Notícias
Conferência “A Cultura e os Desafios do Poder Local” no Parque Mayer
A conferência “A Cultura e os Desafios do Poder Local” inaugurou o ciclo de Conferências ao Parque – dia 5 de junho – no Auditório da Tenda do Parque Mayer. Ao longo do dia foram muitas as personalidades do setor cultural e político que debateram diversos temas, com foco na cultura.
A cultura é irrevogável no teatro da vida. Se para o leitor esta frase faz sentido, importa refletir sobre o papel das autarquias no apoio e dinamização do setor cultural. Este foi o mote da conferência A Cultura e os Desafios do Poder Local, com lugar no Auditório da Tenda do Parque Mayer, das 9h00 às 19h00.
“O Parque Mayer, sítio melhor não podia haver para fazer esta conferência. Estamos bem no coração da cidade, naquele que foi considerado durante muitos anos, o coração da cultura do país.”, foi a frase utilizada no discurso de abertura pelo Presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado.
Na sessão de abertura, discursaram ainda o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas e o COO do Jornal ECO, Diogo Agostinho.
Em discurso, Carlos Moedas, assegurou que o lugar da cultura é “no centro de qualquer projeto”, pois, “é aquilo que nos liga”.
A primeira edição da Conferência ao Parque, contou com a participação de vários protagonistas da cultura e política, divididos por painéis - Cultura Popular no Futuro; Produtores e Autarquias; Cultura Fora de Portas; O Outro Lado.
Cultura Popular no Futuro
O painel Cultura Popular no Futuro centrou-se nas tendências emergentes e as transformações na cultura popular. Ao mesmo tempo, refletiu sobre as oportunidades e desafios para os produtores culturais e o envolvimento das comunidades locais.
A Cultura Popular no Futuro, contou com a participação do Presidente do Conselho de Administração da EGEAC/Lisboa Cultura, Pedro Moreira, o Presidente da Assembleia Geral do Marítimo Lisboa Clube e Coordenador da Marcha da Bica e o Produtor do Teatro Maria Vitória, Hélder Costa.
Sobre esta temática, o Presidente do Conselho de Administração da EGEAC/Lisboa Cultura, Pedro Moreira, referiu: “A nossa missão é trabalhar com os vários produtores culturais. O apoio à criação e sustentabilidade, é um dos pontos que procuramos, queremos manter, e implementar. Encaro a cultura como um todo. As várias vertentes da cultura que desenvolvemos são importantes.”.
Produtores e Autarquias
O painel Produtores e Autarquias, discutiu a relação entre produtores culturais e as autarquias locais, refletindo sobre como as políticas públicas e o apoio institucional podem influenciar a criação e disseminação de projetos culturais.
Este painel, foi integrado pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais; a Produtora do Plano6, Ana Rangel; o Diretor-Geral e Fundador da UAU, Paulo Dias; a Produtora de Cinema da UKbar Filmes, Pandora da Cunha Telles; o Jornalista e Produtor de TV, Sérgio Figueiredo; e a Diretora-Geral da Vogue Portugal, Sofia Lucas.
"Os municípios desempenham atualmente um papel fundamental no fomento e no desenvolvimento da cultura", afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
Mas afinal há perspetivas para a fusão de municípios no futuro? E será preciso melhor poder local? Para Isaltino Morais, a resposta é clara. “Sou a favor da fusão de Municípios, e de mais e melhor poder local.”, afirmou.
Cultura Fora de Portas
Já o painel Cultura Fora de Portas, debateu a importância de levar e trazer a cultura além de portas, enfrentando barreiras sociais e ideias preconcebidas
Neste painel, participaram o Presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado, o Fundador da promotora Música no Coração, Luís Montez, o CEO – New Sheet, Paulo Silva e a Produtora Internacional (por vídeo conferencia).
“O turismo cultural é um turismo que investe. Não devemos ter medo de investir na cultura. Um povo rico é aquele que tem o seu cofre cheio de cultura.” frisou o Presidente da Freguesia de Santo António, Vasco Morgado.
“Nem só de comida vive o homem. Sem a cultura a nossa vida é cinzenta.”, acrescentou.
O Outro Lado
O penúltimo painel O Outro Lado, mergulhou na visão de quem faz acontecer a cultura.
O Outro Lado, contou com a participação do Músico, Tiago Pais Dias, o Professor de Teatro, Guilherme Filipe, o Presidente da APOIARTE – Casa do Artista, José Raposo e o Diretor da Escola de Dança do Conservatório Nacional, Paulo Ferreira.
Para o músico Tiago Pais Dias, é importante preservar e apoiar a cultura “pois é a voz de um povo”.
Em contraste, José Raposo sublinhou a importância da iniciativa, para que “em relação à cultura através do poder local haja soluções para resolver uma série de coisas”. A conferência terminou com o discurso de encerramento do Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim.
Esta iniciativa, reforçou o papel do poder local na cultura, para que quiçá encontremos novos caminhos para o futuro, aliados à cultura, sempre.