Banhos solidários no Torel

Banhos solidários no Torel

No passado domingo, dia 24 de Agosto, os banhos da Praia do Torel foram direccionados a uma causa solidária. A Iniciativa partiu dos Bombeiros Voluntários da Ajuda, que, ao tomarem conhecimento do desafio dos banhos gelados pela ALS, se sentiram na obrigação de participar com os seus recursos, e propuseram esta ideia à Junta de Freguesia de Santo António. Assim, foi possível planear este Banho Solidário, onde ambas as entidades aderiram a este desafio com o objectivo de angariar fundos para doar à APELA, a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica. O presidente da Junta de Freguesia, Vasco Morgado, foi dos primeiros a entrar na água. E sendo também ele bombeiro, na reserva, foi com muito boa disposição carregado a peso pelas mãos dos seus ex-colegas bombeiros até à água do lago. Depois desta entrada atribulada e bem-humorada, o banho foi aberto ao resto do público, que com muito gosto se refugiou do calor daquela tarde debaixo do jacto de água do carro dos bombeiros. Através dos donativos dos participantes neste banho gelado, a Junta de Freguesia de Santo António conseguiu angariar cerca de 500 euros para doar à APELA.

Vasco Morgado, por sua vez, lançou o mesmo desafio aos seus colegas André Couto, presidente da Junta de Freguesia de Campolide, Carla Madeira, presidente da junta de Freguesia da Misericórdia, e Margarida Martins, presidente da Junta de Freguesia de Arroios, apelando para aderirem ao banho publico, e dessa forma ajudarem também a APELA em conjunto com as suas populações.

O desafio do banho gelado surgiu este ano, tendo como objectivo consciencializar o público para a existência da Esclerose Lateral Amiotrófica, e tendo como objectivo angariar fundos para as variadas associações em todo o mundo que se dedicam à investigação e à procura de uma cura para esta doença.