inscritos que atenderam aos critérios para dor sangue, submeteram-se a um processo simples e indolor, realizado por um profissional de saúde. O processo durou cerca de 30 minutos, que incluíram uma triagem clínica, colheita de sangue e tempo de recuperação.  

A ação contou com 43 inscritos, 24 recolhas de sangue, 15 das quais realizadas em dadores pela primeira vez. 

Doe sangue. Para fazer a diferença 30 minutos bastam! 

"Três A Conta Que Deus Fez" estreia no Teatro Variedades

Um espetáculo que misturou humor, crítica social e música, inspirado no teatro de revista: Três a Conta Que Deus Fez.

Florbela Queiroz, Natalina José, António Calvário e Fátima Severino foram protagonistas deste espetáculo memorável, em cena dia 12 de janeiro, no Teatro Variedades, pelas 16h00.

Estruturado de forma original, "Três, a Conta que Deus Fez", caracterizou-se por colocar “o dedo na ferida”, tendo como base a crítica social e política, pontuada por um humor elegante, que conquistou o público. O espetáculo contou ainda com muita música, canções novas e ousadas, interpretadas por António Calvário.

Na estreia da peça, esteve presente o presidente da Freguesia Santo António, Vasco Morgado e diversos utentes do Centro Social Laura Alves.

Uma homenagem à cultura portuguesa. Uma ode à revista. A descrição apropriada para esta peça, que proporcionou um espetáculo único a todos os presentes.

Espaço Júlia recebe visita da Ministra da Juventude e Modernização

Margarida Balseiro Lopes visitou esta quarta-feira o Espaço Júlia. O encontro permitiu conhecer, no terreno, o trabalho desenvolvido por este espaço, no ano que marca o seu 10.º aniversário. A visita deixou a promessa de replicar pelo país projetos como este.

Na manhã de 8 de janeiro, o Espaço Júlia recebeu a Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

"Este é um exemplo extraordinário do que é um trabalho em equipa. Fiz questão de vir cá porque me permite agradecer o trabalho que faz. E em segundo lugar, a necessidade que temos de replicar este espaço no resto do país.", disse a Ministra na ocasião.

Para a Ministra a “vontade política é fundamental”, sendo crucial que “os responsáveis políticos reconheçam o trabalho feito neste tipo de espaços”.

“Mais de 50% da cidade de Lisboa recorre a este espaço. A cooperação entre estas três entidades é muito importante. A vontade política também.”, explicou o presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado.

A visita contou com a presença da Diretora Técnica do Espaço Júlia, Inês Carrolo; a presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Sandra Ribeiro; o Superintendente Pedro Sousa, Diretor do Departamento de Operações da Polícia de Segurança Pública de Lisboa; e o Subintendente Iuri Rodrigues, Comandante da 1.º Divisão do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa.

O Espaço JÚLIA – RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima), inaugurado em julho de 2015, é um espaço único de intervenção e acompanhamento a vítimas de violência doméstica e vítimas particularmente vulneráveis, que oferece um atendimento especializado, feito por técnicos de apoio à vítima da Freguesia de Santo António - Lisboa conjuntamente com agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) e técnicos da Unidade Local de Saúde de São José, Hospital de Santo António dos Capuchos.

O seu nome é uma homenagem a Júlia, idosa que vivia na mesma rua deste equipamento social e que - a 25 de setembro de 2011 - aos 77 anos foi assassinada pelo marido num ato de violência doméstica. Estavam casados há mais de 30 anos.

Dia de Reis: Cantaram-se as Janeiras na Praça do Município

Três Reis Magos: Gaspar, Belchior, Baltazar. Dão nome ao Dia de Reis, 6 de janeiro, uma celebração cristã, que une a fé, à tradição e ao convívio. Neste dia, despedimo-nos da quadra natalícia, com muito Bolo Rei e as tradicionais Janeiras, na Praça do Município, pelas 18h00.

Dia de Reis. No dia 6 de Janeiro, comemorámos esta data festiva, tão portuguesa, na Praça do Município.

Na comemoração, as Janeiras ficaram a cargo do CoroProArte, que protagonizou um momento de suster a respiração, na varanda dos Paços do Conselho, com os temas: Natal dos Simples, de Zeca Afonso; Cantar as Janeiras, de Cancioneiro Entre Mar e Serra da Alta Estremadura; Dorme Menino Jesus, de José Firmino; e Quem vos vem dar Boas Festas, de Lopes Graça.

Já o Bolo Rei - com 80 metros, e cerca de 100 quilos - confecionado pelo Chefe Vitor Sobral, deliciou todos os que por aqui passaram.  

A ocasião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e o presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado.

" Muito Obrigado. Hoje é uma noite muito especial. É um momento muito feliz. As janeiras são uma tradição muito bonita. Sem mais delongas, viva Lisboa, viva o Dia de Reis, e vamos comer Bolo Rei. Obrigado a todos." , afirmou Carlos Moedas no seu discurso.

Foi certamente uma noite para recordar.  

Natal Solidário: Freguesia distribui Cabazes de Natal

Nos dias 16 e 17 de dezembro, a Freguesia de Santo António levou a cabo mais uma iniciativa solidária marcada pela distribuição de Cabazes de Natal pelas nossas famílias. 

A ação teve como objetivo garantir que ninguém seja esquecido e que em cada casa haja dignidade. conforto e esperança nesta quadra festiva. Os cabazes foram impostos por bens alimentares, produtos essenciais e de higiene. 

A ação solidaria integrou a iniciativa "Um Gesto, um Sorriso" em parceria com a Associação Avenida da Liberdade e os seus associados, que contribuíram com presentes destinados a 70 crianças que receberam os Cabazes de Natal. 


"O Natal é feito destes gestos solidários.  São ações como esta que fazem a diferença na vida de tantas famílias."afirmou o presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, sobre a iniciativa. 

A Mercearia Social Valor Humano foi a ponte para estas doações, gue mobilizou colaboradores instituições, comerciantes, entidades, associados e parceiros da Freguesia.

A todos. um sincero obrigado por fazerem parte deste gesto de amor e esperança. 

OBRIGADO a todos os que tornaram isto possível, designadamente:  

Medicare | L.oia Fuful Real a l Antiga Ervanaria | PRBR | Associação Avenida da Liberdade I Know Thuself as Soul
Tranquilidade | Bondstone | Rituals | Pastelaria União | Tintas Robialac| Balcão do Marquês | Vidraria Santa Maria | Diatra | Pastelaria Carlota | Monzoor Hossain| Fragmentos fr Arquitetura | André Opticas | José Manuel Ribeiro | Colaboradores Espadim | Brown´s Avenue Hotel | Cambridge School | Rosa e Teixeira |  Pastelaria Rosa Doce | Local | RFF | Oui Mais Non | Ganesh | 3 Go-Arquitectos | Leitaria Anunciada | Aqui é Fresco | Restaurante Chuchu | Pastelaria Castrense | Hotel Altos | Turim Iberia Hotel| João Mendes | Teresa Barros | Rui Catalão | Schwepes | Bluesun Consumer Brands | Imperial | Auchan | Frutorra| Fundação dos Armazenistas |Célia Maria Ferraz | Bolachas Gullon | Unimark | Mcdonalds ( Rua Rodrigo da Fonseca) | "Sofiamar"

A magia do Circo de Natal regressa ao Coliseu dos Recreios

No dia 20 de dezembro, o Coliseu dos Recreios foi palco de mais uma edição do tradicional Circo de Natal da Freguesia, um dos momentos mais aguardados do ano. Reunindo centenas de famílias, o espetáculo contou com a Companhia Internacional de Circo, que agraciou a sala de espetáculos com artistas vindos de todas as partes do mundo, num alinhamento pensado para todas as gerações, devolvendo a magia do Natal a Santo António.

Palhaços, Malabaristas, Contorcionistas, Mágicos.Foram algumas das atrações que tornaram uma das salas mais emblemáticas de Lisboa numa autêntica tenda de circo. Com um alinhamento pensado para miúdos e graúdos, nem tudo aconteceu de acordo com o guião. Durante o discurso do presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, algo inesperado surpreendeu todos os presentes.


João Carlos Mascarenhas, colaborador da Freguesia, interrompeu o discurso para cantar o tema preferido de Vasco Morgado. A reação foi imediata: risos e aplausos invadiram o Coliseu.

Mas as surpresas não se ficaram por ai. O presidente da Freguesia de Santo António, foi presenteado pelos colaboradores da Freguesia com a sua própria caricatura, que retrata o seu percurso durante os seus
mandatos. Este gesto simbólico foi acompanhado de palavras de reconhecimento e gratidão, criando um dos momentos
mais marcantes da noite.


O espetáculo terminou com uma mensagem: o Circo de Natal da Freguesia de Santo António continua a ser um lugar em que os sonhos e a magia do Natal ganham forma.

Conselheiro de Estado Luís Marques Mendes visita Espaço Júlia e Mercearia Social Valor Humano

Na tarde de 18 de dezembro, o Conselheiro de Estado, Luís Marques Mendes visitou o Espaço Júlia e a Mercearia Social Valor Humano – dois projetos inovadores da Freguesia.

"Estes dois projetos são muito importantes e têm uma coisa em comum – a preocupação social. É uma forma de promover uma sociedade mais humana. Trata-se de ajudar pessoas. É muito importante”, afirmou Luís Marques Mendes na ocasião.

A visita contou com a presença do presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado; a Diretora Técnica do Espaço Júlia, Inês Carrolo; a Doutora Gabriela Marques Pinto, Diretora Clínica Ajunta do Hospital de Santo António dos Capuchos; o Superintendente Luís Elias, Comandante do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública; o Subintendente Iuri Rodrigues, Comandante da 1a Divisão do Comando Metropolitano da Polícia de Segurança Pública de Lisboa (COMETLIS); e o Superintendente Pedro Sousa, Diretor do Departamento de Operações da Polícia de Segurança Pública de Lisboa.

A iniciativa permitiu apresentar o funcionamento e objetivo destes projetos, que promovem o apoio e a solidariedade social. Qual a missão destes espaços?

O Espaço JÚLIA – RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima) é um espaço específico de intervenção e acompanhamento a vítimas de violência doméstica e vítimas particularmente vulneráveis que oferece um atendimento especializado, feito por técnicos de apoio à vítima da Freguesia de Santo António conjuntamente com agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Por sua vez, a Mercearia Social VALOR Humano, distingue-se por ser o primeiro mercado social a funcionar com moeda própria. A iniciativa pretende apoiar as comunidades
na sustentabilidade e dinamização de projetos sociais. Exclusivamente dirigida aos cidadãos da Freguesia com condições socioeconómicas sensíveis,. “Aqui há várias solidariedades. Quis visitar estes projetos para prestar homenagem ao presidente da Freguesia, Vasco Morgado e às pessoas que além do seu profissionalismo dão o seu coração. Foi para mim um prazer e um privilégio.”, acrescentou.

1ª Reunião Preparatória do Concelho de Alimentação: Por um futuro mais sustentável

A 1ª Reunião Preparatória do Concelho de Alimentação Sustentável da Freguesia (CAS) decorreu dia 18 de novembro, no Auditório Atmosfera M. Com a presença do presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, foram identificadas áreas de atuação, propostas parcerias e projetos que conduzam a uma alimentação mais consciente, saudável, e sustentável.

O encontro teve como objetivo traçar estratégias ambientais para a Freguesia, com foco no Desperdício Alimentar e Alimentação Sustentável. A apresentação do projeto, foi feita por Cecília Delgado e Inês Costa Pereira da Associação Alimentar Cidades Sustentáveis (ACSA).

“Os concelhos não são estanques, são dinâmicos como um Concelho Alimentar. "Isto é muito importante, é fulcral. Através da alimentação conhecemos a realidade social das pessoas", afirmou Cecília Delgado.

Mas afinal o que é um Concelho Alimentar? Um Concelho Alimentar designa um conjunto de pessoas/organização de diversos setores, com o objetivo de planear propor e implementar políticas e ações para melhorar os sistemas alimentares locais, em áreas como a segurança alimentar, sustentabilidade, redução do desperdício, e promoção de alimentação saudável.

Neste caso, o encontro reuniu empresas e instituições de Santo António, como: o Centro Social Paroquial de São Mamede e Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

"A vontade política é muito importante. Isto é muito importante para as pessoas não perderem o norte.", sublinhou o presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, na ocasião.

Entre os temas abordados, destaca-se o delineamento de iniciativas ambientais em diversas áreas de atuação: Literacia Alimentar, Transformação de Alimentos, Consumo de Alimentos, Restauração e Consumo de Alimentos.

Assim, demos os primeiros passos para combater o desperdício alimentar e reforçar práticas alimentares mais sustentáveis.

 

“Fagundes em Macau” no antigo WC do Jardim Camilo Castelo Branco

A 13 de janeiro de 1911 um navio português atracou no porto de Macau. Entre os seus passageiros encontramos o nosso protagonista, Fagundes. 

É assim que começa a história retratada na exposição “Fagundes em Macau”, que inaugurou dia 7 de novembro, com lugar no antigo WC do Jardim Camilo Castelo Branco

Quem passa por aqui encontra histórias de aventuras com perseguições, gangues (inspirados por figuras como Jackie Chan, Sammo Hung e Yuen Biao) e investigações. Com um tema central: a importância da família, para o bem e mal.  

A mostra está patente até 28 de novembro, no antigo WC do Jardim Camilo Castelo Branco

 

Bernardo Majer: “No fundo, esta exposição inspira-se na realidade”

A exposição “Espiga” de Bernardo Majer inaugurou a 3 de outubro, no antigo WC do Jardim Camilo Castelo Branco. Neste espaço, o autor desenhou histórias que ilustraram a realidade do quotidiano.

No mês de outubro, a nona arte regressou ao antigo WC do Jardim Camilo Castelo Branco com a exposição de banda desenhada “Espiga” de Bernardo Majer.

A mostra integrou trabalhos ligados ao seu último livro - do mesmo nome - lançado no Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja. Esta história, segue Abel que conhece a jovem Laura, uma distração da sua realidade penosa.

Em conversa, o artista partilhou que esta obra se inspirou na realidade do quotidiano. “No fundo, esta exposição inspira-se na realidade.”.

A exposição esteve patente até 31 de outubro no antigo WC do Jardim Camilo Castelo Branco.

André Opticas em ação solidária no Projeto Bússola

No dia 25 de outubro, a André Opticas dinamizou uma iniciativa solidária no nosso Projeto Bússola, em parceria com a Zeiss
 
A ação consistiu na doação de mochilas escolares às nossas crianças e jovens, para que possam Aprender, Agir e Criar este ano letivo 2024/2025
 
Esta foi mais uma iniciativa da André Opticas com o objetivo de promover a igualdade de oportunidades nas nossas escolas – para garantir que todos têm acesso a uma educação acessível e de qualidade. 
 
O Projeto Bússola – destinado a alunos do 5º ao 9º ano - nasceu da necessidade de dar apoio nas vertentes educativa, cultural, desportiva e de tempos livres, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação Portugal Telecom

2º edição "Iluminar Futuros": Visão, o primeiro passo para um futuro brilhante

Após o sucesso da 1º edição, a iniciativa da André Opticas - “Iluminar Futuros: Visão para Crianças Brilhantes” - regressou nos dias 8 e 28 de outubro às nossas escolas EB1/JI Luísa Ducla Soares e São José, em parceria com a Freguesia de Santo António. 

À semelhança da edição anterior, a ação visou equipar as nossas crianças com as condições necessárias para um desenvolvimento cognitivo saudável. Ao mesmo, pretendeu a promoção da igualdade de oportunidades nas nossas escolas. A mensagem foi clara: todos têm direito a um desenvolvimento saudável, que passa inevitavelmente pela visão. 

“É importante termos parceiros como a André Opticas, que desempenham um papel ativo no desenvolvimento das nossas crianças. Os rastreios visuais nas nossas escolas são de extrema importância pois permitem detetar e corrigir a saúde visual infantil – para um futuro visual mais saudável.”, sublinhou o presidente da Freguesia de Santo António Vasco Morgado. Sobre a iniciativa acrescentou: “Cuidar da visão das nossas crianças, é cuidar do amanhã.”. 

Nos rastreios foram realizados vários testes para determinar a acuidade visual e capacidade motora da visão binocular das crianças. O Auto Refratómetro, foi um dos equipamentos utilizados durante os exames, de forma a auxiliar na medição da refração ocular das crianças. 

André Leal, Diretor Criativo da André Opticas, esteve presente no segundo dia de rastreios. “Nesta idade, as crianças estão numa fase de desenvolvimento muito importante e crucial da vida delas. Os olhos foram feitos para usar em conjunto. Por isso, a visão binocular é muito importante, como estes rastreios que estamos a fazer aqui.”, afirmou na ocasião. 

As crianças diagnosticadas com alterações na saúde visual receberam, através da André Opticas com o apoio da ZEISS, óculos e lentes adequados, sem qualquer custo.