Freguesia de Santo António recebe o 1º Seminário de Violência Doméstica e Políticas Públicas

Freguesia de Santo António recebe o 1º Seminário de Violência Doméstica e Políticas Públicas

No dia 24 de novembro vai realizar-se, no auditório da Tenda Parque Mayer, o 1º Seminário de Violência Doméstica e Políticas Públicas, organizado pela Freguesia de Santo António, um dos parceiros do Espaço Júlia.
 
O Seminário tem como objetivo clarificar a comunidade face à problemática da violência doméstica, para que se tenha uma visão prática e realista de quem trabalha no terreno, rodeado de todas estas dinâmicas e problemáticas.
 
O Espaço JÚLIA – RIAV (Resposta Integrada de Apoio à Vítima) é um espaço de intervenção e acompanhamento a vítimas de violência doméstica e vítimas particularmente vulneráveis que oferece um atendimento especializado, feito por técnicos de apoio à vítima da Freguesia de Santo António conjuntamente com agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP). 
 
Este espaço, resulta de uma cooperação entre a Freguesia de Santo António, a 1.ª Divisão Policial do Comando Metropolitano de Lisboa - Polícia de Segurança Pública e o Centro Hospitalar e Universitário de Lisboa Central com vista à sinalização, apoio e encaminhamento de vítimas de violência doméstica. Está aberto 24 horas por dia, 365 dias por ano, e dispõe de uma casa de transição, que possibilita alojamento às vítimas impedidas de voltar a casa por questões de segurança.  
 
Assim, os oradores convidados, - entre eles investigadores e profissionais da área de Ação Social, responsáveis autárquicos e entidades da Polícia de Segurança Pública -, são desafiados a falar da problemática, das soluções e das possíveis medidas de prevenção a adotar no âmbito da violência doméstica. Por outro lado, foi também convidada uma vítima para relatar a sua experiência sobre este que é, atualmente, um problema de saúde pública. 

Para mais informações:
Gabinete de Comunicação da Freguesia de Santo António - Lisboa: 219 010 945 
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.