Plantar uma Árvore

“A árvore antiga

Que cantou na brisa

Tornou-se cantiga”

Sophia de Mello Breyner Andresen

No dia 24 de novembro, a Freguesia de Santo António celebrou a conclusão da campanha iniciada em março de 2022, que tinha como objetivo reunir 7 toneladas de papel usado – objetivo esse alcançado com sucesso - e em parceria com a Associação Plantar Uma Árvore, realizou uma ação de plantação de 140 árvores em prol da recuperação do Parque Natural Sintra-Cascais (Malveira da Serra).

A plantação de espécies nativas visa a regeneração de um terreno ecologicamente degradado na Malveira da Serra, devido à elevada e densa proliferação de espécies exóticas invasoras, num compromisso de envolvimento que visa a gestão ambiental e a recuperação de florestas nativas e espécies indígenas, aumentando a biodiversidade e reduzindo o risco de incêndio.

Nunca é demais relembrar que todos somos responsáveis pelo planeta e que tal tarefa implica cuidar do ambiente. Plantar árvores é uma das principais recomendações para combater o aquecimento global, um processo de aumento da temperatura que tem sido responsável por catástrofes naturais no mundo inteiro, algumas com consequências irreversíveis. Assim, em parceria com a subunidade de Educação, vários colaboradores de diversas subunidades da freguesia plantaram medronheiros, sanguinhos-das-sebes, adernos-de-folhas-estreitas, lodaos-bastardo, carvalhos-cerquinho e sobreiros.

A Freguesia de Santo António já deixou a sua marca nos parques florestais portugueses. Visite a página https://plantarumaarvore.org/ e saiba como ajudar.