Rafael Bordalo Pinheiro: O Ícone lisboeta intimamente ligado a Santo António

O Museu Bordalo Pinheiro, inaugurou no dia 15 de janeiro, uma nova exposição que propõe uma visão contemporânea e atual sobre a vida e obra de Rafael Bordalo Pinheiro.

Mas afinal quem é este ícone da cultura portuguesa? Rafael Bordalo Pinheiro foi caricaturista, ilustrador, figurinista, ceramista, decorador e empresário, nascido na Freguesia de Santo António.

A mostra distribuída por sete salas, inclui desenhos originais, cerâmica, publicidade, objetos e peças únicas, criados pelo artista.

Na inauguração, João Neves, Vogal da Assembleia de Freguesia de Santo António- Lisboa, sublinhou a ligação do artista à Freguesia de Santo António: “O Rafael nasceu na nossa Freguesia, na Rua da Fé, e a primeira caricatura de “Zé Povinho” inclui os Tronos de Santo António, uma das tradições mais enraizadas na cultura lisboeta”.

Esta foi realmente a primeira representação da figura de “Zé Povinho”, símbolo da sátira política e do povo português, publicada no jornal A Lanterna Mágica, na véspera de Santo António de 1875.

Como tal, a Freguesia de Santo António irá dar especial destaque a este artista através da Magazine Santo António, que passará a adotar o nome do próprio.

A exposição de longa duração da Coleção do Museu Bordalo Pinheiro está aberta entre terça e domingo, das 10h00 às 18h00.