Reunião de Júri do Concurso de Ilustração Santo António 2025

No dia 16 de maio, decorreu a reunião de júri do “Concurso de Ilustração Santo António Lisboa 2025”, lançado a 10 de abril, para apreciar os muitos trabalhos enviados e tomar a decisão de quem vai levar o primeiro, segundo e terceiros prémios e as 7 menções honrosas.

A figura de Santo António, o santo dos amores e dos milagres perdidos, foi mote do concurso, que visou incentivar artistas, ilustradores e apaixonados pela arte a darem vida ao padroeiro dos lisboetas através da criação de uma ilustração, caricatura ou cartoon original.

Este concurso, aberto à participação de todo o mundo, encerrou às 23:59 do dia 13 de maio, tendo recebido mais de 341 participações, validadas, provenientes de artistas de 35 países.

“O sucesso deste concurso, ao termos tantas participações e provenientes de países tão longínquos como o Egipto, Ucrânia, Colômbia, Estados Unidos ou Timor-Leste foi uma grata surpresa”, afirmou Vasco Morgado, presidente da Freguesia de Santo António.

“Obrigado por participarem nestas coisas que fazemos. Obrigado por darem razão à aposta na cultura, que esta Freguesia sempre teve. Temos desenhos dos 4 anos aos 80. Obrigado por mostrarem que Santo António é do mundo. A única palavra que temos é: obrigado. É uma honra fazer estas coisas.”, acrescentou.

O júri é composto por: o cartoonista, António, a ilustradora, Inês do Carmo, o produtor, Luís Montez, o historiador, Osvaldo Macedo de Sousa, o diretor, Pedro Ribeiro Ferreira, o coordenador do Museu de Lisboa- Santo António, Pedro Teotónio Pereira, e o presidente Vasco Morgado.

A divulgação dos vencedores e entrega de prémios vai ter lugar no próximo dia 10 de junho, na Praça da Alegria em Lisboa.

Todos os trabalhos vão, posteriormente, ficar expostos na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant'Anna, no pólo da Rua Alexandre Herculano da Freguesia de Santo António (Lisboa).

O “Concurso de ilustração Santo António 2025” é uma iniciativa pioneira da Freguesia de Santo António (Lisboa), com a organização da Arco da Velha em parceria com a Lisboa Cultura (EGEAC), Museu de Lisboa – Santo António, El Corte Inglés, Associação Avenida, Ponto das Artes, editora LeYa e Casa Agrícola Pinto do Amaral.