Exposição "A Bela Acordada"

Dia 25 de maio foi inaugurada, na nossa BACS, a “A Bela Acordada”, uma exposição coletiva organizada por Alice Geirinhas onde os alunos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa deram a conhecer as suas ilustrações, inspiradas nos poemas de Adília Lopes.

 

A exposição foi realizada no âmbito da segunda edição do ciclo ILUSTRABOOM, dedicado à relação entre a literatura e a ilustração. Foi elaborada com a técnica de grattage e foi uma proposta de trabalho realizado na disciplina de Ilustração e Desenho Editorial.

As ilustrações partiram de quatro poemas em forma de prosa: “A Sereia das Pernas Tortas”, “O Leite da Vida”, “Mais Uma História da Gata Borralheira” e “A Princesa de Braços Cruzados”, que são pequenas histórias baseadas nos contos de fada, mas desconstrutivas e provocatórias, mantendo-se, no entanto, a fantasia e o final feliz. Alice Geirinhas, a professora, conta-nos que “são contos que nos colocam em confronto com o absurdo”, sendo que “há sempre ali qualquer coisa de estranho”.

Foi notório o entusiasmo por parte dos estudantes ao compartilharem o seu espírito artístico, tendo sido, no entanto, uma novidade para todos, já que a professora propôs que experimentassem a “técnica pela primeira vez”, como refere Joana Primeira, aluna do 1º ano de Mestrado de Desenho. Mas ainda que tenha sido “desafiante por ter uma vertente mais criativa”, Leonor Couto, aluna do 3º ano da licenciatura de Design e Comunicação, admite ter “gostado muito do resultado final”.

A exposição está patente na Biblioteca Arquitecto Cosmelli Sant’Anna até 14 de julho, de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00 e a entrada é gratuita.