FÉRIAS são sempre em GRANDE

FÉRIAS são sempre em GRANDE

O mar estava favorável, tal como o vento para a prática de surf na praia do Castelo, na Costa da Caparica. Difícil foi mesmo vestir os fatos para muitas das nossas crianças e jovens inscritos no programa das “Férias Grandes”, da Freguesia de Santo António. Divididos por idades, cada grupo foi responsável por transportar as suas pranchas até à beira mar para ouvir as principais regras.

“A primeira lição é o respeito ao mar, não se aventurarem muito. O cuidado a terem uns com os outros e com as pranchas”, estas foram as primeiras explicações de Rafael Gonçalves da Duckdive Nature Sports. E já com a prancha na areia, cada um treinou melhor a posição do corpo, os movimentos a fazer, para depois se aventurarem nas ondas.

O Gil, com apenas seis anos, e pela primeira vez nestas férias, não mostrou qualquer receio. “Gostei muito andar de prancha e consegui apanhar ondas”.

Outra atividade e novidade deste programa de 2022 foi a canoagem e o snorkeling, na Arrábida. “Com um número de crianças tão pequenas temos que jogar pelo seguro, e quando preparamos uma atividade destas, temos que ter em conta uma série de fatores. Desde o vento, ao equipamento de segurança”, explicação de Rudy Lopes, da Arrábida Experience.

Os três turnos tiveram ainda a oportunidade de aquecer bem os braços e as pernas com um jogo de ténis no Centro Desportivo Nacional do Jamor. Bem como passar um dia em cheio nas Piscinas Recreativas Municipais de Montemor o Novo, algo sempre muito esperado por todos.

Mas entre tanta aventura, a escolha do pequeno Pedro recai na tarde em que pedalou no Fun Track, numa das maiores pistas de patinagem da nossa cidade. “Gostei dos karts, porque gosto de conduzir. Com apenas cinco anos revelou-se um apaixonado pela condução, apesar de saber que não pode “conduzir numa estrada de verdade”.

Numa das tardes passadas a usufruir dos jardins da cidade, os nossos jovens foram uns verdadeiros exploradores no Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, onde exploraram e descobriram diferentes espécies.

“Acho que tivemos atividades bastante interessantes: a escalada, no Fun Parque, a canoagem...Os miúdos divertiram-se muito e já tivemos crianças a dizer que “não queriam que as férias acabassem”. Um bom sinal para quem, como a Sara Santos, de 19 anos, foi monitora deste programa.

As Férias Grandes decorreram de 4 de julho a 12 de agosto. E, para quem já conhece este programa e os nossos monitores, sabe que no último dia de praia “podemos comer bola de Berlim!!!”