Apresentação pública "OS BRAVOS DE SANTO ANTÓNIO"

PREVENIR, CUIDAR, PROTEGER.

Foi com esta missão que, no passado dia 27 de abril, na Universidade Autónoma de Lisboa, a Freguesia de Santo António (FSA) apresentou ao público o mais recente projeto “Os Bravos de Santo António”. Uma solução que transformará toda a comunidade em agentes ativos de Proteção Civil.

Este projeto inovador da Unidade local de Proteção Civil da FSA permite a criação de um corpo de voluntários da Proteção Civil – Delegados de Segurança – da Freguesia de Santo António, que irão contribuir para uma freguesia mais segura e resiliente. 

Esta apresentação contou com presença do Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Ângelo Pereira, da Diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, Margarida Martins, do Comandante Carlos Jaime, Vice-Presidente do Conselho Executivo da Liga dos Bombeiros Portugueses e de muitas outras entidades parceiras da Freguesia.

“Uma iniciativa que tem muito mérito e que irá fazer com que o sentimento de segurança na Freguesia aumente porque os fregueses passarão a ter consciência que irão ter aqui mais uma entidade, que é esta Unidade Local de Proteção Civil, e que estará disponível para protege-los”, afirma Ângelo Pereira, Vereador da Câmara Municipal de Lisboa.

Um projeto desafiante, que tem como objetivo a sensibilização da comunidade para o risco, prevenindo situações potencialmente perigosas para as Pessoas da nossa Freguesia. Apoiará, também, a resolução de ocorrências dentro das suas competências. Através da formação adequada e certificada pelo Turismo de Portugal, os “Bravos” estão assim capacitados para reportar uma ocorrência (através de uma primeira análise) e agir junto da sua comunidade.

“A Proteção Civil continua a ser aquilo que todos nós precisamos: proteger o cidadão. É de louvar os Bravos da Freguesia de Santo António, que se propuseram a trabalhar 24 sob 24 horas em prol dos outros”, frisou o Comandante Carlos Jaime.

Os “Bravos de Santo António” contam também com uma APP, desenvolvida pela Freguesia de Santo António, que permitirá o contacto direto e imediato com a Unidade Local de Proteção Civil da Freguesia. 

Esta App disponibiliza conteúdos multimédia de formação e informação, um serviço de registo de ocorrências e avisos e alertas, permitindo que os “Bravos” estejam sempre atualizados com informação fidedigna e em tempo útil, e que possam relatar ocorrências na área da Freguesia que constituam algum perigo para pessoas e bens, tais como quedas de estruturas, incêndios, inundações, risco de saúde pública, entre outros.

A App Bravos de Santo António está disponível para todos os nossos fregueses com as funcionalidades de avisos e alertas e vídeos informativos e formativos e pode ser descarregada na GOOGLE PLAY ou na APP STORE.

Junte-se a nós e faça parte dos “Bravos de Santo António”
Porque prevenir é proteger.